Resenha: Um corpo na biblioteca de Agatha Christie

06:30

Olá, leitores e leitoras! Hoje trago mais uma resenha para vocês e o livro é uma das diversas obras da rainha do crime, Agatha Christie. Acreditem ou não, eu nunca havia lido nada da autora - shame on me -, e, como estou numa vibe de conhecer autores novos, resolvi dar uma chance a esta trama policial.
A edição é capa dura e tem as folhas amareladas. Linda!

***

Tudo começa quando o corpo de uma jovem loura é encontrado na biblioteca dos Bantry, e misteriosamente, ninguém na casa sabe quem aquela moça é e muito menos como o corpo dela foi parar ali. Logo, a polícia é acionada e a Sra. Bantry chama, também, para investigar o caso, sua amiga Miss Marple, uma sagaz detetive amadora.
Ao se deparar com as circunstâncias, tanto a polícia quanto Miss Marple ficam surpresos com a peculiaridade daquele crime. É fato que a moça foi estrangulada, mas quem ela era ou que relação teria com os Bantry isso não fazia sentido para eles.
Descobriu-se que se tratava de Ruby Keene, uma dançarina de um hotel da cidade que havia vindo de fora para substituir sua prima, Josie, que não podia dançar por causa de uma contusão no joelho.
Quando parece que a polícia está se encaminhando para os suspeitos de tal assassinato, mais um fato é adicionado à trama: um carro carbonizado é encontrado numa pedreira e, dentro, havia um corpo de outra jovem. Os investigadores, então, começam a suspeitar que haja uma ligação entre as duas mortes, contudo, isso só torna o caso mais complexo ainda, exceto para Miss Marple que, com seu poder de dedução e sua lógica apuradíssimos, consegue extrair de cada detalhe a resolução deste caso que, até então, parecia ser insolúvel.
Lionel sendo o meu modelo preferido para as fotos dos livros!

***
A descrição dos personagens é muito boa e a forma como as atitudes deles são narradas (cada olhar diferente, sobressalto ou expressão facial) torna mais rica a narrativa e deixa o leitor cada vez mais confuso tentando descobrir quem é o assassino. Confesso que, em parte, eu descobri o autor (a) dos crimes, porém, embora a trama tivesse poucos personagens que podiam ser considerados suspeitos, foi difícil para mim acompanhar o raciocínio de Miss Marple e, chegar à conclusão que ela chegou foi jogada de mestre, a mulher é simplesmente extraordinária. Os personagens de Agatha Christie são muito bem construídos e uma coisa que gostei na narrativa dela é que não há quase nada de descrição de cenários, o que eu acho desnecessário demais!

"Os senhores gostam de contos policiais? Eu gosto. Já li todos e tenho autógrafos de Dorothy Sayers, de Agatha Christie, de Dickson Can e H.C. Bailey. O assassino vai aparecer nos jornais?" (Christie, p. 60)

Na citação acima, a autora deu um jeitinho de se auto promover, achei demais ela fazer uma intertextualidade de seus textos dentro de um texto dela mesma, (que confuso!).
Todavia, senti que a narrativa desse livro foi um pouco "parada", sem grandes reviravoltas, e isso fez com que eu me demorasse um pouco na leitura. Outra coisa que me deixou extremamente irritada, foi o trato da editora com a revisão do texto - se é que houve, de fato, uma revisão. Palavras sem acentuação (perdi as contas de quantos e´s estavam sem acento agudo), palavras grudadas como "agente" ao invés de "a gente" e muitos casos que não deveriam ser deixados passar antes da publicação de nenhum livro! Encontrar um erro ou dois é admissível, afinal, ninguém é uma máquina. Mas dezenas de erros em uma obra que não contém nem 200 páginas? Inaceitável, hein, Nova Fronteira!

Por fim, fico com a sensação de que não fui feliz na escolha desse título para começar a ler Agatha Christie, acredito que haja estórias bem melhores e excitantes que eu gostarei de ler.

Vocês que conhecem bem AC, têm alguma sugestão para mim? Ou o caso é pessoal?


Beijinhos, Hel.

CHRISTIE, Agatha. Um corpo na biblioteca: um caso de Miss Marple. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2014. 180 p. Tradução de Edilson Alkimin Cunha.

You Might Also Like

21 comentários

  1. Estou louca para ler algo da Agatha. Achei sua edição linda! Pena que você não foi feliz em sua escolha... Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, é bom para conhecer a autora e a escrita dela, e se você gosta de tramas policiais eu recomendo sim, as não esse título, rsrsrs!

      Beijos, Talita!

      Excluir
  2. Sério que você não curtiu muito? Quando vi essa edição fiquei encantado. Pena que você acabou não gostando muito. Mas essa história me deixou muito curioso, e eu quero muito tentar ler algo da Agatha <33 heheh.
    beijos! Fique com Deus!
    http://jeremiasoliveirablog.blgospot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jeremias. Então, o enredo é om, a estória é muito bem intrincada, sem lacunas ou informações faltando. O problema foi a narrativa muito lenta, mesmo!

      A edição é lindíssima, a diagramação e a fonte das letras a torna agradabilíssima de ler, recomendo se você gosta da autora!

      Beijos, ^^

      Excluir
  3. Tens que ler "o caso dos dez negrinhos" é o melhor. Se não gostar desse, acho que realmente a autora não é do seu agrado. Mas tente esse titulo.

    www.eucurtoliteratura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tainan, tens razão. Muita gente veio me recomendar este e acho que será o próximo da Agatha que vou ler! Se eu não gostar aí o problema é comigo, hahaha!

      Beijão!

      Excluir
  4. Ótima resenha! =)
    É, pelo que mostrasse, a revisão ficou horrível. ='(
    Eu já li "O assassinato no expresso do Oriente", quando eu estava no ensino médio, e achei bem interessante na época. O final me surpreendeu! x)
    É minha única leitura da Agatha Christie, mas pretendo ler outros dela. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Paulina, ops, Paulinha! Hahaha.
      Vou tentar outro título, como a Tainan sugeriu no comentário acima, quem sabe dá certo!
      A revisão tava péssima, chegava a parar de ler quando encontrava erros grotescos demais!

      Beijos,^^

      Excluir
  5. Eu adoro a Aghata, acho suas histórias incríveis, muito criativa e é difícil descobrir o assassino até que ele seja revelado. Nunca li esse título especificamente, mas te adianto que nenhuma das histórias dela que li são ágeis, o foco está mais no contexto, nas cenas e sagacidade dos personagens do que na agilidade da narrativa. Ainda não li nenhum livro das Miis. Marple, li mais do Hercule Poirot. Recomendo que leia Assassinato no Expresso do Oriente, Cai o Pano, Treze a mesa e M ou N... é realmente difícil concluir quem é o assassino!

    http://penteadeiradaqueli.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!!! Obrigada pelas sugestões! ^^
      A Miss Marple é genial, muito esperta e é uma personagem muito simpática!

      Excluir
  6. Também nunca li nada da AC #SHAMEEE
    Tenho aqui faz um tempão o Assassinato no Expresso Oriente...
    Triste que você não curtiu tanto a sua escolha. Gosto de livros assim, onde tentamos adivinhar quem é o responsável hehehe
    E que liiiiiiiiiiindo o seu Lionel!
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thalita. É bom saber que eu não era a única que ainda não havia lido AC! Rsrsrs. Tava começando a me sentir esquisita...

      Lindo o Lionel, né?

      Beijos! ^^

      Excluir
    2. Também fiquei contente em saber que eu não era a única hehe

      Lindão! Ele parece ser um gato mega fofo!

      Bjs

      Excluir
    3. Thalita, ele é super fofo, até topa posar ao lado dos meus livros, hahaha.

      Excluir
  7. Oi Helena!
    Agatha é ótima, né? Eu sou fã incondicional da autora :)
    Li "Um corpo na biblioteca" há muitos anos e lembro de ter gostado, mas já não lembro da trama.
    E tenha certeza de uma coisa: com a Agatha vc sempre vai descobrir algumas coisas, mas ainda assim ela vai surpreender você. Se você já gostou da Miss Marple, espere até você conhecer o Poirot :)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariana!
      Algumas pessoas me falaram que os casos de Poirot são mais "legais", quem sabe eu leia algum para descobrir!

      Beijos, ^^

      Excluir
  8. Oi Hel!
    Me sinto envergonhado por nunca ter lido algo da Agatha. Mas, vida que segue.
    Uma pena que não ficou satisfeita com essa escolha, devo tomar mais cuidado quando fizer a minha.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diego!
      Estou descobrindo, com essa resenha, que não sou a única que nunca havia lido Agatha Christie, ufaa!
      Quando for ler AC, não faça como eu que foi logo comprando o primeiro livro que viu, rsrsrs.

      Beijos!

      Excluir
  9. Faz muito tempo que li alguns livros da Agatha Christie em PDF no computador. Nunca tive a oportunidade de ter um livro dela. E que mancada essa da Editora publicar um livro com tantos erros assim. Essa edição é linda. Tenho vontade de ter os Box que vem 3 livros que acredito que é a mesma edição.
    Se der visita o meu blog e se possível segue também.
    http://animeseriesforall.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Vanessa.
      Não compre dessa coleção, apesar de lindos caíram muito no meu conceito!
      Eu vi esse box que você se refere, e o preço também está muito tentador! Acho que estão cobrando pouco pela qualidade da revisão, hahaha.

      Passo no teu blog, sim!

      Beijos!

      Excluir

Deixe um comentário! Eu vou adorar saber a sua opinião e com muito prazer te responderei :)