Holy Cow: uma fábula animal - David Duchovny

08:30

"A maioria das pessoas  acha que as vacas não pensam. Oi. Peraí que vou reformular essa frase: a maioria das pessoas acha que as vacas não pensam, e que não têm sentimentos. Oi, de novo. Eu sou uma vaca, meu nome é Elsie (é, eu sei). E isso não é conversa pra boi dormir. Viu? Nós pensamos, sentimos e fazemos graça, a maioria de nós, pelo menos."


É assim que a nossa protagonista e narradora se apresenta ao leitor, de um jeito humorado e, também, crítico.

Foto: arquivo pessoal

Elsie vive na fazendo com as outras vacas e animais, uma vida pacata e simples, contudo, ela não é uma vaca comum! Elsie é uma vaca descolada e, além disso, é do tipo que questiona as coisas.
Certo dia, quando ela e sua amiga Mallory decidem fugir para ver os touros do outro lado da cerca, Elsie passa ao lado da casa dos humanos e se depara com uma cena que mudará sua vida drasticamente dali em diante: a família assistia ao Deus Caixa (TV) hipnotizados, e o horror dos horrores passava na tela:

"Então eles mostraram as vacas.
As vacas eram mantidas dentro de um enorme galpão, separadas por umas baias de metal bem estreitas. Mas isso não foi o pior. Porque o impiedoso Deus Caixa mostrou o que acontecia a elas depois: um homem levava uma vara de metal à cabeça da vaca, e de repente as pernas da pobrezinha cediam, e ela caía dura, morta. Assassinada. Uma após a outra, dando um último suspiro, como se um interruptor estivesse sendo desligado, simples assim."

E é desse jeito traumático que Elsie descobre o seu destino, e o da maioria das vacas, e também para onde sua mãe foi quando sumiu. Triste demais. Elsie fica transtornada, decide tomar uma decisão: vai para a Índia, pois lá as vacas são sagradas, tomadas por deusas, lá ninguém vai querer colocá-la no meio de um hambúrguer.  Decidida do que faria para evitar seu destino cruel, Elsie começa a se preparar para a viagem, porém, como ela mesma diz: "Tente manter alguma coisa em segredo na fazenda. Impossível.", e, assim, o porco Jerry e o peru Tom Turquia, também amedrontados com seus destinos, resolvem se juntar a Elsie em sua viagem rumo ao Oriente Médio. 

"Por que será que na hora de deixar algo para trás é que mais damos valor àquilo?"

O peru Tom Turquia quer ir para a Turquia, pois acredita que ninguém o comerá já que seu sobrenome é o nome do país. Já o porco Jerry, que decide mudar o nome para Shalom, quer ir para Israel, já que lá a carne de porco não é comida porque o animal é considerado impuro, assim, ele poderia andar tranquilamente que ninguém o veria como um bacon ambulante. Então, eles partem para a viagem que mudará as vidas e o modo como eles pensam para sempre, os unindo em uma jornada de descobertas sobre os homens e eles mesmos.

A edição conta com diversas ilustrações, como as da foto: acima, nossos queridos Shalom, Elsie e Tom. À esquerda, detalhe da parte de dentro da capa com pintinhas de vaquinha <3 e ao lado, um dos vários títulos de capítulos com referências musicais, como essa da maravilhosa Free bird, que nos faz pensar e relacionar a melodia com a leitura.

***

Se você procura uma leitura leve, com personagens divertidas, tiradas muito bem humoradas e cheia de referências pop, Holy Cow é o livro ideal. Mas se você quer um livro com questionamentos, metáforas e reflexões profundas, Holy Cow também é o livro ideal! Como o subtítulo informa, Holy Cow é uma fábula, ou seja, nesta narrativa, animais possuem sentimentos e comportamentos semelhantes a humanos, mas diferentemente das fábulas clássicas, aqui, os animais dão um recado muito importante em relação ao modo como o homem tem os tratado principalmente durante as últimas décadas. A questão do consumismo é a que mais aparece durante a narrativa, o modo como os homens usam os animais a seu bel-prazer, sem nenhum tipo de culpa ou ressentimento. 

"Tudo que vocês, humanos, fazem é pegar, pegar, pegar da Terra e de suas criaturas magníficas, e o que dão em troca? Nada. Sei que os humanos consideram um insulto grave ser chamados de animais. Bem, eu nunca daria a um humano a honra de ser chamado de animal porque os animais podem até matar para viver mas não vivem para matar. Os humanos vão precisar reconquistar o direito de ser chamados de animais."

Nessa fala de Elsie, podemos perceber a revolta de um animal caso ele pudesse falar, mas a verdade é que os animais falam sim, com os sentimentos: uma vaca sofre ao ser apartada de seu bezerro, um porco agoniza ao ser abatido, eles têm instinto materno, têm emoções, a única coisa que os difere de nós é o grau da racionalidade, só isso! Eu não estou tentando convencer ninguém a se tornar vegetariano, assim como o autor também afirma não querer, mas acho importante repensarmos algumas atitudes nossas, o desperdício, o consumismo desenfreado, a crueldade para com os animais e o especismo, afinal, por que um cachorro é fofinho e a vaca é um bife? Essa é uma das perguntas que Elsie e o leitor acabam fazendo. 
Além dessas questões, o livro também tem um tom político e até toca em questões religiosas, apesar de ser literatura infanto juvenil, acredito que os adultos também gostarão de ler Holy Cow.
A primeira parte do livro é a melhor para mim, apesar de se tratar de uma vaca falante, ainda é verossímil, contudo, a segunda parte do livro não me agradou, se tornou algo que não consegui assimilar tão bem quanto os primeiros capítulos e o final também não foi bem o que eu esperava, por isso, atribuí quatro estrelas ao livro no Skoob. Foi uma leitura muito rápida, dei boas gargalhadas e, ao mesmo tempo, refleti sobre muitas coisas. A escrita de David é sensacional, mas acredito que a leitura no original seja mais interessante devido às referências culturais que ficaram "esquisitas" na tradução, por exemplo a referência do peru Tom Turquia: em inglês, Turkey é usado tanto para o animal peru, quanto para o país Turquia, e seu nome, e não o sobrenome - que foi a saída que o tradutor encontrou para essa barreira linguística - era o motivo para ele querer ir para tal país. Entre outras referências que ficaram esquisitas em português, ainda assim curti muito o livro, o tema que ele trata, consumo de animais, me interessou de cara quando vi a premissa e comentários sobre o livro. Fiquei feliz demais quando o Grupo Editorial Record me enviou Holy Cow de cortesia!
Indico a leitura para quem está procurando um livro divertido mas não bobinho, com uma protagonista divertidíssima e um enredo fora do comum.

Beijinhos, Hel.

DUCHOVNY, David. Holy cow: uma fábula animal. 1ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2016. 208 p. Tradução de Renata Pettengill. Ilustrações de Natalya Balnova.

You Might Also Like

22 comentários

  1. Olá Hel!
    Que marcador mais fofo! <3
    É a segunda resenha positiva que leio sobre Holy Cow. Não é bem o meu tipo de livro mas curti muito conhece-lo.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - MEGA SORTEIO DE ANIVERSÁRIO! LANÇAMENTO STEPHEN KING + TIMOTHY ZAHN E RENATA VENTURA AUTOGRAFADOS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thalita! O marcador é fofinho mesmo, adorei a Elsie.

      É um livro que realmente agrada aos leitores, também não vi nenhuma resenha negativa, mas, como eu disse, ele tem alguns poréns.

      Bjs

      Excluir
  2. parece uma graça. adorei a capa e desconfio que tenha um marcador junto. enlouqueci. tenho coleção de marcadores. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pedrita, sim, tem um marcador com a mesma imagem da capa.
      Também tenho uma -pequena- coleção de marcadores.

      Beijos

      Excluir
  3. Olá, Helena.
    Da mesma forma que você, gostei da obra e atribui, inclusive, a mesma nota.
    A premissa é bem interessante e ter uma vaca como protagonista proporciona uma série de risadas. O mais interessante é que apesar do clima descontraído dá para se retirar umas críticas.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de abril. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Sim, ele é um livro bem reflexivo e engraçado ao mesmo tempo, apesar da narrativa leve.
      Gostei muito.

      Excluir
  4. Nossa, que amor esse livro!
    Esse trecho que você destacou que ela diz sobre como os humanos vivem para matar me pegou em cheio. Realmente somos muito crueis com tudo, com as outras pessoas, com os animais, com a natureza. Quero muito ler esse livro, adorei o objetivo dele de abrir nossos olhos de uma maneira tão bonita e engraçada.

    Adorei também o seu blog, ele é muito fofo. Já estou seguindo!
    Beijos
    http://aquelaborralheira.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jana!
      Esse livro é um amor de estória para se divertir e refletir. Eu já penso nessa nossa crueldade há algum tempo e a leitura do livro só veio confirmar o que eu já sabia.

      Leia sim e seja muito bem-vinda ao Leituras&Gatices!

      Beijos!

      Excluir
  5. Oi, Hel.
    Para começar, como não amar uma vaca chamada Elsie?
    Me diverti já na resenha, muito inusitado esse livro. Acho que meu afilhado vai curtir também.
    bjs,

    Jack.

    EntreLinhas Fantásticas - MEGA SORTEIO DE ANIVERSÁRIO! LANÇAMENTO STEPHEN KING + TIMOTHY ZAHN E RENATA VENTURA AUTOGRAFADOS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jack! A Elsie é uma fofa - literalmente - e me identifiquei muito com ela, uma personagem bem engraçada e bem escrita.
      É um livro divertido do início ao fim, pode ter certeza!

      Bjs!

      Excluir
  6. Oi, Hel!

    Confesso que me senti bastante culpada, já lendo a resenha, carnívora que sou. Mas acredito que valha muito a pena presentear uma criança com este livro. Sem mencionar que mesmo pra adultos, deve ser uma leitura muito boa, daquelas de parar pra pensar.

    Adorei conhecer seu blog. Um abraço!

    www.bolsadali.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline!

      Eu também me senti bem mal em alguns momentos da leitura, pois o que a Elsie fala faz muito sentido, ainda mais porque ela traz exemplos - bem - reais do quanto somos cruéis.

      Como eu disse, é mesmo um livro ambivalente, adultos e crianças podem ler que a experiência é válida.

      Muito obrigada, abraços e boas leituras.

      Excluir
  7. Li uma outra resenha desse livro e tanto ela como a sua me fizeram ficar cada vez mais apaixonada por esse livro <3

    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carol. Também só tenho visto comentários positivos desse livro.

      Beijos.

      Excluir
  8. Gostei da premissa do livro, acho que não resistirei quando encontrá-lo na livraria. A questão de consumir carne é realmente forte, sou carnívora, mas já me peguei pensando na porcaria comermos bichos mortos. O difícil é perder um hábito tão cultuado há tanto tempo. A sua descrição do livro me lembrou alguns filmes com animais. Bjo! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria.
      Então, comer carne está tão cristalizado em nossa cultura que sequer paramos para pensar nessa atitude, e o livro Holy cow nos mostra o outro lado da moeda de uma forma divertida e bem didática, além de permitir a reflexão sobre o consumismo.

      O livro me lembrou um pouco "A revolução dos bichos", só um pouco, e o filme do porquinho Babe, pelo tom engraçado.

      Bjo! ;)

      Excluir
  9. Estou muito curiosa para ler esse livro, já li as primeiras páginas e achei sensacional a maneira discontraída com que Elsie conversa com o leitor. Quero dar continuidade a leitura em breve, já sou apaixonada pela personagem e quero descobrir onde essa história vai dar haha!

    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dai, tomara que você curta a leitura tanto quanto eu curti. O livro é divertidíssimo e a Elsie me cativou, ela é muito engraçada e conversa bastante com o leitor do início ao final da narrativa, isso deixa a leitura bem descontraída mesmo.

      Bjo

      Excluir
  10. Oiiee Hel!! :D

    Que livro interessante, parece que ele gera algum tipo de reflexão a partir dos detalhes... Isso para o público infanto-juvenil é maravilhoso, já que é bem difícil fazê-los se interessar por algo do gênero!
    Fiquei curiosa com o final do livro, o que será que não te agradou tanto?! Ficou meio fantasioso demais?

    Não sei se lerei, mas quando estiver uma livraria vou folhear, com certeza! *-*

    Bjs ;***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OOOOIIII, Dê!

      Então, o final ficou meio abertão, sabe? Eu esperava que por se tratar de uma "fábula" ele tivesse um final mais conclusivo, ainda mais por se tratar de literatura infanto-juvenil, mas nada que eu achasse tipo: "F**** o livro todo", longe disso! E ficou um pouco surreal demais mesmo, talvez a segunda parte tenha ficado bem infantil e por isso eu senti uma ruptura no estilo da narrativa.

      Dê uma folheada sim, você vai se apaixonar pelas ilustrações e pela edição! Quem sabe você dá uma chance ao livro ;)

      Bjs ^^

      Excluir
  11. Nossa Hel!
    Este livro parece ser engraçadinho pelo ponto de vista ser o de um animal, mas também muito forte pelo mesmo motivo. Ver os acontecimentos pelos olhos de quem sofre com eles é realmente algo que não estamos acostumados a pensar.
    Achei a ideia do livro muito criativa e original, me chamou bastante a atenção e amei sua resenha!
    Beijos
    http://www.blogleituravirtual.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marina!
      Sim, o fato de ser narrado pelo ponto de vista da Elsie é o diferencial desse livro, e o modo como o David escreveu a personagem ajudou muito, ela é muito pop, sabe? Muito descolada, rsrs.

      Obrigada, querida, beijos!

      Excluir

Deixe um comentário! Eu vou adorar saber a sua opinião e com muito prazer te responderei :)