Lugar nenhum - Neil Gaiman

10:00

"Você tem um bom coração. Às vezes isso já salva a pessoa, seja lá onde ela estiver [...]. Mas nem sempre."

Título original: Neverwhere
Lugar nenhum é um romance e sua estória surgiu primeiramente como uma série para a BBC. No Brasil, foi lançado em 2007 pela editora Conrad.

Richard Mayhew é um jovem escocês que foi tentar a vida em Londres. Lá, ele leva uma vida normal, com um emprego normal e tem uma noiva, Jessica. Certo dia, quando ele e Jessica estão a caminho de um jantar com o chefe importantíssimo dela, eles encontram uma garota ferida na rua. Richard, sem pestanejar, decide socorrê-la, apesar dos protestos de Jessica de que iriam se atrasar. Ele leva a garota para sua casa e esse ato, esse pequeno ato, muda sua vida para sempre. O que Richard não sabe é que esse ato iria torná-lo invisível. 

"Se eu fosse você, teria cuidado com portas."

A garota, que ele descobriu se chamar Door*, estava fugindo de dois assassinos, o Sr. Croup e Vandemar, que assassinaram toda a sua família. Ela estava tentando descobrir quem estava por trás disso. Assim que se despede de Richard, Door pede desculpas, e ele fica sem entender o porquê... Pelo menos naquele momento.
Quando acorda na segunda-feira, Richard sai para trabalhar como de costume, contudo, ninguém mais sabe quem ele é, as pessoas no trabalho, seus amigos, Jessica. Ele deixou de existir, não pertence mais aquele lugar. E foi por que Door havia entrado em sua vida.

"Meu jovem, você precisa entender uma coisa. Existem duas Londres: a Londres de Cima - onde você morava - e a Londres de Baixo, o Submundo, habitada pelas pessoas que caíram pelas fissuras do mundo. Agora você é uma delas."

Richard descobre que a garota que ele salvou não é da Londres de Cima, e decide procurá-la na Londres de Baixo para tirar satisfações. A partir daí, ele precisa se adaptar a essa nova Londres e às pessoas totalmente animalescas e nem um pouco civilizadas que moram lá. Os habitantes do Submundo vivem nos esgotos, estações de metrô abandonadas, fazem escambo para viver e matam por pouquíssima coisa, lá é cada um por si. Em companhia de Door e da guarda-costas Hunter, ele precisa enfrentar criaturas que jamais imaginou e superar seus medos, em meio à traição e perigos incessantes.

***

Um personagem que cai em outro mundo, totalmente desconhecido e assustador. Quantos autores já usaram essa fórmula em suas estórias? Lewis Carroll em Alice no país das maravilhas, Frank Baum em O mágico de Oz, só para citar os exemplos mais famosos. Contudo, Neil Gaiman dá um toque obscuro e assustador à sua narrativa, muito bem ambientada, diga-se de passagem.
Lugar nenhum é quase uma aula de história sobre a cidade de Londres, o leitor consegue se situar em diversos pontos famosos da cidade por meio da narrativa e ambientação impecáveis. Mas, ainda assim, a Londres de Baixo é também verossímil, apesar de ser fictícia e totalmente fantasiosa.

"A escuridão [...]. A noite está acontecendo. Todos os pesadelos surgidos quando o sol se punha, desde o tempo das cavernas, quando os homens ficavam amontoados juntos, em busca de segurança e calor, estão acontecendo. E agora é a hora de ter medo do escuro."

Imagine deixar de existir, ter amigos, uma família, e de repente você some da vida dessas pessoas, elas não sabem quem você é! Que pesadelo. Richard é de uma personalidade desorganizada e medrosa, e isso faz com que ele se sinta muito mais perdido ainda. Já os personagens coadjuvantes, habitantes do submundo, são corajosos e, na minha opinião, muito mais interessantes que o protagonista. A caracterização, tanto dos personagens quanto do cenário, são tão bem feitas, que me senti dentro da estória o tempo todo, como se eu estivesse ao lado de Richard e Door. O fato de a estória ter sido primeiro um roteiro de TV e depois ser adaptada para um romance faz com que a narrativa tenha uma cadência incrível, os acontecimentos, mesmo intercalados, deixam o leitor totalmente preso ao enredo, sendo impossível abandonar o livro.
Para quem gosta de narrativas envolventes e agonizantes, daquelas que mexem com os sentimentos do leitor, Lugar nenhum é uma ótima leitura. É impossível não se apiedar da situação de Richard. Contudo, a estória tem alguns momentos que, embora em meio à toda a tensão, são muito engraçados. 
Sinto que começo a me apaixonar pelos escritos de Neil Gaiman. Desde Coraline já havia me encantado com a capacidade do autor de criar mundos e personagens singulares, mas em Lugar nenhum senti que o autor tem potencial mesmo. As referências e intertextualidades que Gaiman usa, mitologia, religião, literatura, sempre me atraíram em estórias, eu não resisto a uma boa intertextualidade e só por citar Jane Austen já ganhou meu coração. 
Esse é aquele tipo de livro que mergulhamos dentro da estória. O final me deixou muito contente, fiquei refletindo muito sobre nós, seres humanos, e o fato de nunca estarmos satisfeitos onde estamos, sempre querendo estar em outro lugar. Acredito que isso não chegue a ser uma metáfora usada pelo autor, mas foi o que ficou da minha reflexão.

Quem já leu Lugar nenhum? E Neil Gaiman?

Beijinhos, Hel

GAIMAN, Neil. Lugar nenhum. 2 ed. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2010. 336 p. Tradução de Juliana Lemos.

*Door, em inglês, significa porta. O poder que a personagem Door possui é o de abrir e criar portas, desse modo, no início da narrativa, quando Richard é alertado para tomar cuidado com portas, no idioma original faz mais sentido, já que elas (as portas e a garota Door) mudariam sua vida para sempre.

You Might Also Like

15 comentários

  1. Olá Helena, tudo bom? :)
    Você mais uma vez me despertando a vontade de ler! Já li "O oceano no fim do caminho" que é do Gaiman, e concordo plenamente que o grande trunfo do autor é a criação de personagens e cenários! Ótima resenha... bjo
    http://www.blogleituravirtual.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gustavo.
      Que legal que você ficou com vontade de ler! Esse livro é muito bom, tem fantasia, aventura, morte, diversão e aquele trabalho maravilhoso que o Gaiman faz com a ambientação como ele fez em Coraline!

      Obrigada, bjs!

      Excluir
  2. Bem complexo, a história é bem obscura e eu gostei bastante do lance das duas Londres! já ouvi muito sobre os livros do Gaiman, infelizmente o mais próximo que cheguei dele foi assistindo Coraline (que eu amo).

    Peixinhos, Gabbe!
    Tem post novo, fanpage pra curtir e um insta muito legal *-*
    Blog: Talo de Maçã ♥ |Fanpage ♥ |Instagram ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gabbe. Você precisa ler Neil Gaiman, o cara escreve sensacionalmente!
      Coraline é realmente uma estória curiosíssima, o filme é bem fiel, mas o livro tem as suas particularidades.

      Beijos!

      Excluir
  3. Olá, Helena! Lugar Nenhum é um livro excelente, daqueles tão criativos e fantásticos que apenas alguém como Gaiman poderia escrever! Simplesmente adorei a leitura e a expedição àquela "outra" Londres. Foi o segundo romance do autor que li e a partir dali sabia que ele faria parte da minha vida por um bom tempo. Minha única ressalva também foi com Richard, o protagonista perde espaço para tantos coadjuvantes interessantes e inclusive para alguns dos vilões (eu esperava ansioso por cada diálogo dos macabros senhores Croup e Vandemar!). Pobre Richard! Mas quem em tal situação se comportaria de maneira diferente, não é? Adorei a resenha!

    PS: o livro será relançado este ano pela Intrínseca e ouvi dizer que virá com alguns capítulos extras. A edição da Conrad é muito bonita e bem feita mas é dificílima de encontrar atualmente.

    Airechu
    Navegador da nave Interlúdio, navegando pelo Multiverso X
    http://www.multiversox.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Airechu!
      O sr. Croup e Vandemar são divertidíssimos apesar de malvados, adorei! Já o Rick ficou confuso e perdido a estória toda, só se achou no final, mas me identifiquei com ele, um personagem bem realista mesmo.
      Olha, que legal, eu não sabia que a Intrínseca vai relançar, agora fiquei curiosa com a edição e com esses capítulos extras! Agora quem sabe essa estória maravilhosa fica mais acessível ao público.

      Excluir
  4. Aí que lindeza de resenha Hel!! *-*

    Agora a minha vontade de ler aumentou em 1000%!!! O Neil Gaiman tem uma incrível capacidade de fazer jogos com palavras (isso me lembra Stardust) e ao mesmo tempo dar vida aos objetos mais simples, como uma porta... E como não lembrar de Coraline, né?!
    Esses portais para os mundos misteriosos parecem ser uma característica dele mesmo! Estou mais encantada ainda! E assim como você, virei fã! ^^

    Parabéns pela resenha! Está excelenteee e eu estava aguardando ansiosamente pelo seu parecer!! A espera valeu a pena!!! ^^

    Bjooooss,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dê. Muito obrigadaaaa! Que bom que você gostou, leia sim!
      Essas estórias que se passam em outros mundos me atraem demais, agora preciso ler Stardust muitíssimo, urgentemente. Eu não sei o que eu tava fazendo que ainda não tinha pegado outro livro do Gaiman para ler depois de Coraline.

      Bjs! ^^

      Excluir
    2. Oiiee Hel!

      Vamos trocar figurinhas do livro do Gaiman! ♥
      Estou louca pra ler Deuses Americanos, Oceano no Fim do Caminho e Lugar Nenhum! Vou tentar encaixá-los nas minhas próximas leituras!

      Leia Stardust e assista o filme em seguida, preciso comentar com alguém sobre a adaptação tbm! hahahaha

      Acho que ele ganhou duas fãs! hahaha

      Bjs ^^

      Excluir
    3. Dê, eu vou ler Stardust em dezembro para o clube do livro que participo, aí conversaremos com certeza!

      Beijão

      Excluir
    4. Dê, eu vou ler Stardust em dezembro para o clube do livro que participo, aí conversaremos com certeza!

      Beijão

      Excluir
  5. A história é complexa e obscura, nunca tinha visto esse livre me interessei bastante!
    www.loucurasdaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bianca. Não é uma estória tão complexa, não. Mas é bem obscura sim!

      Excluir
  6. Olá Hel!!
    Puxa vida, este livro parece ser fantástico! Ele tem tudo o que eu adoro em um livro! Tenho "O Oceano no fim do caminho" aqui comigo deve fazer mais de um ano e sempre fiquei adiando, mas agora a curiosidade por este autor foi completamente despertada, será minha próxima leitura!!
    Beijos
    http://www.blogleituravirtual.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marina!
      Eu tenho bastante curiosidade para ler "O Oceano no fim do caminho" já que ouvi tanto comentários positivos quanto negativos. Como me apaixonei pelo Neil Gaiman, acredito que vou gostar pelo pouco que já me inteirei da premissa.

      Que bom que despertei teu interesse em ler o Gaiman, ele é um escritor incrível, de tanto a Raquel do Pipoca musical indicar lá no canal dela eu fui atrás e não me arrependi!

      Beijos

      Excluir

Deixe um comentário! Eu vou adorar saber a sua opinião e com muito prazer te responderei :)