Escritores e Gatos - Neil Gaiman

10:00

Olá, leitoras e leitores! Como vão as leituras? Hoje eu vou falar de um assunto que, depois de livros, é o meu favorito: GATOS! Mas, claro que também vou falar de livros. 
Vocês já repararam como há escritores que amam gatos? E também já repararam como há leitores que amam essas bolinhas fofinhas que ronronam? Eu posso citar vááááárias amigas minhas que são leitoras e amam gatos: a Tainan e a Paula, do blog Eu curto Literatura, são duas catlovers assumidas e eu amo quando elas vêm me mostrar as fotos da Meia-noite e da Lia, as gatinhas delas. A Lívia, do Check-in virtual, também é gateira e tem uma gatinha coisa mais fofa, a Laila. Entre outras pessoas que se eu fosse citar ficaria o dia todo. Acredito, logo, que só pode haver alguma ligação mística entre os felinos e a literatura, algo que não dá para explicar, como se as pessoas que amam ler sintam um magnetismo por gatos ou algo do tipo.
Pensando nisso, resolvi inaugurar uma nova coluna aqui no blog, Escritores e Gatos, na qual eu trarei, a cada texto, um autor que possui alguma relação com gatinhos! Para começar, eu trouxe um autor que eu não sabia que gostava tanto de gatinhos, o Neil Gaiman. 

***
Pelas minhas andanças pela interwebs encontro o blog do autor (como eu não tinha achado isso ainda?!) e me surpreendi ao perceber que ele tem alguns gatinhos e que, de vez em quando, escreve textos falando sobre eles, além de postar fotos muito fofinhas (para o deleite dos leitores gateiros).
A gatinha dessa foto é a Zoe, que infelizmente já faleceu :(

"There is a cat named Zoe who lives with us. It's like living with a fluffy bundle of love.", Neil Gaiman escreveu isso em um post que fez só para ela, intitulado "Zoe". 

Tradução minha: "Há um gata chamada Zoe que vive com a gente. É como viver com um fofinho pacote de amor." Gente... Chorei.
Esses da foto são Hermione e Pod, bem velhinhos e dorminhoquinhos.

Essas são Princess (sentada) e Coconut. A Princess viveu mais de vinte anos e, quando ela faleceu, o Gaiman publicou um texto muito emocionante para ela que é triste demais para eu postar aqui.

E por último essa fofurinha, uma gatinha calico, que infelizmente não encontrei o nome dela (se alguém souber me fala).

Essas fotos e muitas outras eu retirei do próprio blog dele (http://journal.neilgaiman.com/), é só procurar na label "cats" que vocês acharão diversos posts sobre os gatinhos dele.
Além disso, é conveniente eu citar aqui um personagem do livro Coraline, o Gato, que é meu personagem gato favorito de toda a ficção!

"- Por favor, qual é seu nome? - perguntou ao gato. - Olha, sou Coraline. Tá?
O gato bocejou lenta e cuidadosamente, revelando uma boca e uma língua de um rosa impressionante.
- Gatos não têm nomes. - disse. 

- Não? - perguntou Coraline.
- Não - respondeu o gato. - Agora, vocês pessoas têm nomes. Isso por que vocês não sabem quem vocês são. Nós sabemos quem somos, portanto não precisamos de nomes." 
(Ilustração de Dave Mackean)

Esse diálogo é maravilhoso e já vale a leitura do livro todo! Além de lembrar muito o diálogo entre a Alice e o gato de Cheshire, de Alice no país das maravilhas do Lewis Carroll. Acredito, e aponto aqui que é uma suposição minha, que o Neil Gaiman possa ter se inspirado no Gato que Ri de Alice para escrever o Gato sem nome de Coraline. Quem já leu as duas obras deve lembrar que tanto um quanto o outro gato aparecem e desaparecem do nada, além do diálogo já citado aqui, que se assemelha muito ao que o Gato de Cheshire diz à Alice, o que deixa a garota muito confusa, tanto quanto Coraline:

"Você poderia me dizer, por favor, qual o caminho para sair daqui?"
"Depende muito de onde você quer chegar", disse o Gato.
"Não me importa muito onde..." foi dizendo Alice.
"Nesse caso não faz diferença por qual caminho você vá", disse o Gato.

(Ilustração de John Tenniel)

Além de serem diálogos icônicos na literatura, esses trechos também são muito reflexivos e interessantes, pensando que estão em livros de Literatura infantil (mas que tem um monte de marmanjona tipo eu lendo, rsrs), eu penso que isso é genial de se ler para as crianças e induzi-las a pensar sobre essas questões.

Bom, eu espero que tenham gostado de ler sobre o lado gateiro do Neil Gaiman (já repararam como eu tenho falado do Neil Gaiman aqui no blog?). Prometo vir com mais textos de outros autores que gostam de gatinhos ou que falam sobre essas criaturinhas maravilhosas em seus livros, contos, poemas...
E lembrando que eu também sou a gateira mais louca dessa blogosfera e que tenho o gatinho mais lindo, charmoso, fotogênico e carismático da galáxia, o Lionel, que sempre mostro lá no meu Instagram, @leiturasegatices, nos momentos fofos dele em que ele atrapalha a minha leitura, mas eu amo.

Beijinhos, Hel.


Referências:
CARROLL, Lewis. Alice no país das maravilhas. 2ª ed. Sol. Tradução, introdução e notas de Isabel De Lorenzo. Tradução dos poemas de Nelson Ascher. Ilustrações de John Tenniel. 152 p.
GAIMAN, Neil. Coraline. Rocco jovens leitores. 155 p. Ilustrações de Dave Mackean.

You Might Also Like

10 comentários

  1. Primeiramente, achei chique pois fui mencionada kkkk
    Depois, adorei o texto, acho que essa coluna super combinou com o seu blog pois junta os dois textos principais. Amei as fotos dos gatos do Neil.

    ResponderExcluir
  2. Own, <3

    que post fofo!!
    vontade de pegar todos os gatinhos p mim.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá! =)
    Adorei essa nova coluna~ xD
    Essas fotos dos gatos do Neil Gaiman é muita fofura~
    Gatos e literatura, como não adorar?~ ;)
    Isso me lembra muito de "A elegância do ouriço", da Muriel B.(em que há alguns gatinhos com nomes de autores/personagens)~ <3

    Enfim, curiosa pelas próximas postagens dessa coluna. ^^

    ResponderExcluir
  4. tb amo gatos. vi só a animação coraline e amei. e li alice que é mágico. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  5. Como não amar esses bichinhos, não? Tenho três e amo cada um deles demais, demais, demais!
    Amei o post, adoro descobrir autores e famosos que também são apaixonados por esses bichinhos ronronentos <3 rsrs
    Amei também os trechos que você colocou de livros! Alice no país das maravilhas já tinha lido, mas o outro da Coraline não. E amei a menção ao gatinho.
    Parabéns pela nova coluna, vai ser incrível!
    Beijo

    www.blogleituravirtual.com

    ResponderExcluir
  6. Ahhh Helll!!
    Que estreia duplamente linda! Neil Gaiman e gatos! ♥
    Nossa, eu não sabia que ele tinha tantooos gatinhos, acho que no Stardust ele cita a Zoe! Diz que ela lhe deu dicas sobre o que escrever, achei tão fofinho! :3

    Adorei a coluna! Estou curiosa para descobrir mais escritores gateiros!
    Bjs Dê =^.^=

    EntreLinhas Fantásticas - Participe do nosso SORTEIO do DIA DOS NAMORADOS <3

    ResponderExcluir
  7. Olá Hel! Acho gatos muito fofos também, adoro, mas optei por não ter animais já que fico o dia todo fora de casa, me sinto cruel deixando-os sozinhos. Acompanho pessoas no Instagram que adoram ler e possuem gatinhos e as fotos são as mais fofas possíveis. Vou olhar o Instagram do Leituras e Gatices. ;)

    ResponderExcluir
  8. Poxa, nunca li nada do Neil Gaiman, mas saber que é gateiro na é um bom ponto. Fiquei feliz que tenha se lembrado da Laila!! Ela manda lambeijos agradecendo! Ps: Lionel também é um tchutchuco de fofo!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Ótimo post, morro de medo de gato kkkk
    Deixo o convite para conhecer meu blog: https://blogliterariodois.blogspot.com.br/
    Ig: @blogliterario2

    ResponderExcluir

Deixe um comentário! Eu vou adorar saber a sua opinião e com muito prazer te responderei :)