TAG - By the book

11:00


Hoje eu vou responder uma TAG chamada By the book. Eu tomei conhecimento dessa TAG pelo canal da Tatiana Feltrin, e, coincidentemente, a tradução das perguntas foi feita por ela: 

Perguntas traduzidas: 

1. Qual livro está na sua cabeceira?

Má feminista, de Roxane Gay. Em breve a resenha sai por aqui. Já adianto que tô cheia de ideias sobre esse livro e adorando a leitura!

2. Qual foi o último livro realmente bom que você leu?

Ah, tantos! Mas vou citar Pretérito imperfeito, que foi uma leitura muito tocante e que surpreendeu demais. É de um autor nacional e é realmente muito bom saber que há escritores tão bons aqui no Brasil também.



3. Se você pudesse encontrar qualquer escritor/a, vivo/a ou morto/a, quem seria? E o que gostaria de perguntar a ele/ela?

Ultimamente tenho desenvolvido uma admiração muito grande pelo Neil Gaiman. Se o encontrasse, perguntaria se ele foi uma criança leitora, o que ele acredita ser o motivo de sua mente tão fértil e se ele se diverte escrevendo livros.
Claro, também gostaria muito de perguntar várias coisas a Jane Austen, sobre suas estórias e como ela conseguia conhecer tão bem o comportamento humano a ponto de escrever personagens tão verossímeis.

4. Qual livro ficaríamos surpresos de encontrar na sua estante?

A culpa é das estrelas. Foi um livro que eu ganhei de presente. Mas, obviamente, quem conhece meu gosto literário sabe que esse livro não seria a minha primeira opção de leitura. Embora ultimamente eu tenha me aventurado no universo YA, eu não costumo ler os livros que estão no hype.



5. Como você organiza a sua biblioteca pessoal?

Bom, recentemente eu "ganhei" uma estante (digo ganhei, mas, na verdade, foi uma invasão à estante do meu noivo) e eu não coloquei os livros organizados, só fui pondo conforme ia pegando da estante em que estavam antes. Dá para perceber que estão numa tentativa de organização por cor, algo que não funcionou muito bem, então, está essa bagunça, como podem ver:



6. Qual livro você "já deveria ter lido"?

Senhor das moscas, que um amigo tem me indicado desde que estamos no primeiro semestre do curso de Letras e ainda não li por razões desconhecidas, já até comprei uma edição, só falta eu botar vergonha na cara. Desse ano não passa.

7. Um livro que o/a desapontou, superestimado, nada bom; Um livro que todos dizem ser a sua cara, mas que não gostou; Último livro abandonado.

Um livro que me desapontou e vocês que acompanham o blog já sabem, foi O pêndulo de Foucault. Cliquem no título e leiam a resenha para saber o porquê. 
Normalmente, quando as pessoas dizem que eu vou gostar de determinado livro, eu realmente gosto, então, pulo essa parte da pergunta.
O último livro que abandonei - a long time ago - foi A paixão segundo GH, da Clarice Lispector. Não tava no momento da leitura e preferi deixar para outra tentativa, gosto muito da autora, mas esse não tava funcionando.

8. Que tipos de histórias chamam a sua atenção? De quais tipo de histórias você mantém distância?

Eu gosto muito de drama, não necessariamente aqueles livros em que os personagens sofrem o livro todo, mas livros em que há questionamentos, principalmente aqueles em que há crítica social e também aqueles em que o protagonista possui conflitos internos. A título de exemplo posso citar A cor púrpura e O morro dos ventos uivantes.
Mantenho distância de romances Hot e livros de autoajuda, sei que não faz meu estilo de leitura e todas as tentativas de leitura, lá no passado, foram fracassadas.

9. Se você pudesse indicar um livro para o/a presidente, qual seria?

Essa é uma pergunta difícil, já que estamos em um momento complicado, politicamente falando, e eu não me identifico nem um pouco com a pessoa que está na presidência atualmente. Então, vou tentar me abstrair disso e imaginar um presidente(a) idealizado. Como qualquer pessoa, eu indicaria 1984, do George Orwell, que é um livro muito bom e que um dos temas centrais é política.

10. Quais livros você pretende ler em breve?

Como dito anteriormente, Senhor das Moscas. Além de O oceano no fim do caminho e Star dust do Neil Gaiman, que são leituras do Clube do livro. Quero ler também Entrevista com o vampiro, que está empacado na estante não sei por que.

***

Bom, estas são minhas respostas, espero que tenham me conhecido um pouco melhor e aos meus gostos literários.
Como eu acho que essa TAG já é bem famosa e antiga, acho que eu fui a última a responder, quem quiser responder também, sintam-se tageados!

Beijinhos, Hel.

You Might Also Like

27 comentários

  1. Oi, Helena! Eu acho lindo estante arrumada por cor e morro de vontade de tentar deixar a minha assim. Mas a diferença de altura entre os livros me incomoda muito, acho que não conseguiria!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carla. Eu fico incomodada também, acho que nunca vou encontrar uma forma de organizar a estante que me deixe 100% satisfeita.

      Beijos!

      Excluir
  2. Olá!
    Amei sua estante, tô com invejinha, hahah.
    ACÉDE também não faz o meu gênero (aliás, nenhum livro do Green me chama atenção, só O Teorema Katherine, hahah).

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mônica!
      Obrigada, ainda estou arrumando a estante, não está do jeito que quero!
      John Green, na verdade, não escreve para o meu público, eu raramente leio romances em que há estórias de amor entre adolescentes e essas coisas, nada contra, mas prefiro drama, rsrs.

      Beijão!

      Excluir
  3. Olá Hel!
    Adorei! Eu gostaria muito de encontrar o Stephen King mas não sei o que diria para ele. Adorei sua estante!
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - Participe do nosso SORTEIO do DIA DOS PAIS <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thalita.
      Pois é, eu fiquei dizendo que ia fazer um monte de perguntas, mas aposto que se eu encontrasse o Neil Gaiman eu ia travar e nem conseguir dizer "Hi!" Hahahahahaha

      Bjs!

      Excluir
  4. Sua estante ficou muito linda!!! Acho o seu gosto literário maravilhoso e adoro ver o que você achou de um determinado livro. De tanto você falar na menina Jane Austen eu estou muito curiosa para conhecê-la, só falta a vergonha na cara mesmo porque o livro já está na estante. E o Neil Gaiman também vem despertanto bastante a minha curiosidade. Preciso conhecer logo!
    Um grande beijo para você e para o Lionel!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lívia. Muito obrigada, fico muito lisonjeada com as tuas palavras!
      Indico que você leia Orgulho&Preconceito da Jane Austen, todo mundo ama esse livro dela! E do Neil Gaiman eu indico todos que eu já li, haha. Aproveita que a Intrínseca lançou uma edição bem linda de Lugar Nenhum!

      Beijos para você e para a Laila!

      Excluir
  5. Oi, Hel!
    Quando vi que você estava lendo "Má feminista" fiquei curiosa pelo título do livro. Vou aguardar sua resenha.
    Pelo que acompanho aqui no blog, estou surpresa mesmo por encontrar "A culpa é das estrelas" na sua estante. :D
    Ainda não li "O morro dos ventos uivantes", mas tenho muita vontade.
    Enfim, gostei muito dessa TAG!
    Beijos
    Historiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thami!
      Má feminista foi uma leitura muito interessante, já finalizei e a resenha sai logo.
      E eu acho que você não vai gostar tanto de O morro dos ventos uivantes, já que você me disse que gosta de finais felizes, hahaha. Mas a estória é muito boa, bem escrita, os personagens muito bem construídos, vale a mpena mesmo que seja para sofrer ;)

      Beijos

      Excluir
    2. Agora fiquei tensa! Mas ainda vou arriscar e ler, rs.

      Excluir
  6. Eu adorei a tag e adorei a sua estante. Que linda! Eu sempre amei YA, então "a culpa das estrelas" é um dos meus favoritos rs.

    Beijos (http://psamoleitura.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigada.
      Realmente vejo que ACÉDE é o favorito de muita gente.
      Beijinhos

      Excluir
  7. Oi, Hel!
    Realmente, pelo que conheço do seu gosto, eu estranharia de ver A culpa é das estrelas na sua estante hahahahah
    Tenho vontade de ler O Senhor das Moscas porque sempre vejo citado em alguns filmes norte-americanos.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu!
      O Senhor das Moscas é muito usado como referência na cultura pop, não é?
      Sei que tem um reality show que é baseado nessa estória, se não me engano se chama Survivor!

      Bjs!

      Excluir
  8. Olá Hel,
    TAG bem legal essa! Gosto de ler sua opinião acerca dos livros, porque você gosta de alguns gêneros literários diferentes de mim... ótimo post! Bjo

    www.blogleituravirtual.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gustavo. Então, todo mundo diz que eu tenho um gosto literário diferente, acho isso muito curioso, rsrs.

      Bjs!

      Excluir
  9. Eu admiro demaaais o Neil Gaiman. Já li Stardust e O Oceano no Fim do Caminho e pretendo com certeza ler outras obras dele!!
    Já eu sou viciada em livros na e ya! hahaha
    Nossos gostos são um tanto diferentes, mas pelo menos temos o Neil em comum!! hahaha

    Beeijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rai. Esses dois do Gaiman vou ler esse ano, tô bem ansiosa quanto a essas leituras, mas não posso furar a fila, rsrs.

      Nossos gostos são bem diferentes mesmo, mas isso não impede que conversemos sobre nossas leituras, não é mesmo?


      Beijos!

      Excluir
  10. OI Hel!! Eu tb me aventuro às vezes no YA, apesar de não ser meu gênero favorito, mas ás vezes sou surpreendida positivamente rs E amo 1984! realmente é um livro que todo mundo deveria ler! Adorei as respostas!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi. Pois é, muitas vezes eu me surpreendo positivamente ao ler um YA, mas não posso dizer que dentre os livros favoritos da minha vida tenha um desse gênero, os clássicos, como 1984, serão sempre os meus favoritos!

      Beijos!

      Excluir
  11. Muito legais suas respostas Hel. Como já reparei, nossos gostos literários são um tanto diferentes, então a maioria das nossas respostas não bateria, mas adorei as indicações! De vez em quando tenho vontade de conhecer livros novos, de gêneros que não estou muito acostumada, então sempre anoto alguns nomes!
    Adorei sua estante organizada por cores. Acho que fica muito bonito, mas é bem difícil mesmo... Além de ter livros que nunca se encaixam em uma cor específica, eu não consigo deixar assim por muito tempo porque não gosto de manter séries separadas... Então só observo as estantes que são assim mesmo. rs
    Beijos
    www.blogleituravirtual.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marina!
      Pelo visto todo mundo acho meu gosto literário diferente, você não é a primeira a me dizer isso! Quando querer ler algo diferente pode me chamar que eu te ajudo!

      A estante não ficou do jeito que eu queria, mas pelo menos os livros não estão mais amontoados e espremidos, isso já é um alívio! Mas daqui a pouco eu mudo esse esquema de cores porque também não estou gostando.

      Beijos!

      Excluir
  12. Olá, Hel.
    Eu não tinha visto essa tag ainda hehe. Achei bem legal as suas respostas. Se pudesse conversar com algum autor seria com a Agatha, queria perguntar tanta coisa para ela hehe. Esse livro O senhor das moscas eu não conheço, vou pesquisar. Adorei seu cantinho. Amo gatos hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil. Seja bem-vinda aqui! :)
      Eu não conheço muito bem os livros da Agatha, na verdade, só li um livro dela e não gostei tanto.
      O senhor das moscas é uma distopia clássica, me recomendaram e eu comprei para ler, quando eu fizer isso talvez eu poste meu comentário sobre o que achei do livro aqui no blog.

      Bjs

      Excluir
  13. Aiii adoro tags! Tão bom conhecer o gosto de leitura das pessoas <3
    To pensando em fazer, quem sabe!
    Kisses!
    -Bea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bea! Eu também gosto muito, embora algumas TAGs eu não ache tão interessantes, procuro postar as que eu acredito serem melhores para indicar livros e compartilhar meus gostos com os leitores.


      Responde, sim, Bea!

      Bjs! :)

      Excluir

Deixe um comentário! Eu vou adorar saber a sua opinião e com muito prazer te responderei :)