5 melhores livros de 2016

17:00


Olá, leitores e leitoras. Tudo bem?

2016 foi um ano muito proveitoso no quesito leituras, li tantos livros maravilhosos e me surpreendi demais com alguns títulos que jamais esperei gostar tanto. Apesar disso, não tive dificuldade em organizar essa lista com as cinco melhores leituras do meu ano. O primeiro lugar não foi surpresa nenhuma:



1º - A elegância do ouriço - Muriel Barbery

Da série "livros que nunca leríamos se não fossem indicados por outra pessoa", A elegância do ouriço foi a surpresa mais grata do ano. A Paula, do Caçando ouriços, leu também em 2016 e gostou tanto, tanto, que eu não pude resistir de tanta curiosidade e peguei o exemplar dela emprestado. Li e foi amor à primeira leitura.



O enredo é lindo, mas os personagens... Paloma, Reneé e Sr. Ozu, são os mais perfeitos! São pessoas muito diferentes cujos destinos se entrelaçam num condomínio de luxo. Paloma é uma garota de 12 anos que pôs na cabeça que se suicidaria aos 13 se não encontrasse o sentido da vida até lá. Reneé é a concierge do condomínio, por fora rudimentar, mas por dentro uma profunda admiradora de literatura e arte (o título do livro se refere a ela, "a elegância do ouriço") e o Sr. Ozu é o novo morador que chega e começa uma linda amizade com as duas. Eu nem sei dizer o que é mais lindo nesse livro: as personagens, a narrativa, o fato de falar sobre livros ou sobre gatos. Só sei que amei tanto que não tenho dúvidas de que foi a minha melhor leitura do ano. 


2º - A cor púrpura - Alice Walker

Esse livro foi uma releitura, mas como eu disse na resenha, foi totalmente ressignificada. Eu amei mais ainda na segunda vez e recomendo para aqueles que gostam de livros em formato de diários, que tratam sobre temas como resiliência, fé e amor apesar das distâncias. É uma história muito linda de uma mulher que passa pelos mais improváveis sofrimentos, desde ser afastada dos filhos e da família a sofrer abusos do marido. Porém, o final é surpreendente e me arrancou muitas lágrimas. 

3º - Demian - Hermann Hesse

Eu claramente iniciei essa leitura com uma expectativa bem alta. Mas o que encontrei foi uma narrativa totalmente diferente do que eu imaginava. Isso aconteceu porque eu nunca procurei resenhas ou comentários sobre Demian na internet ou outros meios, só tinha a indicação de uma amiga e foi uma leitura às cegas. Só posso dizer que amei! O protagonista é Sinclair, um jovem de família ortodoxa e muito correto, até que ele conhece Demian, misterioso e sedutor, que acaba levando Sinclair a caminhos que ele não imaginava seguir. Esse é sem dúvida o melhor romance de formação que já li. 

4º - Admirável mundo novo - Aldous Huxley

Se tem um gênero que é dono do meu coração, esse gênero é a distopia. E as distopias clássicas, então? Nem se fala! Admirável mundo novo traz uma sociedade em que as pessoas já nascem destinadas a pertencer à castas. Nesse mundo distópico, ninguém é triste, pois há um comprimido chamado "soma" que deixa todos felizes. Pessoas felizes reclamam menos, não é mesmo? Além disso, ninguém lê, porque livros não existem, somente os de consulta. Um povo que não lê é mais facilmente alienado, não é mesmo? E é no meio desse cenário que John, um selvagem que nunca tinha tido contato com a sociedade, é colocado. Palavras não bastam para expressar o que foi a experiência dessa leitura. Só lendo para saber o quão interessante e genial esse livro é, por meio das críticas afiadas que faz ao nosso comportamento.




5º - Pretérito imperfeito - Gustavo Araujo

Não podia faltar nessa lista o melhor livro nacional que li em 2016! Pretérito Imperfeito é a linda história de Toninho e Cecília, duas crianças que têm suas vidas entrelaçadas pelas teias do tempo e do destino. Toninho é um menino tímido que tem um relacionamento complicado com o pai e perdeu a mãe de uma forma trágica. Os dois levam uma vida pacata, até que Toninho encontra Cecília e eles dão início a uma amizade pura e surpreendente. Essa história tem um dos finais mais lindos que eu conheço, você termina o livro e fica com o olhar vago, pensando em tudo o que leu. Recomendo demais. Literatura brasileira contemporânea de ótima qualidade.

***



Espero que possam ler algum destes livros - se é que já não o fizeram - algum dia desses. São literatura da mais alta qualidade e, apesar de serem livros não tão cotados no momento, recomendo por serem atemporais e de leitura simples, todos eles são leituras gostosas e fáceis.
Encerro essa lista com a sensação de que li muita coisa boa esse ano e confiante de que em 2017 também lerei muitos livros incríveis!

Beijinhos, Hel.

You Might Also Like

12 comentários

  1. demian eu tenho aqui a ler. bem lembrado. amei a cor púrpura o filme é impressionante. admirável mundo novo li faz tempo. fantástico realmente. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pedrita.
      Quando ler Demian quero saber sua opinião, eu fiquei sem palavras de tão complexo e maravilhoso!
      Beijos!

      Excluir
  2. Olá!

    Estou encantada com a seleção dos livros. *-*
    Tirando o último, cuja leitura ainda não terminei e, por isso, deixo para opinar futuramente, li todos os outros e são livros incríveis. <3
    E, não vou mentir, fiquei bem contente de ver "A elegância do ouriço" aí. *-*

    Enfim, fico feliz pelas ótimas leituras e espero que leias obras tão maravilhosas quanto essas em 2017. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paula!

      Muitas das leituras que fiz em 2016 vc esteve ao meu lado acompanhando as impressões e também lendo junto comigo, é o caso de Demian, A cor púrpura, Admirável mundo novo e A elegância do ouriço.
      Obrigaga por ser parceira de leitura e por indicar livros tão maravilhosos.
      Um 2017 tão bom em leituras quanto 2016 é o que recomendo pra vc! :)

      Excluir
  3. Oi Hel! :)
    Quando vi o título do seu post imaginei quais seriam suas escolhas, e fico feliz por constatar que acertei as cinco! Hahaha... claro que não na ordem, mas saia que seriam esses. Tenho muita admiração pela forma que você se expressa, sua forma ao mesmo tempo refinada e simples de falar; contundente e corajosa! Muitas vezes me pego imaginando o que você vai achar da minha resenha, enquanto a escrevo! Um lindo 2017 pra você cheio de leituras significantes como essas! Beijos...

    www.blogleituravirtual.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gustavo!
      Que incrível vc já conhecer um pouco do meu gosto a ponto de saber quais leituras eu mais gostei em 2016.
      E também fico muito lisonjeada pelas suas palavras, por saber que vc admira meus textos. É muito gratificante. Obrigada!
      Pra vc também um 2017 cheio de leituras incríveis!
      Bjs :)

      Excluir
  4. Oi, Hel!
    "A cor púrpura" foi um livro surpreendente para mim também. Adorei lê-lo em 2016 e foi uma das leituras inesquecíveis que fiz no ano.
    Suas indicações são sempre importantes para mim. Espero ler os outros livros mencionados algum dia.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thami!
      Recomendo que vc leia A elegância do ouriço, acho que vc vai amar esse em especial.
      Bjs!

      Excluir
  5. Oii Hel desses livros que você citou eu morro de curiosidade em ler A cor púrpura e Admirável mundo novo, tenho certeza que serão leituras incríveis, quem sabe não consigo ler em 2017 né hahahahaha
    - Beijos, Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Hel! A elegância do ouriço deve ser mesmo bom e está em meus planos. Nunca li uma resenha negativa sobre este livro. Abraço!

    ResponderExcluir

Deixe um comentário! Eu vou adorar saber a sua opinião e com muito prazer te responderei :)