Reler ou não reler? Eis a questão + 3 livros que quero reler em 2017

19:00

Olá, leitores e leitoras? Tudo bem?

Vocês têm o hábito de reler os livros? Eu pergunto isso porque já ouvi muita gente dizendo que não relê porque considera esse hábito perda de tempo. Eu discordo. Claro que é uma opinião pessoal e que não deve ser encarada como ditatória, mas certa vez eu li um tweet que falava que reler é umas das maiores provas de amor literário, e esse é um ponto de vista tão lindo que comecei a pensar sobre isso. 

Eu sempre tive o hábito de reler, sempre revisito alguns livros que gosto muito, tanto que já li e reli várias vezes O morro dos ventos uivantes, Orgulho&Preconceito, Vidas secas e O pequeno príncipe e a cada leitura é um aprendizado novo, uma recepção diferente.

Eu acredito que a cada leitura somos pessoas diferentes. Por exemplo, a Helena que leu A cor púrpura em 2013 era totalmente diferente da Helena que releu em 2016. A Helena de 2013 não conhecia nada da história dos negros do sul dos EUA, não sabia o que era sororidade, tampouco se importava com o machismo e  a violência com a mulher, assuntos que a Helena de 2016 já buscou saber sobre e que entende serem cruciais para o entendimento da obra de Alice Walker. O que eu quero dizer com isso, caso você ainda não tenha entendido, é que somos seres em constante formação, como Paulo Freire diz, inacabados, e, portanto, a cada momento de nossas vidas vamos encarar o mundo a nossa volta de modo diferente (com mais maturidade e sabedoria, espera-se). Diante disso, eu acho que a releitura de um livro nunca vai ser perda de tempo, pois o livro pode até ser o mesmo, mas nós, não. Isso tudo é muito bonito, não é?

É claro que algumas releituras acabam se mostrando negativas, no sentido de termos adorado o livro na primeira vez que o lemos e, depois, percebermos que o livro não era tão maravilhoso assim. Pode até soar meio contraditório o que vou dizer agora, mas eu acredito que, apesar de ser legal reler pela ressignificação de algumas leituras, há determinados livros que funcionam muito bem para um público em detrimento de outro. Novamente, eu vou citar um exemplo pessoal: quando eu tinha meus 16 anos, eu li toda a saga Crepúsculo, não, eu a devorei. Gostei tanto daquela história que tudo que tivesse a cara do Edward e da Bella estampada na frente, para mim, era lindo. Hoje em dia, eu não cogito reler esses livros, me entendo e me conheço o suficiente para entender que Crepúsculo foi uma leitura que eu me identifiquei na minha adolescência, devido aos temas, à idade dos protagonistas etc. Claro que eu não vou julgar alguém mais velho que queira ler esses livros, só estou dizendo que, para mim, essa releitura não funcionaria.

Já leram algum desses?


Falando sobre releituras, dia desses eu já estava pensando nos livros que quero ler no ano que vem, e também em alguns que eu já li e quero reler, dentre eles A elegância do ouriço. Eu sei que não faz nem seis meses que eu li esse livro, mas foi um livro que eu amei tanto, tanto que eu quis reler assim que eu terminei. Outro livro que eu quero reler é 1984, do George Orwell, um livro que li há mais ou menos dois anos atrás. Esse livro foi uma leitura bem densa, ouso dizer, difícil, e sinto que estou mais preparada para ler agora. Além disso, eu gostei mesmo na primeira vez que li. Outro livro que já li até no idioma original de tanto gostar é Orgulho&Preconceito, e já que ganhei uma edição da Julya, colaboradora aqui do blog, que é uma edição diferente da que eu li, agora eu tenho uma desculpa para relê-lo. 😂😂😂

Bom, encerro por aqui meu singelo texto. Espero podermos conversar sobre releitura nos comentários.

Beijinhos, Hel. 😽

You Might Also Like

18 comentários

  1. Super concordo com você, Hel!
    Meu pai também é desses que acham que reler é perda de tempo. No começo eu também achava isso. Mas comecei a sentir saudade de alguns livros que tinha gostado muito. Quando pude ler um deles, percebi que tinha aprendido um monte de coisas novas e entendido melhor várias partes que passaram despercebidas na primeira leitura. Por isso eu sou muito a favor de reler. A gente pega detalhes novos, referências que antes ignoramos. A gente volta a se emocionar com uma história boa, e revê alguns conceitos. E se eu for listar os livros que queria reler, esse comentário ficaria enorme! kkkkkk
    Ótimo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leth!
      Pois é, a gente faz outra leitura, não é mesmo? Fora que a gente acaba esquecendo um pouco da história também, é sempre bom revisitar livros bons. Por que você também não faz uma lista de livros que quer reler? Depois se fizer me mostra. ;)

      Bjs

      Excluir
  2. Oi Hel,
    Adorei este post sobre fazer ou não releituras. Como acadêmico de filosofia e ávido leitor eu sou sim a favor da releitura de livros. Não acho que devemos reler todos os livros que já lemos, mas aqueles que gostamos ou que nos marcaram de algum modo devem ser revisitados. Independente do gênero que lemos, o ato de reler sempre possibilita novas visões, novos aprendizados, novas reflexões. Numa releitura sempre percebemos detalhes novos que vimos na primeira leitura.
    Dos livros que você mencionou, eu não li nenhum deles. Mas "1984" está na minha meta de leitura para o ano que vem e acho que devo inserir "Orgulho e Preconceito" também. Se quiser companhia para essas leituras e só avisar.
    Beijos,
    Leonardo
    Blog Brainstorm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leonardo, que bom que o post te agradou. :)
      Também sou a favor da releitura só de livros marcantes, aqueles que sempre têm algo a acrescentar ao leitor.
      Claro que topo te acompanhar, 1984 é um livro incrível, tenho certeza que você vai gostar, ainda mais você que estuda filosofia! É só e avisar quando você pretender ler que eu dou um jeito de ler também. :)

      Bjs!

      Excluir
  3. Oi Hel! Eu guardo alguns livros para reler, Orgulho e Preconceito, O Sol é para todos, Anarquistas, graças a Deus, são alguns livros que estão na minha lista de releitura. Acredito muito que depois de alguns anos precisamos reler as obras que mais gostamos, mas há um problema que me impede: os outros livros. Eu acho que tenho poucos anos de vida se comparado à quantidade de livros que desejo ler. Minha fila de livros por ler na prateleira só aumenta e sempre prometo reler alguma obra e acabo não cumprindo a promessa. Beijos! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria!
      Menina também fico adiando algumas releituras por causa dos livros não lidos, são tantos e que me chama a atenção também que fica difícil separar um tempo para reler os que mais gosto, mas esse ano resolvi fazer essa pequena lista e quero conseguir ler pelo menos 1984!
      Bjs!

      Excluir
  4. Sofro com isso
    coloquei na cabeça que ano que vem eu vou reler harry potter e rever os filmes hauhuahuahauhuha
    e espero conseguir <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Clayci. Você consegue, sim, sempre tem gente relendo HP pra te dar um ânimo e reler também. Eu li há tanto tempo, os filmes volta e meia eu assisto porque sempre passa na TV, mas os livros, não sei se releria algum dia...
      Bjs <3

      Excluir
  5. eu sou das que acha que está perdendo tempo. tenho muito a ler. então não releio não. às vezes algum trecho. frase, mas o livro todo nem pensar. tenho uma estante a ler. tudo novo, sem ser desvendado pelos meus olhos, lá q está o meu objetivo de leitura em 2017. não onde já desvendei. eu gostei muito de 1984 e amo orgulho e preconceito. amo essa autora. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pedrita!
      Pois é, lembro de você dizendo que não gosta de reler, fazer o que, né... Só você sabe o que é melhor! Boas leituras! Bjs.

      Excluir
  6. Oi, Helena!

    Eu amo reler livros. É exatamente como você disse, não somos a mesma pessoa de anos atrás, de meses atrás e até mesmo de dias atrás. É por isso que reler livros em épocas diferentes faz com que a gente enxergue o livro de outra maneira.

    Esse ano, um canal no youtube chamado Thereza Reads propôs um desafio chamado Fevereiro Rereads, para reler livros no mês de fevereiro. Eu participei e amei! Acredito que vai ser feito de novo em fevereiro do ano que vem. Quem sabe você não participa? Eu quero muito participar e já separei meus livros para reler também <3

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Júlia. Tudo bem?

      Eu já havia acompanhado você nesse projeto esse ano, achei muito legal. Não sei se leria esses três todos em fevereiro, quem sabe, mas não tenho certeza. Mesmo assim, vou ponderar tua sugestão, haha. Obrigada pela dica. ;)

      Beijos!

      Excluir
  7. Oi, Hel.
    Que post adorável!
    A minha opinião é a de que reler livros é uma prova de amor sim, não uma perca de tempo. E, como você bem colocou, a cada leitura nós descobrimos algo novo que não tínhamos descoberto com a leitura anterior.
    Não sei se é uma novidade, mas eu pretendo reler Orgulho e Preconceito em 2017 também. Outro livro que quero reler o ano que vem é Desonra, pois agora eu adquiri o físico. E talvez eu releia Vidas Secas para o TCC.
    Um beijo e boas releituras!
    Historiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thami! Fico feliz que tenhas gostado do texto. :)

      Não é novidade que você vai reler O&P não, hahahaha, eu também vou reler só pela quarta vez. Então seu TCC vai ser sobre Vidas Secas? Minha nossa eu preciso ler, gosto tanto desse livro!!!

      Beijos e boas releituras pra vc também!

      Excluir
  8. Oi, Hel!

    Eu gosto de reler sim, talvez não o faça com a frequência que gostaria (quem sabe agora depois de formada? :D), mas amo reler a saga Harry Potter e sempre me apaixono mais pela leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tai. Também falta tempo, né, e a gente acaba dando prioridade para livros não lidos, mas sempre têm aqueles, no seu caso HP, que são cativos em nossos <3 né?

      Bjs!

      Excluir
  9. Olá Hel, tudo bem?
    Eu nunca gostei de reler livros e até mesmo reler meus próprios textos, mas estou mudando isso aos poucos pois sei que é importante essa revisão. Seu texto, lindo e encantador por sinal, me deu uma inspiração da mais a continuar essa mudança em mim. Tenho vários livros que li há anos e odeio deixa-los tão solitários na estante, então acho que irei tirar o pó deles qualquer dia.
    Quando tiver um tempinho visite o meu blog, eu adoraria receber sua visita. http://www.palavrasambulantes.com/2016/07/beijos-amassos-e-algo-mais-alem.html
    Beijoos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karolline, que bom que gostou do meu texto, fico lisonjeada! E que legal saber que eu fiz você querer mudar sua visão sobre releituras <3

      Vou olhar seu blog, sim. Beijos!

      Excluir

Deixe um comentário! Eu vou adorar saber a sua opinião e com muito prazer te responderei :)