O que há de errado com os spoilers?

17:00

TEJEM AVISADOS!
 Spoiler é uma palavra de origem inglesa e que deriva do verbo to spoil, que pode ser traduzido como estragar. Mas será que um spoiler pode mesmo estragar toda (toda!) uma experiência de leitura a ponto de fazer com que o leitor desista de ler um livro ou o finalize com um sentimento de que não teve a mesma graça?

Por exemplo, todos sabem que existe a dúvida se Capitu traiu Bentinho ou não, mas não é por isso que o livro perde seu interesse diante dos novos leitores, ou mesmo Anna Kariênina ou Madame Bovary, que são livros que, de antemão, o leitor já sabe que fala de mulheres adúlteras que cometem suicídio. Romances desse naipe não se leem para "saber qual é o final".

Um spoiler só "estraga" uma leitura quando a narrativa é tão pobre que o único artifício narrativo que sustenta a atenção do leitor é um plot twist. Sabe aquele livro que você só lê para saber quem é o assassino ou se o casal vai ficar junto no final, mas que você não suporta mais tanta enrolação e só se mantém firme no propósito de ler porque está curioso? Se alguém te conta que o assassino é o mordomo ou que o casal fica junto e tem três filhos e um cachorro, é normal você se irritar, afinal, perdeu horas e dias da sua vida para chegar até ali.

Mas reparem, nessas narrativas em que um spoiler pode estragar tudo, o ponto alto da estória é o plot twist, a revelação, o desfecho, quando na verdade deveria ser a escrita, ou o estilo do autor, ou as reflexões que o livro causa etc.. Um livro bom, daqueles que spoiler nenhum é capaz de estragar, se mantém atemporal e conquista leitores não importa o quanto seja comentado ou quanto tempo passe. Boas estórias são mais do que uma sucessão de acontecimentos que se desenrolam até um desfecho.

Lembro, ou melhor, não lembro, de quando essa história de spoiler começou. Quando eu era criança (chegou a idosa) eu consumia uma quantidade considerável de mangás de Dragon Ball e assistia muitos filmes depois de o meu irmão mais velho já ter lido/assistido. O meu irmão era uma espécie de crítico para mim, só depois que ele assistia ou lia e me dizia como era a estória (com muitos spoilers) é que eu, criança influenciável que era, me decidia.



Mais tarde, o mesmo aconteceu quando comecei a  ler Stephen King, novamente sob influência do meu irmão. Lembro de que ele me contava o porquê de certos contos serem tão assustadores e eu queria lê-los justamente porque queria sentir as mesmas emoções.

O que eu quero dizer com isso tudo é que nenhum spoiler pode substituir a experiência da leitura, caso o faça, acho que o livro lido precisa ser reavaliado. Óbvio que essa é uma opinião minha, baseada em minha experiência enquanto leitora, e talvez isso explique o fato de eu não ser grande fã de autores como Agatha Christie ou que seguem gêneros de estórias que se baseiam em prender o leitor para a grande revelação. Isso também explica o porquê de eu gostar tanto de reler os livros que me tocaram de alguma forma. Não ligar para spoilers é uma grande bênção em minha vida, como vocês podem imaginar. Inclusive, sou o tipo de pessoa que pede spoiler, por incrível que pareça.

Bom, por fim, reconheço que não é porque eu não me importo em descobrir partes "importantes" de uma estória que eu deva sair por aí soltando spoilers, não acho isso certo. A não ser casos como os citados no início do texto, de livros já tão consagrados pelos seus desfechos que não seria um spoiler a "estragar" a leitura deles.



O que vocês acham desse assunto? Se importam com spoilers?

Beijinhos, Hel.

You Might Also Like

24 comentários

  1. Oi, Helena, tudo bem? Gostei muito de você trazer esse assunto. Eu particularmente não ligo muito para esse lance de spoiler, até porque no meu entender o que vale mesmo em uma leitura é a experiência que a mesma me proporciona, eu posso ler uma obra sabendo que fulano morre no final e, posso ler essa mesma obra sem saber o seu desfecho, em ambas as situações a minha experiência com a leitura será completamente diferente. E, no meu caso, eu costumo ler de duas a três vezes um mesmo livro se eu gosto muito dele, eu tenho esse costume, às vezes eu deixo de ler um livro que eu ainda não li, e releio aquele livro que eu gostei muito. O engraçado é que algumas pessoas dizem que eu sou estranho, no entanto é uma mania que não consigo largar,rsrsrs. Adorei esse assunto. Abraços!

    www.marcasliterarias.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciano!

      Pois é, falei da releitura no meu post, mas superficialmente, mas penso o mesmo que vc! Adoro reler. Já falei sobre esse assunto em outro post, por isso não me prolonguei aqui.

      Abraço,

      Excluir
  2. Oiiiee, Hellll!!

    Adorooo assunto polêmico! Eu não me importo tanto com spoilers e olha que amo suspenses policiais. Caso eu receba algum spoiler de um livro desses (ou de qualquer outro) posso até ficar meio brava no início, mas normalmente isso se torna um incentivo para eu continuar lendo... Pra descobrir a motivação ou o que aconteceu para chegar naquele ponto.

    E isso vale tanto para livros como para séries! Recebi um puta spoiler de Breaking Bad que acho que foi o mais chocante, pq foi através de algo muiitooo bobo!

    Muitas vezes até esqueço que tinha alguma informação da série, só esse último que marcou mesmo!

    Também não saio distribuindo spoilers, porque sei que uma grande parte não curte! Com os mais próximos eu brinco e às vezes jogo uns spoilers falsos só pra eles ficarem chocados! uahsuahsuhauahshuas

    Adorei o post!

    Bjs :*

    EntreLinhas Fantásticas - SORTEIO DE 4 LIVROS + SACOLA DO SKOOB



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dê! Eu também encaro a maioria dos spoilers que recebo como um incentivo, dependendo do spoiler, né?!

      Essa de jogar spoiler falso eu nunca tinha pensado, mas já vou começar a fazer, MUAHAHA!

      Bjs ^^

      Excluir
  3. Eu também gosto de spoiler. Não acho que saber um desfecho estrague a narrativa, exceto é claro em suspense, mas aí o gênero é totalmente diferente e o objetivo é você tentar descobrir antes do final. Mas mesmo assim eu leria porque gosto de ver como o autor enganou os leitores, a Agatha faz muito isso de te jogar um suspeito e no final ser outro. Nesse caso, um spoiler te faz ver todas as atitudes suspeitas do assassino e entender como a autora brinca com seus leitores. Amei o texto! Precisa parar com esse mimimi de não dar spoiler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Lívia. Suspense se sustenta no desfecho né, mas tem uns que são melhores, outros piores. Os bons valem a releitura e spoilers não atrapalham.

      Obrigada pelo comentário, bjs!

      Excluir
  4. Oi Hel, saudades de vir aqui :)
    Eu particularmente não ligo muito para spoilers de livros, e também concordo que spoiler nenhum estraga uma boa história. Se estou lendo um livro que todos já leram e não quero saber por terceiros o que acontece, eu simplesmente evito. Simples assim. Não fico entrando em foruns, grupos, fanpages, etc. Mas quando o lance é séries de televisão, a coisa muda. Por exemplo, eu estava lendo um post sobre Penny Dreadful e nos comentários alguém contou o final por pura maldade, e tipo, fiquei tão chocada com aquela falta de respeito que isso acabou me influenciando e demorei muito pra terminar a série. Enfim, dependendo do caso eu fico irritada, mas geralmente não ligo e sigo minhas leituras como se nada tivesse acontecido, rsrs.

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pri, saudades de vc aqui também!

      Como eu disse, eu não ligo para spoilers, mas respeito quem acha ruim, precisamos respeitar as diferenças, né! Mas há casos e casos, também. Tem gente que procura os spoilers aí não dá pra defender, e também a gente sente necessidade de falar sobre o que lê/assiste, alguns detalhes do enredo acabam saindo. E também o conceito de spoiler é muito relativo.

      Obrigada pelo comentário.
      Bjs!

      Excluir
  5. Hel,

    Também não me importo com spoilers, e isto serve para livros e cinema.
    Gostei muito do tema, acredito que as obras são mais que um desfecho. :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol. Muito bom te ver por aqui!

      Não falei no texto, mas também não me importo com spoilers de filmes.

      Bjs!

      Excluir
  6. Oii

    Acho que na verdade isso é bem relativo. Essas obras que você citou já são clássicos, por isso o "spoiler" não é tão relevante. Mas por exemplo em uma série de tv que está saindo agora, quando um novo episódio vai ao ar e nele contém um acontecimento que faz toda a diferença é chato o povo ficar dando spoiler nas redes sociais porque nem todo mundo pode assistir o episódio na mesma hora que ele saiu.
    Ou no caso da literatura, tem um livro da Agatha Chritie que chama "E não restou nenhum", acho que é esse o novo nome dele.. Mas esse livro é muito bom, te prende o tempo inteiro, só que se alguém te disser quem é o assassino antes de você ler, ai a graça perde uns oitenta por cento...


    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rai. Tudo bem?

      Claro que concordo contigo que o conceito de spoiler é relativo, prova disso foram os exemplos que eu trouxe de livros tão famosos. Também acho sacanagem quando um episódio de uma série é lançado em um dia e no outro eu abro o Twitter e vejo um spoilers nos trending, por exemplo, mas eu não desisto de assistir por causa disso.

      Muito obrigada por participar da discussão.
      Beijos!

      Excluir
  7. Adorei ter encontrado uma pessoa disposta a falar sobe isso! Parece que hoje em dia as pessoas têm medo de spoiler do mesmo jeito que muita gente tem medo de filme de terror.
    Eu confesso que não gosto, mas concordo com você que tem livros que não faz diferença você saber o que vai acontecer. Alguns eu realmente já quis ler SÓ porque recebi um spoiler. kkkk
    Eu nunca tinha parado pra pensar nessa questão do plot twist. No caso dos livros policiais, é interessante ver alguns escritores subvertendo isso. Lembro que fiquei impressionada quando li As Esganadas, do Jô Soares, porque logo no início a gente já sabe quem é o serial killer!
    Mesmo não gostando de spoiler, eu concordo que em certos livros eles não estragam a experiência. Quando estava lendo As Crônicas de Gelo e Fogo, eu já sabia que em algum momento o Robb Stark ia morrer (eu gostava muito dele </3). Mas eu nem imaginava como! E foi super chocante ler. E depois, quando vi na série, ainda fiquei muito chocada, chorando feito uma doida na frente do computador. Ano passado, eu recebi todos os spoilers possíveis da sexta temporada, e saber das coisas só me deixou mais ansiosa pra terminar a quinta e ir logo ver a sexta!
    Esse tweet sobre DBZ diz tudo. Em Cavaleiros do Zodíaco, que eu assisto até hoje, é a mesma coisa! kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leth. Tudo bem?

      Então, eu senti vontade de abordar esse assunto pq eu vejo muita gente demonizando os spoilers, quando comigo eles sempre forma motivo de me fazer ficar curiosa e determinada a ler os livros que se referiam. Não consigo lembrar de alguma vez que eu tenha ficado chateada por receber um.
      E aí vc sabe como eu sou, né? Gosto de problematizar o status quo (hahaha) e entender o comportamento dos leitores hoje em dia, grupo o qual eu faço parte, daí resolvi fazer esse post, que eu já tinha planejado á muito tempo.

      Obrigada por participar da discussão e por trazer seus relatos, enriquecem demais o diálogo.
      Beijos!

      Excluir
  8. Oi, Hel!
    "Boas estórias são mais do que uma sucessão de acontecimentos que se desenrolam até um desfecho." Seus argumentos estão incríveis!
    Logo no início eu fiquei pensando na questão de releitura, que bom que você falou sobre isso. Talvez eu aprecie (em parte) alguns spoilers, pois adoro reler livros que gosto.
    Bem, para mim, depende muito do livro e do momento. Há momentos em que eu quero surpresas, então os spoilers me incomodam. Há outros, em que eu quero mais informações sim, isso depende muito do livro e do momento, repito.
    Um super beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thami. Fico lisonjeada que vc tenha gostado do texto. :D
      Acho que spoilers e releitura são tópicos interligados e seria impossível eu falar de um sem citar o outro.
      Concordo que o conceito de spoiler é muito relativo.
      Obrigada pela sua - sempre tão pertinente - participação.
      Beijinhos!

      Excluir
  9. Olá Hel!
    Sua postagem me fez lembrar quando, após assistir o primeiro O Hobbit no cinema, cheguei em casa e dei de cara com o spoiler de que o personagem X morria. Fiquei CHOCAAAAAAADA e meio P da vida, mas isso me incentivou a ler o livro (que até então eu não havia lido) e me apaixonar por toda a história. Lógico, prefiro evitar spoilers e ser pega de surpresa, mas caso algum deles apareça tento levar na boa pois na maioria das vezes é um incentivo.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - SORTEIO DE 4 LIVROS + SACOLA DO SKOOB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Thalita! Se todos leitores fossem de boa como você!
      Já fui xingada por, aparentemente, soltar um spoiler de GoT (sendo que o episódio relativo ao suposto spoiler já tinha passado há quase um ano).
      Eu fico me questionando o quanto o nosso medo de soltar spoilers pode comprometer a discussão que fazemos sobre os livros que lemos e torná-la superficial.

      Bjs!

      Excluir
  10. em novelas eu adoro saber antes o q vai acontecer. em outras artes não. tanto q só leio sobre filmes, livros, espetáculos, depois de postar no blog. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pedrita.
      Obrigada por participar com a sua opinião.
      Bjs!

      Excluir
  11. Oi Hel! Eu não gosto de saber sobre o desfecho das obras que ainda não li, gosto do elemento surpresa. Se vejo o filme, provavelmente não lerei o livro, pois para mim perde um pouco a graça, mas não sou estressada por causa de spoilers. Se vejo uma resenha com aviso de spoiler e tenho interesse em ler o livro, deixo a resenha para ler após a conclusão do livro. Concordo que às vezes para fazer uma boa resenha é preciso revelar algumas partes do enredo, mas não custa colocar um aviso antes. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria. Tudo bem?
      Concordo que é preciso avisar os leitores sobre possíveis spoilers, mas vc não concorda que a linha entre o que é spoiler e o que não é é muito tênue?
      Beijo!

      Excluir
  12. Olá Hel!

    Esta aí um assunto polêmico! Confesso que não gosto dos spoilers! Mesmo que seja no caso de lindos tão bem escritos, que spoilers não fazem a mínima diferença. Gosto de ler sem nenhuma opinião ou informação além da sinopse ou resenha de quem eu considero muito (como as suas resenhas por exemplo)! Post muito válido nos dias de hoje! Beijos! ;)

    www.blogleituravirtual.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gustavo.
      Preciso dizer que meu comportamento enquanto leitora é completamente diferente do seu: quanto mais opiniões eu obter sobre determinado livro, mais eu vou tendo vontade de lê-lo. Gosto de consultar pessoas que têm gostos parecidos com os meus.
      Beijos!

      Excluir

Deixe um comentário! Eu vou adorar saber a sua opinião e com muito prazer te responderei :)