Resenha: Coraline de Neil Gaiman

21:49


Olá, queridos! Como vão as leituras de vocês?
 Outubro... Mês das bruxas... Logo, decidi ler algo que fosse do gênero terror. Como nunca li nada do Neil Gaiman e estava com muita vontade de fazê-lo, escolhi Coraline.
*** 
A estória começa quando Coraline e seus pais se mudam para um apartamento novo, num local afastado e que me pareceu sempre úmido e frio. Coraline é uma menina desbravadora e muito curiosa, contudo, seus pais não a deixam fazer nada, e, ainda por cima, não dão atenção aos dilemas e aflições da pobre garota.
Coraline, então, impossibilitada de sair para a rua, resolve desbravar o espaço do apartamento. É quando ela descobre uma porta que, quando aberta, não dá em lugar nenhum, há atrás somente uma parede de tijolos! Ela fica muito curiosa e, numa nova incursão, mas dessa vez à noite, ela abre a porta novamente, só que, dessa vez, a porta dá passagem para o que Coraline pensava que seria o apartamento ao lado, porém, ao atravessar a “passagem” Coraline percebe que ainda está no apartamento de sua família. 
“Olhou atentamente para o quadro pendurado na parede: não, não era exatamente o mesmo. O quadro que tinham no corredor era de um menino em roupas antigas, observando algumas bolhas. Mas agora, a expressão no rosto do menino era diferente — olhava as bolhas como se planejasse fazer alguma maldade com elas. E havia algo peculiar em seus olhos.” (Gaiman, 2003, p. 38). 
De repente, uma voz chama “Coraline?”. É uma mulher extremamente parecida com sua mãe, só que mais pálida e longilínea e, no lugar dos olhos, haviam dois botões pretos!!! Também havia um homem muito parecido com seu pai.
“— Quem é você? — perguntou Coraline.
— Sou sua outra mãe — respondeu a mulher. — Vá dizer ao seu outro pai que o almoço
está pronto. — Ela abriu a porta do forno e Coraline se deu conta, de repente, do quanto estava faminta. O cheiro era maravilhoso. — Bem, vá logo.” 
Os “outros pais” de Coraline são surpreendentemente atenciosos e pacientes com a menina e isso gera desconfiança nela. Sempre atenta e curiosa, não demora muito Coraline percebe que há algo de errado, é então que ela começa a “fuçar” nas vizinhanças.
Aqui abro um parêntese para uma passagem do livro que eu amei, amei, amei. Não só porque tem um gato, mas porque o diálogo de Coraline com ele me lembrou muitíssimo do diálogo de Alice com o gato de Cheshire:
“— Por favor, qual é o seu nome? — perguntou ao gato. — Olha, sou Coraline. Tá?
[...]
— Gatos não têm nomes — disse.
— Não? — perguntou Coraline.
— Não — respondeu o gato. — Agora, vocês pessoas têm nomes. Isso é porque vocês não sabem quem vocês são. Nós sabemos quem somos, portanto não precisamos de nomes.” (Gaiman, 2003, p. 52). 


Ilustração de Dave Mckean


Estupendo esse gato, não?
Com o passar dos dias, o amor da “outra mãe” vai se tornando obsessivo e controlador, até chegar ao ponto de ela trancar Coraline na “outra casa” e fazer coisas bárbaras para tentar conquistar o amor dela.
***
Coraline é uma obra de terror para crianças - embora agrade muitos adultos, como me agradou – e isso é só o primeiro aspecto peculiar dessa fantástica obra . A forma como o autor narra os acontecimentos e descreve as cenas é simples e ao mesmo tempo riquíssima, o leitor se sente totalmente inserido no ambiente da narrativa. Indico esse livro para quem gosta do gênero, primeiramente, mas principalmente, para aqueles que apreciam um livro bem escrito cujo enredo se torna verossímil mesmo se tratando de uma estória de fantasia.
Obs.: Já assisti o filme de 2009, e havia o achado maravilhoso. O menino, Wybie, que aparece no filme, não existe no livro, mas fora isso todo o resto me pareceu muito fiel ao livro.
Obs 2 .: Existe uma Grafic novel de Coraline, da editora Rocco. Nela, Coraline aparece de cabelos castanhos, como no livro, e não azuis como no filme. Estou desejando ardentemente essa Grafic novel.

Capa de grafic novel que falei acima

Já leram Coraline? Ainda dá tempo de ler para o Halloween!
Beijinhos, Hel.
GAIMAN, Neil. Coraline. Rocco. 2003. 155 p.

You Might Also Like

20 comentários

  1. Eu já sabia do filme, mas nunca assisti. E do livro nunca tinha ouvido falar, acredita?! Confesso que me arrepiei tooooda com a resenha, e fiquei com muita vontade de ler (mesmo que eu tenha pânico de histórias de terror!).


    Beijão, Guta! ♥
    www.opinada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guta, é um terror bem levinho, eu não me assustei pois sou acostumada a ler Poe e Stephen King, hahaha.
      Você precisa assistir ao filme ou ler o livro, é uma estória maravilhosa e o autor consegue criar um universo perfeito!

      Beijinhos ^^

      Excluir
  2. Adorei a resenha. Fiquei curiosa, mas sou medrosa demais pra me entregar ao terror, mesmo que infantil ahahah
    No máximo li "O Gato Preto" do Edgar Allan Poe, porque tem um gato rsrs

    Bjs,

    Jack.

    entrelinhasfantásticas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jack! Então, O Gato preto é muito mais assustador que Coraline, que tal encarar? ^^

      Beijão!

      Excluir
    2. O gato preto deu um medo bem considerável para um conto tão curto rsrs
      Vou por na lista, então. ^^

      Excluir
    3. Faça isso, Jack. Não irá se arrepender! Depois, quando ler, me conta o que achou! ;)

      Excluir
  3. Ótima resenha! =)
    Dá vontade de ler agora, haha. xD
    Mas a lista já está grandinha no momento. Quem sabe mais pra frente. x)
    Gostei, parece muito bom. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom, Paula. A escrita é simples, como falei, mas os elementos e a forma como o autor os expõe são geniais! Você precisa ler, é bem curtinho! 155 páginas só... *----*

      Excluir
  4. Eu estou doida por esse livro, pela grafic novel também!! que inveja hahaha. Você já ouviu falar do oceano no fim do caminho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bibbi. Já ouvi falar sim! E estou louca para lê-lo! Agora que conheci a escrita da Neil Gaiman estou com vontade de ler todos os livros dele, rsrsrs.
      Você já leu O oceano no fim do caminho?

      Excluir
  5. Ainda não li Coraline, apenas assisti ao filme umas 3 vezes. E adoro. Esses tempos meu namorido comprou o livro mas era em inglês, então doei ele pra uma amiga e ela disse que o livro é bem melhor que o filme.
    Amei a resenha e o blog.
    Beijo
    www.livricios.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Poliana. A estória é muito legal, não é?
      Tomara que você possa ler Coraline em português, essa edição da Rocco é muito boa!
      Obrigada!

      Beijos!

      Excluir
  6. Já vi o filme e adorei. Apesar de não apreciar terror, tenho impressão de que esse eu vou gostar :D

    www.eucurtoliteratura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então você vai gostar Tainan. O filme e o livro são bem parecidos, ^^

      Excluir
  7. Adorei a resenha! Adooooooooooooro livros de terror mas nem sei por que nunca fui atrás de ler esse. Adorei o gato e a afirmação sobre o nome!

    EntreLinhas Fantásticas | SORTEIO CALDEIRÃO DE PRÊMIOS HARRY POTTER!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thalita, que bom que você gostou da resenha! Leia Coraline, você vai gostar!!!
      Essa frase do gato é minha parte favorita do livro!

      Beijinhos

      Excluir
  8. Acho Coraline Simplesmente incrível! Quando o li, já tinha assistindo a animação e me apaixonado pela história. Somos literalmente, absorvidos pelo universo criado por Gaiman! É uma obra perfeitamente capaz de agradar aos adultos! Também estou desejando muito essa HQ <33

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Dai, agrada muito aos adultos pois é tão bem escrito e o universo de Coraline é tão bem feito que é impossível não gostar dessa obra!
      ^^

      Excluir
  9. Nossas resenhas se completam! *----*
    Coraline é realmente muito fofa e concordo com tudo que disse também, principalmente sobre a leitura simples e ao mesmo tempo riquíssima!! Que graphic novel é essaaaa MELLLDELLLSS, vou monitorar os preços na BlackFriday! Vai que aparece num valor legal! *----*

    Vamos ler outras histórias do Neil Gaiman Hell!! \o/

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise. O que é essa grafic novel, não é perfeita? Eu já peguei nas mãos e dei uma folheada, posso garantir: é linda!

      Claro que vamos ler mais Neil Gaiman! :)

      Bjs!

      Excluir

Deixe um comentário! Eu vou adorar saber a sua opinião e com muito prazer te responderei :)