TAG Literária: #diferentona

10:00

Olá, leitores!
Hoje vou responder a TAG Literária: #diferentona criada pelo blog Entretanto e que a linda Thamiris do blog Historiar me indicou. Achei a ideia da TAG bem diferente (jura?) e adorei as perguntas, espero que vocês também curtam :)


1. Só eu que li? - Um livro que a maioria das pessoas desconhece, mas você leu.

Bom, "Eram os deuses astronautas" é um livro bem antigo, foi escrito em 1968 e eu sei que já foi lançada uma edição mais recente, mas a minha é bem antiga e eu não conheço mais ninguém, além do meu irmão, que já tenha lido. 

2. Só eu que não gostei? - Um livro aclamado, menos por você.

Não me apedrejem, mas eu juro que não curti tanto "A culpa é das estrelas". Eu li bem na época do hype e acho que criei muita expectativa, não consegui chorar nem rir, na verdade, eu só fui lendo e aí quando acabou eu parti para outra leitura, esse livro não deixou nenhuma marca em mim.

Foto: arquivo pessoal
3. Só eu que vi apenas o filme? - Um livro que você quer muito ler, mas só assistiu ao filme.

É muito difícil eu primeiro assistir ao filme quando eu sei que tem o livro, mas eu confesso que assisti "Ensaio sobre a cegueira" antes e achei o filme muito bom, mas como nunca li nada do Saramago, quero muito ler esse livro que vivo adiando a leitura há mais de um ano!


4. Só eu que não li nada dele(a)? - Um autor famoso de quem você nunca leu um livro.

Charles Dickens. Tenho muita curiosidade em ler algum livro dele, até já comprei um mas é um calhamaço tão assustador que eu fico adiando.

Foto: arquivo pessoal
5. Só eu que gostei do malvado? - Um livro com um vilão (ou não-herói) pelo qual você torceu mais do que pelo mocinho.

"O morro dos ventos uivantes" é um livro muito controverso no que tange às opiniões dos leitores, muita gente, como eu, ama, mas a maioria odeia e um dos principais motivos é justamente o protagonista. Heathcliff é vingativo e cruel, mas eu entendo ele e as atitudes dele e isso me faz vê-lo de uma maneira mais humana, digamos. Ele poderia ter sido menos malvado? Poderia. Mas, então, o livro não seria tão bom.

6. Só eu que acho que panela velha é que faz comida boa? - Um livro já desgastado, mas que você ama.

Eu poderia aqui citar qualquer livro da Jane Austen, porque ela arrasa. Persuasão foi o último livro lançado da autora e, apesar de ser uma estória já conhecida por muitos e que eu já tenha lido mais de uma vez, não veria problema em ler de novo :) [Resenha]

Foto: arquivo pessoal
7. Só eu que leio nacionais? - Um autor nacional que você adora.

Clarice Lispector. Descobri meu amor por essa autora na quarta fase do curso de Letras, quando estudei o Modernismo na disciplina de Literatura Brasileira III e, desde então, comecei a me enveredar nos escritos dela <3

Foto: arquivo pessoal
6. Só eu que amo clássicos? - Um livro clássico que você gostou.

Poderia ficar horas a fio citando os clássicos que gosto, já que é o tipo de livro que mais leio, mas vou escolher um clássico do gênero distopia: 1984 de George Orwell que é simplesmente incrível!

Foto: arquivo pessoal

7. Só eu que li antes de virar filme? - Um livro que foi/vai ser adaptado para o cinema e você leu antes.

Reza a lenda que "A menina submersa - memórias" vai virar filme e eu fiquei muito feliz com a notícia pois adorei o livro. [Resenha]

Foto: arquivo pessoal
8. Só eu que odiei o (a) principal? - Personagem principal que você odiou.

Ódio é uma palavra tão forte, haha. Mas um personagem que me tirou do sério foi o Fabiano de "Vidas secas". Eu acho que nenhum autor escreve um personagem com o intuito que os leitores não gostem, quanto mais odiar. Contudo, Graciliano quis mostrar a natureza violenta e agreste do Fabiano e conseguiu com maestria.


TAG dada, TAG respondida.

Já leram algum dos livros citados? Discordam de alguma opinião minha? Vamos conversar nos comentários!

Para responder a TAG eu indico os blogs:
Eu curto Literatura
Entrelinhas Fantásticas
Balaio de babados
Nada tão clichê

Beijinhos, Hel.

You Might Also Like

28 comentários

  1. Respostas
    1. Olá, legal essa TAG, né?
      A qualidade dos escritos da Clarice é inquestionável!

      Beijão!

      Excluir
  2. Oi! TAG Legal! =)
    Quero ler alguns desses títulos que mencionasse, menos A culpa é das estrelas.
    Estou meio curiosa quanto a Jane Austen e Charles Dickens~ x)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paula!
      É tanto autor para ler em tão pouco tempo de vida, não é? #dramaalert
      Jane Austen eu posso dizer que é ótima, principalmente a narrativa dela, que eu sei que você curte boas narrativas ^^

      Excluir
  3. Oi, Helena!

    Fiquei tão feliz ao ver que você respondeu a TAG.
    Não vejo a hora de ler algo de Clarice Lispector! <3
    Eu também nunca li nada de Charles Dickens, certamente no futuro lerei algo.

    Beijocas - Historiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thami!

      Eu é que fiquei feliz em responder!
      Charles Dickens que nos aguarde, haha.

      Beijinhos!

      Excluir
  4. Olá!
    Que tag bacana!
    Preciso ler alguma coisa da Clarice Lispector urgente! Só li coisas aleatórias até agora.
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kaio!
      Gostou da TAG? Fica à vontade se quiser responder! Depois eu vou lá no seu blog conferir as respostas! :)

      Você precisa mesmo ler Clarice Lispector ^^

      Excluir
  5. Oi Hel!
    Amei a TAG e as suas respostas! E não precisa mais ficar se sentindo "diferentona", afinal de contas também não vi nada de especial em "A culpa é das estrelas" e já li o exemplar antigo de "Eram os deus astronautas" há um tempo, que peguei emprestado com a minha vó! rsrs

    Os outros livros que citou só conheço de nome, e me parecem muito bons!

    Beijos
    http://www.blogleituravirtual.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, alguém que leu "Eram os deuses astronautas"! É um livro meio louco, não? Mas algumas coisas fazem muito sentido! Ainda quero relê-lo!
      Sobre "A culpa é das estrelas" já não faço questão de reler, haha.

      Beijos!

      Excluir
    2. (Ops, faltou letra na palavra "deuses" do meu comentário, rs)
      Realmente é um livro que você precisa de um pouco de paciência e concentração, mas que tem umas teorias muito interessantes. Por isso que eu gostei bastante dele, pois algumas coisas nele narradas, pelo meu ponto de vista, não são assim tão impossíveis!

      Também não faço questão de ler novamente "a culpa é das estrelas", foi aquele típico livro que fizeram tanto alvoroço que eu achei ser uma obra impressionante, mas não achei tudo isso que falam dele... Na minha opinião existem livros muito melhores.

      Beijo

      Excluir
  6. Oi, Hel.

    Adorei a TAG e as respostas rsrs
    Olha o John Green maroto aí que também não tem muitos fãs lá nosso blog :P

    Bjs,

    Jack
    EntreLinhas Fantásticas - SORTEIOS NO BLOG! PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jack!

      O John Green fez aparição única na minha vida com esse livro, haha.

      Bjs!

      Excluir
  7. Olá Hel!
    Adorei essa TAG HUAHUA valeu por nos indicar!
    Eu tb não gostei de A Culpa das Estrelas. Terminei e fiquei tipo "É isso?". A unica coisa boa dele foi que consegui trocar rápido no Skoob. Eu tenho curiosidade em ler o Eram os Deuses Astronautas mas vi o filme e já me assustei. Eu tenho medo dessas coisas de ET e cia.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - SORTEIOS NO BLOG! PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thalita!
      Também fiquei com essa sensação quando terminei de ler ACEDE, tipo: "Nossa, é esse o livro que todos estão achando sensacional?!" Também quero me desfazer da minha edição.

      Guria, também morro de medo dessas coisas de ET., hahahaha. Não sabia do filme, só de um documentário, "Ancient Aliens", que é baseado nessa teoria e passa no History, se não me engano!

      Bjs!

      Excluir
  8. Adorei a tag! Também não gostei muito de A Culpa é das Estrelas. Na verdade, só li uns dois capítulos e acabei abandonando. Não é que ele é chato, mas não tive vontade de ler, sabe?
    Quero ler o 1984, já que nunca li nada desse autor. E esse é o meu estilo preferido! <3
    Beijos!
    Coisinhas Aleatórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariana!
      Você desistiu rápido de ACEDE, eu insisti até o final pra não dizer que eu não tentei, mas não desceu :/
      Se você gosta de distopias, 1984 é referência nesse gênero, se prepare para fortes emoções!

      Beijos!

      Excluir
  9. AAAh amo essas tags literarias sempre tem livros legais pra gente ler, amei o blog também mocinha <3 bjss xará

    lennamaria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, xará!
      Também gosto de algumas TAGs Literárias, essa eu adorei ter sido indicada, achei super original ^^

      Bjs!

      Excluir
  10. não penso em ler o das estrelas. ensaio sobre a cegueira é impressionante. mas uma leitura difícil. é muito difícil ver a degradação do ser humano e ver o quanto qualquer um de nós pode se desumanizar qd faltam itens básicos. o filme é bom tb. eu adorei pickwick. é uma diversão. adoro dickens. adoro jane austen, mas não li persuasão. eu gostei de 1984 e do filme tb. ah, eu li dois irmãos do milton hatoum que está sendo filmado. luciano pavollini do tezza tb eu já li e vai virar filme. desculpe, nem lembrei de deixar o link
    http://mataharie007.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pedrita! Já me disseram que Ensaio sobre a cegueira é difícil leitura mesmo, mas eu não tenho medo, haha. A temática é realmente genial.
      Primeira pessoa que eu conheço e que leu Pickwick, que bom saber que vocÇ~e achou bom! Pelo menos uma opinião positiva :)

      Beijos!

      Excluir
  11. Oi Helena, adorei a tag..
    É #diferentona mesmo, não gostou de A culpa é das estrelas. kkkkkkkk
    Brincadeira, conheço umas pessoas que não gostaram tmb.
    abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Flávia!

      Legal essa TAG, né?
      Não sou tão diferentona não, mas é que tem taaanta gente que gostou, que eu fico pensando se o meu gosto é tão diferente, haha.

      Abraço!

      Excluir
  12. Oi, Hel!
    Muito obrigada pela indicação. Amo/sou tags e essa eu acho muito divertida.
    Eu amei Ensaio sobre a Cegueira, mas ainda não li o livro.
    Eu li A Culpa É das Estrelas na época que lançou e também não achei essa coca-cola toda.
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe do sorteio do livro Marianas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lu!
      Que bom que você gostou da indicação, estou ansiosa pelas suas respostas!

      Conheço várias pessoas que não curtiram A culpa é das estrelas, mas número de fãs é gigantesco!

      Beijos!

      Excluir
  13. Olá, Hel! Tô muito feliz de ver a tag chegando aqui, sério, primeira tag que criei, haha.
    Eu ainda não li nada da Clarice, mas no terceiro ano minha turma foi dividida em grupos pra cada um ler/apresentar um livro, e o grupo que apresentou "Felicidade Clandestina" me deixou com muita vontade de ler. Por coincidência, meu grupo apresentou "vidas Secas" e eu tive quase a mesma opinião que você sobre o Fabiano :)

    - Blog Entretanto -

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, que legal! Eu achei a TAG muito criativa, parabéns ^^
      Felicidade Clandestina é um livro de contos, muito bons, por sinal. Mas é um tipo de leitura bem peculiar, eu demorei uns meses para me acostumar com a escrita da Clarice, mas hoje em dia, amo de paixão!

      Vidas Secas é um livro que mexe com o leitor, porque a estória é muito árida, triste, e os personagens são muito bons!

      :)

      Excluir
  14. Que blog lindo, amei conhecer. Gostei muito da tag :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe um comentário! Eu vou adorar saber a sua opinião e com muito prazer te responderei :)