[Resenha] A jovem Alessia - Louise Bennett

20:30

“A jovem Alessia” é um romance de época que se passa em um local fictício, em meados do século XVIII, na França.
Alessia, a protagonista, é uma jovem de dezesseis anos que mora com o pai viúvo na vinícola La Vignette. O pai dela, o Conde Duchamp, odeia a filha com todas as forças, fazendo de tudo para que Alessia não tenha acesso à educação e a uma vida social. Alessia acreditava que tal tratamento se devia ao fato de a mãe ter morrido depois de dar à luz a ela, fazendo com que o pai a visse como a responsável pela morte da amada esposa. Contudo, Alessia é amada pelo rei Henri, seu padrinho, e pela princesa Anna, que a considera sua irmã.
Certo dia, Emilie, criada de Alessia, insiste que a jovem precisa sair e comprar tecidos para encomendar vestidos novos, o que sua ama aceita mediante os argumentos de que seus vestidos já estão curtos e ultrapassados. Ao chegarem ao mercado da cidade, a atenção de Alessia é logo captada pela visão de um jovem cavalheiro, o capitão da guarda real e fiel escudeiro do rei, Marcus de Lanpré. Concomitantemente, ele também se atrai pela jovem que nunca havia visto tão bela pelas redondezas e tenta se aproximar dela, mesmo com as advertências do amigo Louis, que lhe diz que ela jamais lhe aceitará a corte, pois se trata de uma nobre e ele, um plebeu. Ao perceber que Marcus se aproxima, Alessia, ingênua, sai correndo, mas pensando no belo rapaz que vira no mercado. Foi amor à primeira vista.

"Ora, a mocinha vira um rapaz atraente e se interessara por ele, e ele obviamente também se interessara por ela, a ponto de ter tentado vir cumprimentá-la. Mas ela era tão inocente, tão bobinha, que em vez de permitir ser galanteada, como o faria a maioria das jovens aristocratas da corte, resolveu sair correndo."

Por ocasião do aniversário da princesa, Alessia é convidada a passar uma temporada na corte, o que seu pai só permite diante da autoridade do rei, assim, a jovem se encaminha para lá. Ao chegar, é recepcionada por ninguém menos que Marcus, que já havia se informado que a moça que tinha visto no mercado era amiga da princesa e afilhada do rei. Logo, ele dá um jeito de se aproximar dela e confessar seu amor, não sem a ajuda de seu amigo Louis.
Os dois, confessos apaixonados, porém, sabem que jamais poderiam casar-se porque o pai de Alessia jamais permitiria que ela se casasse com um plebeu. Sendo assim, o rei Henri, que sempre considerou Marcus como um filho, dá a este o título de Conde de Lanpré, só assim, e mediante muita chantagem, é que o pai de Alessia aceita.
Mas essa foi só a primeira das muitas dificuldades que Marcus e Alessia encontram durante seu caminho; eles precisam lidar com os caprichos da princesa Anna, que esconde um segredo por trás de suas longas caminhadas até a fronteira. Também enfrentam muitos conflitos familiares e a cruel corrida ao trono do rei Henri, que já está velho e vê-se rodeado por um bando de víboras. Além disso, há o surgimento de um misterioso personagem que acabará por definir o destino de Alessia para sempre.
A capa do livro

***

Paixões proibidas, guerra, escândalos e mistérios - muitos mistérios -  compõe esse envolvente e nada meloso romance de Louise Bennet.
Confesso que, no início, achei a narrativa muito semelhante à da rainha Jane Austen, porém, este livro tem um diferencial que me fez gostar: ele relata a vida do casal protagonista durante a vida de casados! Coisa que Jane Austen nunca fez e sempre nos deixou com aquele gostinho de quero mais (quem nunca quis saber se Mr. Darcy e Lizzie tiveram filhos etc. ?). Mas não pense que essa vida de casados de Alessia e Marcus foi uma rasgação de seda, não; morando na corte, eles precisam se esquivar dos comentários maldosos, das intrigas e segredos dos nobres.
Os personagens são muito bem construídos, de modo que nos afeiçoamos a alguns e odiamos outros. Posso dizer que Alessia foi uma personagem que eu gostei, apesar de em alguns momentos achar que ela era inocente e perfeita demais, isso dá um tom bucólico a ela que justifica a sua criação isolada do mundo. Apesar disso, ela se mostra sensível às injustiças que a rodeia: se indigna com os luxos da nobreza, as traições que assolam seu padrinho, o rei, e a futilidade das pessoas da corte. Mas a característica da personalidade de Alessia que me fez admirá-la foi sua independência. Algumas vezes, constatou o machismo que a rodeava e, ao invés de ficar parada, tratou de aprender a se defender sozinha; aprendeu esgrima, ajudava o marido em seu ofício e não se reclinava à opinião dos outros, sempre mantendo a educação apesar de suas inclinações políticas serem terminantemente contra as injustiças sociais que via ao seu redor.
A escrita de Louise é de uma estilística impecável, fazendo jus ao gênero, ela emprega formas verbais e palavras rebuscadas, muitas vezes lançando mão de próclises e mesóclises, embora seja perceptível que a narrativa tem um tom moderno, sem deixar a leitura difícil. Em alguns momentos, a narrativa se tornou um pouco parada, e isso me fez arrastar um pouco a leitura, contudo, nos últimos capítulos não conseguia parar de ler diante de tantas revelações e acontecimentos bombásticos.
Indico a leitura desse livro para aqueles que gostam de um bom romance de época, a escrita é rica, mas ao mesmo tempo fluída. O romance aparece em uma dose certa, sem enjoar o leitor (já deu para perceber que não gosto de romances melosos, né) e há aquele toque, ainda que pequeno, de crítica social que tanto admiro nos romances históricos.

PS.: A data oficial de lançamento do livro físico é dia 30/04/2016 e estará sendo vendido no site: www.romance.online.nom.br ou na Livraria Leitura.

Beijinhos, Hel.

BENNET, Louise. A jovem Alessia. 2. ed. São Paulo: Forsaken. 2016. 388 p.


You Might Also Like

23 comentários

  1. Gosto muito de romances de época, adorei a premissa de ter o depois do casamento, visto que não vimos muito isso. Sempre quis saber o que há depois do "felizes para sempre".

    www.eucurtoliteratura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Tainan. É difícil sabermos o que acontece depois do final feliz, a autora desse livro conseguiu mostrar as crises e problemas que o casal enfrentou e como eles se portaram diante delas para contorna-las :)

      Excluir
  2. Olá! =)
    Parece bem interessante! Cheio de mistérios e ainda de época~ *-*
    Gostei de sua resenha, e fiquei curiosa pelo livro, haha.
    Pelo que entendi a narrativa é boa, então~ Vou adicionar no Skoob. x)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paula.
      A narrativa é boa sim, com exceção daqueles momentos em que citei que os acontecimentos ficam meio parados, o restante é bem legal!

      :)

      Excluir
  3. A assinatura da autora chamou minha atenção e me fez lembrar Jane Austen e no meio da resenha você cita Austen, cheguei a rir sozinha... Rssss. Como você também não gosto de romance meloso, às vezes leio algum para matar saudades dos velhos tempos, mas hoje não faz parte da minha leitura diária. Pela sua resenha como romance histórico parece ser um livrão. Já li muitos romances históricos e hoje não tanto, porém este parece prometer bom divertimento. Bjo.

    http://bombuteco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, nunca gostei de romance meloso, é o tipo de livro que passo longe, por isso, fiquei meio receosa com esse livro, mas não me decepcionei :)

      Excluir
  4. ótima resenha, o livro parece ser muito interessante. já está incluso na lista de leitura para este ano. Adorei seu blog de literário. Abraços

    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada e que bom que você gostou.
      Boas leituras!

      Abraços!

      Excluir
  5. Olá , Tudo bem ?
    Meu gênero favorito é Romance de época e esse livro parece ser ótimo ♥ . Nunca li nada parecido ( de mostrar a vida após casados ) , achei interessante. Parabéns pela resenha.

    Beijos,
    Gleyce Garcia .

    http://ps-believeandlive1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gleyce!

      No começo achei que por falar da vida de depois de casados eu não iria gostar, que perderia a magia do romance do casal, mas me enganei. Ficou muito bom!

      Beijos e obrigada pela visita! :)

      Excluir
  6. Oi Helena!
    Não conhecia a autora, apesar de já ter visto essa cover por aí, fiquei curiosa. Sabe que adoro romances de época, e é muito bom quando o autor usa de forma clara para expor uma narrativa que cative o leitor. Fiquei bastante interessada. Ótima resenha =)

    Beijos, Pri
    vintage.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri!

      Eu também não conhecia a Louise, se não me engano esse é o primeiro livro que ela escreve, logo, explica-se por que nunca a vimos ou ouvimos falar dela antes :)

      Que legal você ter se interessado!
      Obrigada pelas palavras e pela visita ^^

      Beijos!

      Excluir
  7. Olá Hel!
    Este livro parece ser uma graça.
    Romances de época costumam ser um tanto agradáveis na minha opinião, embora eu não leia muitos...
    Sem contar que a temática dele, pós-casamento, parece ser muito interessante. Geralmente os livro acabam aí, com o relacionamento do casal dando certo, eles se casando e supostamente vivendo uma vida perfeita depois... Mas e aí? Como é que fica? Como é que a gente fica? Queremos saber o resto! rsrs

    Parabéns pela resenha!
    Beijos
    http://www.blogleituravirtual.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marina.
      Realmente, romances de época são leituras agradáveis e, ao mesmo tempo, trazem algumas críticas e questionamentos daquela sociedade que tornam a leitura mais válida ainda!
      Obrigada :)

      Beijão

      Excluir
  8. Oii!
    Que resenha completa e maravilhosa, adorei, parabéns! Fiquei muito curiosa quanto ao livro e quero logo conhecer a vida de casado desse casal e muito bom saber que o romance não é exagerado e meloso.
    Abraços!
    apenasumaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariana!
      Muito obrigada, fico feliz em saber que você gostou :)

      Abraços!

      Excluir
  9. Nossa, parece ser uma história muito interessante. Nunca li um romance que fuja do mocinha e mocinho se apaixonam e fazem tudo para ficarem juntos. Parece ser algo muito cotidiano um casal já casado, e esta é a graça, a inovação. Eu me interessei bastante pelo livro, claro que sua resenha me conquistou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, Lívia, no começo é meio clichê sim, mas só o começo, depois que eles assumem o relacionamento e se casam a estória fica mais madura, sabe. Essa inovação - pelo menos eu nunca tinha visto em nenhum outro romance - é que dá um toque diferente à estória ^^

      Que bom que você se interessou, agora é só esperar o lançamento!

      Excluir
  10. Olá Hel!
    Adoooooooooooro romances de época e fiquei contente em saber que esse não é meloso e que mostra a vida de casados! Curit :D
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - SORTEIOS NO BLOG! PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Que incrível,estou começando a ler romances de época e estou amando!
    Vou ficar de olho nesse.


    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Heeel!
    Eu já tinha lido resenhas desse livro antes e achei até legal.
    Mas sei lá, eu não curto muito romance de época, nunca consigo me prender em livros assim.. :/
    Nem consegui terminar Orgulho e Preconceito, acredita?
    Mas tenho que superar esse meu bloqueio porque acabou perdendo boas estórias.

    Beeeeijo

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Raíssa!
      Bom, se não é o seu gênero, fazer o quê, né?
      Se você não curtiu O&P talvez não seja o seu gênero favorito ou o momento certo ^^

      São realmente boas estórias, mas, às vezes, é preciso um pouquinho de paciência ^^

      Beeeeijão!

      Excluir
  13. Vim conferir essa resenha depois de uma indicação da Lívia, e me pareceu interessante. Confesso que nunca me interessei por romance de época, e nunca li nenhum. Mas como preciso ler para um desafio, estou procurando por algum me interesse de verdade, quem sabe assim eu passe a gostar do gênero...

    ResponderExcluir

Deixe um comentário! Eu vou adorar saber a sua opinião e com muito prazer te responderei :)