O guia do mochileiro das galáxias - Douglas Adams

11:49

“O espaço é grande. Grande, mesmo. Não dá pra acreditar o quanto ele é desmesuradamente inconcebivelmente estonteantemente grande. Você pode achar que da sua casa até a farmácia é longe, mas isso não é nada em comparação com o espaço.” (Trecho de O guia do mochileiro das galáxias, p. 63).

Foto: arquivo pessoal.
O guia do mochileiro das galáxias é o “volume um da trilogia de cinco” - sim, você leu corretamente, é uma trilogia de cinco! -  de livros escritos por Douglas Adams, escritor britânico.

Qual o sentido da vida? Quem somos? Para onde vamos? Quem nunca se questionou sobre isso que jogue a primeira pedra.
Em O guia do mochileiro das galáxias, conhecemos Arthur Dent, um terráqueo que está prestes a ter sua casa demolida para que em seu lugar seja construído um desvio, em seguida, conhecemos Ford Prefect, um alienígena de um planeta próximo a Betelgeuse que veio visitar a Terra para fazer pesquisa de campo para seu livro, O Guia do Mochileiro das Galáxias, mas que acabou ilhado no planeta por 15 anos, e teve que se disfarçar de ator desempregado. Os dois são amigos, e Arthur nem desconfia da origem de Ford, que precisa contar ao amigo que a Terra está prestes a ser destruída, para em seu lugar ser construído... Um desvio! Que coincidência, não?
A estória já se inicia no dia fatídico em que a Terra é destruída, e Ford e Arthur conseguem escapar da tragédia ganhando uma carona dos cozinheiros da nave dos Vogons, povo alienígena responsável pela destruição do planeta. A partir de então, Arthur começa a descobrir toda a verdade que o cercava acerca do universo e que ele não conseguia enxergar: a verdade sobre os golfinhos, sobre os ratos e sobre a própria Terra. Arthur conhece novos planetas, nomes impronunciáveis, criaturas inconcebíveis e até A RESPOSTA PARA  A VIDA O UNIVERSO E TUDO MAIS: 42!!!

“Como é sabido, a vida apresenta uma série de problemas, dos quais os mais importantes são, entre outros, Por que as pessoas nascem? Por que elas morem? Por que elas passam uma parte tão grande do tempo entre o nascimento e morte usando relógios digitais?” (ADAMS, 2010, p. 122).

***

Inteligente, irônico, engraçado e sem-noção, O guia do mochileiro das galáxias é uma ficção científica que, apesar de parecer boba e despretensiosa para o leitor mais desatento, é na verdade muito perspicaz e cheia de críticas ao comportamento do ser humano em relação a diversos aspectos da nossa existência. Uma das críticas mais sensacionais é o pouco que sabemos e buscamos saber sobre o universo. A leitura d´O guia do mochileiro das galáxias torna-se uma experiência divertida e ao mesmo tempo libertadora que faz com que o leitor saia da sua caixinha e possa imaginar a infinidade de possibilidades que existem além do nosso planeta.
A estória pode parecer um pouco confusa, de início, já que o leitor pode se deparar com termos da física que, para mim, que não entendo bulhufas dessa ciência, pode complicar um pouco a leitura, mas só um pouco! Os personagens, também, são maravilhosos e divertidíssimos, o meu preferido é Marvin, o Androide Paranoide, que foi projetado com a tecnologia de Personalidade Humana Genuína (PHG), o que faz com que ele seja extremamente depressivo. Embora seja muito inteligente, os seus companheiros o incumbem de tarefas simples que exigem pouco do seu vastíssimo QI, situação que me fez pensar nas pessoas que possuem habilidades magnificas e que não são aproveitadas nas empresas onde trabalham, por exemplo.
Outro personagem que me fez dar boas gargalhadas foi Zaphod Beeblebrox que, apesar de ser o presidente do Governo Imperial Galáctico, não possui poder nenhum sobre a galáxia, o que pode ser comparado com alguns políticos que servem apenas de marionete para "financiadores" do poder.
Como percebido, um livro publicado há tantos anos ainda se conserva atual e atemporal em suas críticas. A narrativa é extremamente fluída, o que torna a leitura rápida. Com certeza continuarei lendo essa série, que comprei para meu noivo, mas que acabei me apaixonando.

Gostam de ficção-científica? Já conhecem essa série de livros? Vamos trocar figurinhas nos comentários ;)?

Beijinhos, Hel.


ADAMS, Douglas. O guia do mochileiro das galáxias. Ed. Popular, São Paulo: Arqueiro. 156 p. Tradução de Carlos Irineu da Costa e Paulo Fernando Henriques Britto.

You Might Also Like

16 comentários

  1. Olá Helena td bom?
    Sempre tive muita curiosidade dessa série, e também já tive oportunidades de a comprar, mas confesso que tive receio de ser uma leitura muito infantil e julguei os livros pela capa! Agora tenho sua opinião vou pensar em rever minha posição, ainda mais que tem uma boa dose de ficção científica na série.
    :)

    http://www.blogleituravirtual.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gustavo.
      Eu não achei nada infantil, pelo contrário!
      Tomara que você possa ler e que goste da experiência, eu, que não era acostumada a ler ficção científica adorei!

      :)

      Excluir
  2. Oi, Helena!

    Também gosto desse livro, é muito divertido e realmente traz muitas críticas! Ah, e uma dica legal é escrever no Google: "The answer to life, the universe and everything" e olha o que aparece, hahahah

    Parabéns pela resenha, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Júlia!

      Eu já fiz isso! Achei demais hahaha, adoro essas brincadeiras do Google!

      Beijos!

      Excluir
  3. Olá Hel!
    Comprei a séria uma vez e só consegui ler o primeiro. Não gosto de ficção cientifica e todas as tiradas sem noção do livro não me cativaram :(
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas | SORTEIO 250 SEGUIDORES! NOS SIGA E PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thalita, que pena que você não se cativou pela escrita do Adams, como eu disse, pode parecer uma escrita boba, e em alguns momentos realmente é, mas em outros há uma crítica por trás e é isso que faz o livro se tornar engraçado!

      Eu também não curto muito ficção científica, mas tirei a mochilinha do preconceito e não me arrependi de ter feito essa leitura!

      Bjs!

      Excluir
  4. Nossa, que demais! Parabéns por sua resenha, ficou muito boa!
    Já ouvi falar muito desses livros e sempre tive uma vontade de ler, mas nunca o suficiente para realmente colocar a mão na massa! Porém agora fiquei muito curiosa a respeito!
    Quem sabe eu também não o coloque na lista dos livros que me fizeram rir? Mais um pra nossa coleção desses livros raros haha

    Beijos
    http://www.blogleituravirtual.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marina!
      Eu achei difícil resenhar esse livro porque ele tinha muuuuita informação e achei que a resenha ficaria confusa e incompleta, que bom que você gostou!

      Eu tinha esses livros aqui em casa há meses e só agora, de férias, resolvi ler.
      Realmente, precisamos de livros felizes, e esse é muito engraçado!

      Beijos!

      Excluir
  5. Adoro essa série, ainda tenho que terminar de ler. Amo o Marvin, você pretende ler os demais?

    www.eucurtoliteratura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tainan. Como eu disse no final da resenha, sim, porque gostei demais do primeiro livro. :)

      Excluir
  6. Ei, Hel, tudo bem?
    Tá aí um livro que tenho muita vontade de ler. Ele parece ser mesmo atemporal e ter uma narrativa extremamente fluída. Os termos da física utilizados devem confundir um pouco no começo, mas nada demais, né?!
    Adorei a resenha!

    Beijão,
    Blog | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nina! Tudo ótimo!
      OS termos da física não são nada comparados às palavras que o autor inventa, mas no fim, não atrapalha a compreensão, não!

      Obrigada querida!

      Beijos!

      Excluir
  7. Olá Helena! Que perfeita a sua resenha! Falta só o último livro pra mim terminar de ler, realmente é uma leitura única, Douglas Adams é mesmo um gênio. Também adoro o Marvim *-*

    http://poyozodance.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Caroline. Muito obrigada *---*

      Eu também achei esse livro muito único, nunca tinha lido não tão excêntrico!
      Adorei o estilo do Adams e também quero ler os demais volumes da "trilogia".
      O Marvin é muito adorável.

      Bjs e obrigada pela visita!

      Excluir
  8. Comecei ler este livro no meio do segundo semestre, e adivinha? Desisti. Adorei sua resenha e pretendo dar mais uma chance ao livro que não tem culpa de eu ter escolhido o pior momento para ele.

    http://www.talitasemh.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, isso é muito chato! Eu lembro que isso aconteceu comigo quando tentei ler "A paixão segundo GH" da Lispector, foi muito traumatizante, mas ainda vou tentar ler esse livro.

      Sobre "O guia dos mochileiro das galáxias", é uma leitura bem leve, agora nas férias ou no começo do semestre quem sabe você retoma!?

      Beijos!

      Excluir

Deixe um comentário! Eu vou adorar saber a sua opinião e com muito prazer te responderei :)