Morte súbita - J.K. Rowling

06:00

“Escolher é algo perigoso: quando escolhemos, temos que abrir mão de todas as outras possibilidades” (ROWLING, p. 567).
Foto: arquivo pessoal

Morte Súbita é, inegavelmente, um livro de difícil leitura. Não por se tratar de um livro com linguagem difícil, mas sim, pelos temas pesados - e necessários - que aborda.
***
Quando Barry Fairbrother, presidente do Conselho Distrital de Pagford, uma cidadezinha pacata, morre, esse acontecimento acaba afetando de um modo ou de outro a vida de todos da cidade. A sensação geral é a de que um herói faleceu, já que Barry era defensor dos pobres e oprimidos e da permanência de projetos sociais que beneficiavam a população carente da cidade vizinha, Fields, que os conservadores de Pagford tanto odiavam e viam como um estorvo para a imagem idílica de sua cidade.

“Ele tinha sido um exemplo vivo do que as pessoas propunham na teoria: através da educação, sair da pobreza para a riqueza, da falta de poder e dependência para dar uma contribuição valiosa à sociedade.” (ROWLING, p. 487).

Mas, por trás do sofrimento e aparente consternação, muita gente já está de olho na cadeira de presidente e, inclusive, até na mulher de Barry, a viúva Mary.
Logo no começo da narrativa, acompanhamos a guerra fria que se desenvolve entre os candidatos à vaga de Barry e, também, acompanhamos outros personagens como Krystal, Sukhvinder, Bola, Andrew e Gaia, jovens diferentes entre si e que passam por problemas como bullying, vícios e problemas familiares. Embora os problemas dos adultos sejam mais explorados durante a narrativa, eles acabam afetando esses adolescentes que ficam em meio ao “fogo cruzado” dos pais e se veem obrigados a tomar alguma atitude em relação a isso, causando muitos problemas para os adultos e, ao mesmo tempo, fazendo com que eles enxerguem o que há de mais podre e sórdido na vida aparentemente perfeita dos moradores de Pagford.

“As vítimas do Fantasma de Barry Fairbrother estavam atoladas na lama da hipocrisia e das mentiras, e não gostavam de escândalos. Eram insetos estúpidos que fugiam da luz brilhante. Não sabiam nada da vida real.” (ROWLING, p. 494).

***
Foto: arquivo pessoal

Um livro complexo e cansativo, com muitos personagens e com uma narrativa que, apesar de usar o narrador onisciente em terceira pessoa – que é o meu tipo de narração favorita-, ainda fica confusa e maçante em alguns pontos, exigindo do leitor paciência para que os personagens finalmente comecem a fazer sentido e terem uma relação entre si. Além disso, tem-se a sensação de que estamos lendo um livro mal traduzido, com passagens truncadas e diálogos forçados, sem falar nos erros de revisão que teimam em aparecer nas edições da editora Nova Fronteira :/.O uso excessivo de palavrões, que algumas pessoas apontam como algo negativo na narrativa, a meu ver, era necessário para a constituição de alguns personagens.
Apesar dos pontos negativos que apontei até aqui, me peguei torcendo por alguns personagens e para que tivessem um “final feliz” e chorei nas últimas páginas do livro. Os temas trazidos por J.K.Rowling em “Morte Súbita” também são muito pertinentes, como a preocupação com o futuro das crianças e adolescentes e o modo como a sociedade pode destruir uma vida antes mesmo de ela ter começado. A crítica social é explícita e o modo como a autora estereotipa alguns personagens para viabilizar essa crítica, embora forçada, se mostrou eficiente.
Por fim, não indico a leitura desse livro, apesar de ter sido alertada por muitos de que não era um bom livro, achei o livro extenso demais, poderia ter dito mais em menos páginas. Não chega a ser um desperdício de dinheiro a compra desse livro, mas com certeza é um exemplar que não lerei novamente.

Já leram? Gostaram?

Beijinhos, Hel.



ROWLING, J. K.. Morte súbita. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012. 651 p. Tradução de Izabel Aleixo e Maria Helena Rouanet.

You Might Also Like

19 comentários

  1. Olá Hel! Quando foi publicado fiquei com muita vontade de ler porque esta capa amarela atrai muito minha atenção. Fui lendo algumas resenhas e o que de fato me desencorajou foi o excesso de personagens, pois em todas as resenhas que lia esta reclamação aparecia. Acabei lendo outro livro da autora, O chamado do cuco, que gostei. Acho que ler Morte Súbita me decepcionaria. Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, a capa é chamativa mesmo! Sobre ter muitos personagens, confunde um pouco, a J.K. acaba tentando trabalhar e focar em todos eles e, no fim, nenhum deles fica bem descrito.
      O chamado do cuco já ouvi falar, ela escreveu sob um pseudônimo, não é!? Esse nunca me interessei em saber sobre.

      Bj

      Excluir
    2. Sim, ela escreveu sob um pseudônimo e é uma história de detetive, não é aquele grande livro, mas é interessante.

      Excluir
  2. Oi! =)

    Não li Morte Súbita, mas pelo visto nem lerei. XP
    Livros que enrolam muito e tem muitos personagens não me agradam muito. =\
    Prefiro poucos personagens, em que podem ser mais explorados, e há menos problemas de confundi-los.
    Enfim, parece que o livro tem umas temáticas bem interessantes. Mas como já não me agradei com a leitura de outro livro dela além de Harry Potter... Paciência.

    Gostei da resenha! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paula.
      Não recomendo mesmo, senti falta de muitas coisas nesse livro, além da descrição mais apurada dos personagens, como descrição de cenários e de trabalhar melhor a relação entre eles.

      As temáticas do livro são interessantes sim, ainda mais para nós, educadores, pois fala sobre apoiar as crianças e tentar entender o contexto em que elas vivem antes de julgar, principalmente no ambiente escolar.

      Obrigada, ^^

      Excluir
  3. Oi, Hel!
    Confesso que, desde que ele foi lançado, apesar de ser da JK, não me despertou interesse pra ler.
    Tentei assistir a adaptação que a BBC (se não me engano) produziu e larguei logo no começo.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio do livro Marianas | Participe do sorteio Mês das Mulheres em Dobro
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiza.

      Eu fui procurar essa adaptação (é da HBO ) assim que comecei a leitura do livro, aí já vi que eles mudaram o final e me desanimei, não consigo imaginar um final diferente, mas eles mudaram porque o final era muito triste e as pessoas desligariam a televisão WHAT?
      Enfim, se não gostei muito do livro, você pode imaginar que não assistirei a série, ainda mais com essa alteração,affs


      Bjs!

      Excluir
  4. Oi Hel!
    Realmente, a narrativa é um pouco cansativa e o excesso de palavrões me deixou meio desconfortável, apesar de ser um ponto importante na descrição dos personagens mesmo. O número de personagens também é algo que confunde um pouco, principalmente com todos aqueles nomes esquisitos, mas no geral eu gostei do livro. Agora não me lembro muito bem dos detalhes, pois li já faz um bom tempo, mas pretendo reler logo.

    No lançamento o rebuliço foi bem grande também. Mas ao meu ver muita gente comprou pelo nome da autora e acabou se decepcionando por talvez esperar algo mais parecido com o tipo de escrita de Harry Potter, não sei dizer.

    Como eu disse, eu gostei do livro, mas pelo visto a repercussão não foi assim tão boa, caso contrário ela não teria escrito mais dois livros sob um pseudônimo masculino. Minha opinião. rsrs

    Beijo
    http://www.blogleituravirtual.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, esse livro tem tanto pontos positivos, quanto negativos, muito fortes, fica difícil classificá-lo, dei 4 estrelas no skoob.

      Sobre a repercussão, acho que é aquela questão das expectativas, o pessoal se alvoroçou por que queria mais escritos da autora e esperavam algo no estilo HP, aí já viu, né...

      Sabe que essa tua teoria do pseudônimo faz sentido?! Pode ser que ela tenha ficado com medo da receptividade do público, enfim, só teorias aqui rsrs

      Beijo

      Excluir
  5. Oi Helena!
    Então partilho da opinião dos comentários anteriores. A maioria das resenhas aponta esse detalhe de excessivos personagens e uma narrativa que parece arrastada. Entretanto fico contente de a J.K.Rowling ter escrito totalmente diferente de HP. Muito boa a resenha... bjo

    http://www.blogleituravirtual.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo, eu também acho importante para a JK se aventurar em outros gêneros e públicos, inovar, sabe. De modo algum eu achei o livro ruim, mas acho que ela ainda tem alguns pontos em que trabalhar melhorias, mas enfim, quem sou eu para julgar, minha humilde opinião.

      Apesar de muito diferente no enredo, a narrativa continua gostosa e fluida como nos livros de HP, e isso é um ponto positivo muito forte nesse livro.

      Obrigada,

      Bj!

      Excluir
  6. Olá Hel!
    Eu li e também não gostei. Assim como você achei forçado. Eu não ligo para palavrões mas eles me soaram tão, mas tãooo forçados nesse livro, como se a Rowling quisesse tanto se distanciar de HP e cia que resolveu chocar o leitor a força.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - SORTEIOS NO BLOG! PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thalita!
      Então, também me pareceu que ela quis se distanciar de HP, criando esses personagens tão estereotipados e "adultos". Até os adolescentes do livro são forçados.

      Beijos!

      Excluir
  7. Oi, Hel.

    Sua resenha me fez lembrar da minha tentativa frustrada. Infelizmente não consegui concluir a leitura pelos motivos que você citou, o livro é muito cansativo e eu não conseguia ligar os personagens, muita coisa me pareceu sem sentido.
    Você chorou? Puxa. Fiquei curiosa para saber o motivo. Mas essa curiosidade é momentânea, não tenho vontade de tentar ler novamente.
    Resenha muito perstinente, adorei!

    Beijos
    Historiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thami, eu fui persistente, demorei horrores para concluir a leitura, mas acho que o final valeu a pena, apesar da narrativa cansativa.

      Chorei sim, pois um dos personagens que eu mais gostava teve um desfecho muito triste, embora verossímil, e isso fez eu gostar do livro um pouquinho mais. Mas como disse, não é motivo o suficiente para reler Morte Súbita!

      Obrigada, beijos!

      Excluir
  8. Eu gostei bastante desse livro. Eu não achei ele cansativo, achei ele muito maduro, realmente para adultos. É inegável que a quantidade enorme de personagens deixou, realmente, a leitura um pouco mais lenta e difícil de acompanhar, mas depois que compreende, a leitura flui. Eu achei "O Chamado do Cuco" muito mais cansativo. Eu não recomendo para qualquer um, mas para os já tem um nível de leitura mais avançado, acredito que seja uma boa leitura :)
    Ótima resenha, Hel, por mais que tenhamos opiniões diferentes, eu compreendo seus argumentos e concordo sob este ponto de vista!
    Kisses, Bea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bea, é um livro madura, também acho, são temas pesados, mas necessários, como eu disse.

      Obrigada, que bom que você compreende meu ponto de vista!

      Kisses! ^^

      Excluir
  9. Oiee Hell,

    Engraçado, nunca tive vontade de ler Morte Súbita e alguns amigos falaram o mesmo que vocês, uma história meio truncada que tinha tudo para ser mais fluida, se tornou mto maçante!!

    Adorei a primeira citação, o Jô Soares (olha a referência hahaha) fala algo parecido sobre o filho dele.. E concordo, escolher nos faz perder um mundo de possibilidades, mas é preciso!! rsrs

    Adorei a resenha Hel!! *-*

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise!

      Eu vejo muita gente divergindo em relação a esse livro, muitos amam, outros nem tanto! Mas não vi ninguém que tenha odiado. Acontece que eu estou acostumada a ler tantos livros maravilhosos que esse acabou sendo mediano!

      Aquela citação eu fiquei até confusa quando vi no livro, pois jurava que já tinha visto em algum outro lugar, mas acho que a J.K. não plagiaria, né? Hahaha

      Obrigada, Denise, bjs!

      Excluir

Deixe um comentário! Eu vou adorar saber a sua opinião e com muito prazer te responderei :)