Projeto Viajante literária

17:00

Olá, leitores! Tudo bem? Hoje eu quero compartilhar com vocês um projeto que eu criei, o Projeto Viajante literária. Eu sempre quis ir além nas minhas leituras, sair do lugar comum, conhecer novas culturas, costumes, linguagens, tudo isso por meio da literatura, mas sempre senti que estava lendo muita literatura brasileira, inglesa e norte-americana, como se eu andasse em círculos, não conseguindo me desprender da zona de conforto. Por isso, eu pensei em iniciar o ano de 2017 conhecendo autores de nacionalidades diferentes, tendo experiências de leitura diferentes das que eu costumo ter. Então, eu pensei em me desafiar, e tendo me inspirado na ideia de uma amiga minha, enquanto falávamos sobre Literatura universal, pensei em trazer aqui para o blog, fazer um projeto de leitura, com regras e temas, tudo bem definido para eu não ter desculpa e ler de uma vez! Eis que depois de tudo isso surgiu o Projeto Viajante literária:



Eu sei que já há projetos semelhantes, como o da Mel Ferraz, do blog Literature-se, que tem o Lendo o mundo, mas eu quis fazer um só meu, em que eu pudesse escolher os livros que mais me interessam, enfim, deixar mais com a "minha cara". Mas é claro que ficarei muito feliz se algum de meus leitores e amigos quiserem participar!

A ideia que se delineou é a seguinte: 1 (um) livro por mês durante um ano, ou seja, vou ler 12 (doze) livros diferentes, cada um respectivo a uma nacionalidade. Não tive nenhum critério para escolher as nacionalidades, contanto que não fosse brasileira, inglesa ou norte-americana. Logo, fui escolhendo alguns títulos e recebendo algumas indicações de amigos. Eis a lista:

1. FRANÇA Madame Bovary - Gustave Flaubert
2. UCRÂNIA O mestre e a margarida - Mikhail Bulgákov
3. PORTUGAL A desumanização - Valter Hugo Mãe
4. RÚSSIA Anna Kariênina - Liev Tolstoi
5. NIGÉRIA Americanah - Chimamanda Ngozi Adichie
6. NORUEGA A biblioteca mágica de Bibbi Bokken - Jostein Gaarder
7. JAPÃO Caçando Carneiros - Haruki Murakami
8. ALEMANHA O lobo da Estepe - Herman Hesse
9. ESPANHA A sombra do vento - Carlos Ruiz Zafón
10. IRLANDA Dracula - Bram Stocker
11. REPÚBLICA TCHECA O processo - Franz Kafka
12. COLÔMBIA O amor nos tempos do cólera - Gabriel Garcia Márquez

Claro que a escolha também se pautou no fato de algum desses livros eu já ter no meu acervo (Madame Bovary, A desumanização Anna Kariênina e O processo) e alguns dos outros eu desejava há muito ler. Apesar de os títulos estarem numerados, não vou ler nessa sequência necessariamente. Vou lendo conforme surgir a vontade. E também vou deixar a ordem livre caso algum de vocês queira acompanhar o projeto, sintam-se mais livres para escolherem suas leituras

Obviamente, também quero convidá-los a participar do projeto, sintam-se mais do que bem-vindos a ler juntos comigo e compartilhar suas impressões em seus blogs, caso tiverem, ou nas redes sociais.
Espero que eu consiga ler esses livros e que sejam leituras boas. Desejem-me sorte (e tempo livre)!

Beijinhos, Hel.

You Might Also Like

17 comentários

  1. eu sempre vario os países. mas em geral é um brasileiro e um estrangeiro. eu gostei bastante de madame bovary. anna karenina é maravilhoso. livro extenso. adoro o processo. e o amor nos tempos do cólera é o meu preferido do autor. particularmente eu não gosto de designar tempo para ler livros. me incomodo com essa necessidade de contar números em detrimento do prazer. até pq alguns desses livros levam mais de um mês para serem degustados. mas a ideia de alterar livros e países é boa. eu alterno períodos tb. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pedrita.
      Bom, eu acho que o problema não está em estipular tempo, mas sim avaliar os hábitos de leitura e se propor a variar as leituras. Não vejo problema em fazer metas de leitura que são possíveis, e acho que conseguirei ler todos esses livros no período de uma ano.
      Bjs

      Excluir
  2. Alguns dos livros listados eu já tenho. Alguns, eu já tinha vontade de ler. Outros vão ser uma descoberta pra mim, Como A desumanização (título que me deixa curiosa, mas nunca parei nem pra ler a sinopse). Mas se tenho uma certeza é de que vou aprender um pouco com casa leitura! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lethycia, fico muito feliz com a sua participação.
      Será ótimo compartilhar leituras e opiniões contigo.
      Bjs

      Excluir
  3. Oi Hel! Tudo bem?!
    Por isso que seu blog é o meu favorito!!! Que Projeto legal (nome perfeito diga-se de passagem). Uma pena que não poderei acompanhá - la nessa empreitada, mas te desejo muito tempo livre para cumprí - la! Dos livros citados eu estou lendo Drácula. Faz mais de um mês, por conta da linguagem mais rebuscada e pelo estilo de escrita do autor. Tenho achado algumas partes bem maçantes, mas as partes com o Conde são fascinantes! Vou amar acompanhar seus posts! Beijos...

    www.blogleituravirtual.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo, seu querido! Então o L&G é seu blog favorito? Não faz isso com meu coração... Vou confessar que vc é meu leitor favorito, mas fica só entre nós, ok? Hahaha
      Quando fazer resenha (se fazer) de Drácula, me avise. Quero muito saber sua opinião!
      Bjs!

      Excluir
    2. É meu favorito sim! ;)
      Fico lisonjeado pela reciprocidade! :)
      Claro aviso sim! Sua opinião é muito estimada por mim! ;) :)

      Excluir
  4. Oi Hel! Que projeto mais lindo! Da sua lista existem dois que estão no meu projeto de leitura para 2017: Ana Karienina e Americanah. Comprei ambos no Kindle, pois são gordinhos, principalmente os primeiros. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria. Que legal que vc também vai ler esses dois!
      São gordinhos mesmo, como eu ganhei Anna Kariênina de presente, vou ler na versão física mesmo, que é linda, apesar de gordona, haha.
      Bjs!

      Excluir
  5. Oi Hel,
    Adorei a ideia desse projeto de leituras para 2017. Gostei da sua ideia de conhecer autores de nacionalidades diferentes. Também me sinto um pouco preso e acabo lendo os mesmos gêneros/autores/nacionalidades. Se não tivesse escolhido a minha meta para o ano que vem eu te acompanharia nesse projeto. Suas escolhas foram excelentes, vou anotar os que eu não conhecia para futuras aquisições. Boa sorte e boas leituras.
    E uma coisa, não leia os prefácios de Madame Bovary e Anna Kariênina, eles tem spoilers da história.

    Beijos,

    Leonardo - Blog Brainstorm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Leonardo. Que pena que vc não vai poder participara, mas tudo bem!

      Sobre spoilers, eu não ligo, até prefiro. Mas tem que ver qual é a edição que tem spoilers, né? As minhas são da Cosac Naify e da Nova Cultural :)
      Bjs!

      Excluir
  6. Ainnn que projeto incrível, Helll!! ♥ Ameeeiiii ♥

    Eu nunca parei para analisar quais literaturas eu mais lia, com certeza também ficaria com as três que você citou, mas acho que tenho um alguns que fogem dessa regra. Li livros de autores italianos, espanhóis, colombianos, irlandeses... E bem, que eu me lembre só. Vou pensar em quais eu posso inserir na minha lista tbm e tentar participar junto com você. Aliás, tem alguns da sua lista que estou louca pra ler!!

    Amei a ideia!! Tomara que muiiitos se empolguem e participem!!

    Bjs :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, De! Sua linda!
      Vem participar, vem? Vem fazer uma blogueira feliz. Hahaha

      Beijão!

      Excluir
  7. Oi, Helena!

    Que legal! Eu já conhecia o projeto da Mel Ferraz e com certeza vou acompanhar o seu. Já tenho algumas metas pra 2017, então vai ser difícil participar, mas vou acompanhar o teu blog pra saber das tuas leituras. Vou seguir a dica e tentar variar as minhas leituras também. Tenho A Sombra do Vento aqui em casa faz tempo, pretendo ler em 2017. Também gostaria de ler um dos romances da Chimamanda, como Americanah ou Hibisco Roxo. E queria conhecer a literatura do Gabriel García Marquez também.

    Ufa! É muito livro pra pouca vida, hahahah

    Boa sorte no projeto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Júlia!
      Que bom saber que vc vai acompanhar, realmente, te entendo, é muito livro pra pouco tempo.
      Do Chimamanda eu só li "Sejamos todos feministas" e do Gabo li "Cem anos de solidão"

      Bjs!

      Excluir
  8. Olá Hel,
    Adoro o projeto. Já tentei fazer um assim, mas não consegui, apesar de, em 2016, ter priorizado leituras de autores de nacionalidades diferentes, acho que tentarei fazer em 2017 de novo. Espero que você cumpra esse projeto e expanda seus horizontes literários.
    Mil beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bru!
      Obrigada pelo seu incentivo. Com certeza vai ser uma experiência nova e ampliadora.
      Bjs

      Excluir

Deixe um comentário! Eu vou adorar saber a sua opinião e com muito prazer te responderei :)