Suzy e as águas-vivas - Ali Benjamin

07:30

"Quem é capaz de saber? Talvez o fim de todas as pessoas não seja o dia em que elas realmente morrem, mas a última vez em que alguém fala com elas. Quando você morre, talvez não desapareça de fato, mas se apague em uma sombra, escura e disforme, apenas com os contornos visíveis. Com o tempo, conforme as pessoas forem se esquecendo de você, sua silhueta gradualmente se mistura com a escuridão, até a última vez em que alguém diz seu nome neste planeta. E é então que o que ainda restar de você -  a ponta sardenta do seu nariz, ou seu lábio superior em forma de coração - se dissolve para sempre." (BENJAMIN, 2016)



Como lidar com o luto? Especialmente quando se é uma criança? Como entender que certos acontecimentos, como a morte, simplesmente são o que são e não há nada que possamos fazer para mudar?

Suzy tem doze anos e perdeu sua (ex) melhor amiga, Franny. Ela adotou o não-falar desde que Franny morreu e se isolou do mundo a sua volta em uma nuvem de silêncio. Ela tem plena convicção de que a amiga não morreu afogada, pois Franny era uma nadadora excelente. Em busca de uma resposta mais convincente, já que Suzy não aceita o fato de a amiga ter simplesmente se afogado, ela acredita que a causa foi uma picada de água-viva, a Irukandji, uma espécie altamente mortal, e reúne toda informação possível sobre esses seres. Durante boa parte da narrativa, então, acompanhamos a menina descobrindo tudo o que pode sobre o assunto.

"Quanto mais frágil o animal, mais ele precisa se proteger. Portanto, quanto mais veneno uma criatura tiver, mais devemos ser capazes de perdoá-la." (BENJAMIN, 2016)

Você sabia que as águas-vivas são as criaturas mais antigas da Terra? Sabia que as águas-vivas estão se reproduzindo acima da média por causa da pesca, já que sobra mais alimento para elas e menos predadores naturais? Sabia que existem águas-vivas capazes de se regenerar e até de rejuvenescer se tornando imortais? Que nesse exato momento alguém foi picado por uma água-viva?

Se a sua resposta é não para todas essas perguntas, saiba que você não está só! Eu fiquei fascinada com todas essas descobertas. Aliás, amei toda essa atmosfera científica que o livro tem, mostrando como Suzy se inspira nas aulas de Ciências da professora Turton para empreender sua pesquisa. É lindo como ela é apaixonada pelo método científico, e é uma mensagem muito bonita que o livro passa, de como o mundo é grande, a quantidade de coisas que não sabemos e como a natureza pode ser fascinante se olhada com paixão.

"Talvez, em vez de nos sentirmos como um grão de poeira, possamos lembrar que todas as criaturas nesta Terra são feitas de pó de estrelas." (BENJAMIN, 2016)

Porém, deu um aperto no coração ver o modo como Suzy e Franny se afastam ao passo que entram na pré-adolescência, Suzy não se encaixa nos padrões de beleza e Franny quer ser amiga das meninas populares. As duas eram aquele tipo de amigas que faziam tudo juntas, mas, aos poucos, então, Franny abandona Suzy e chega até a cometer bullying, humilhando-a na frente na escola. Dói ler Suzy relembrando todos esses acontecimentos, mas dói mais ainda perceber que Suzy, no fundo, ainda queria voltar a ser amiga dela. O que é impossível com a morte, a morte destrói todas as possibilidades de as duas, um dia, voltarem a ser amigas. 

Suzy não percebe que sua busca pela verdade é em vão. Ela se culpa pelo fato de estar brigada com Franny antes de a amiga morrer e faz de tudo para provar que a morte dela foi causada pela Irukandji. Ela se compromete tanto em dar uma resposta científica para a morte de Franny, que acaba se esquecendo que mesmo que a encontre isso não muda o fato da morte, que é a única certeza que temos na vida. É claro que o que ela busca não é somente a resposta, mas também uma paz de espírito, algo que possa fazer com que a dor da perda diminua. Mas Suzy se recusa a aceitar a morte da amiga e a vivenciar o luto. 

O luto é um tema muito delicado para nós, adultos, imaginem para crianças. O ser humano sempre viveu em busca de certezas e respostas para a morte, tentando decifrar o que acontece depois. Muitos se agarram à fé de que existe um paraíso, outros se amparam na reencarnação e os adeptos do cientificismo acreditam que a vida na Terra é só o que há! Esse último ponto de vista pode parecer doloroso em vista dos outros, porém, ao ler Suzy e as águas-vivas, e ao me deparar com a delicadeza da escrita de Ali Benjamin, percebi que a vida aqui na Terra pode ser linda se aproveitarmos cada segundo ao lado de quem amamos. Lições de amizade e amor à família estão presentes no enredo, de uma forma leve e bonita. 

Encarar que a nossa existência é finita pode até ser difícil, pensar que num dia estamos aqui e no outro não estamos mais, é uma forma um tanto melancólica de olhar para nossa existência. Mas, novamente, acredito que são temas importantes de serem discutidos, até mesmo com as crianças, e esse livro soube abordar brilhantemente. 

Recomendo a leitura, muito, para todos. É um livro que faz chorar? Litros. Mas também é um livro muito bonito e que traz uma mensagem linda ao final. Muito bem escrito, com palavras simples, mas cheias de significado.

Beijinhos, Hel.

BENJAMIN, Ali. Suzy e as águas-vivas. (Tradução de Cecília Camargo Bartalotti). 1ª ed. São Paulo: Verus, 2016. 222 p.

You Might Also Like

10 comentários

  1. Oi Hel! :)
    Que livro incrível! Já tinha ouvido falar dele, mas não sabia dessa profundidade e riqueza de escrita. Esse é aquele tipo de livro que todos devem ler! E não tem momento mais propício pra se falar em luto depois do que chocou nosso país! Ótima resenha... beijos

    www.blogleituravirtual.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gustavo!

      Apesar de ser um infantojuvenil, esse livro é bem profundo, a protagonista é muito madura e inteligente.
      Pois é, estamos em um momento bem difícil e fiquei receosa por tocar nesse assunto.

      Obrigada, beijos!

      Excluir
  2. ameiiii esse livro,li semana passada,achei super fofo^^
    amei tua resenha!!
    bjss
    http://escreverdayse.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é fofinho, mesmo. Também amei a leitura.

      Obrigada, beijos!

      Excluir
  3. Que amorzinho de resenha! Lembro de ter visto você compartilhando no Facebook que estava lendo esse livro, e fiquei muito curiosa com o título, mas não fui pesquisar pra saber sobre o que era. Hoje, quando vi que você tinha postado a resenha, já anotei mentalmente que precisava vir aqui ler. Parece um livro super sensível e delicado! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Leth! <3
      É um livro sensível que trata de um trema delicado sem perder a doçura, aborda tudo que uma criança vive nessa fase difícil que é a transição para a adolescência, além do fato de a Suzy ter perdido a melhor amiga. Recomendo.

      Excluir
  4. Ai, meu Deus! Essa citação do começo já me deixou abalada.
    Senti uma dorzinha aqui no coração só pela sua descrição do afastamento das duas amigas, acho que acabei relacionando com algo que já vivenciei.
    Também fiquei surpresa com todas essas informações sobre as águas-vivas, pois eu também não sabia de nada disso, e me deu uma vontade de conhecer melhor.
    Enfim, Hel, fiquei curiosa para conhecer a obra a partir das suas reflexões.
    Linda resenha, como sempre.
    Beijos!
    Historiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Thami, essa citação é de doer o coração mesmo, tem várias partes no livro assim. Eu me identifiquei demais com a dor da protagonista, por mais que eu não tenha passado por uma situação parecida, mas o modo como ela narra é muito real, sabe?!

      Obrigada, bjin!

      Excluir
  5. Olá!

    Adorei a resenha! *-*
    Esse livro parece maravilhoso, quero lê-lo.
    Eu não sei muito sobre água-vivas, sendo sincera. Só umas poucas informações que encontrei quando lia (e editava) Kuragehime, que me fizeram pesquisar um pouquinho, mas já faz tanto tempo que mal lembro.

    Gostei da temática do livro, e parece que deve ter um draminha lindinho. Diria que são assuntos difíceis de serem abordados de modo a ficar uma leitura prazerosa.
    Com certeza vai para a lista de "quero ler".

    Aliás, adorei as fotos. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paula. Obrigada <3

      O livro é dramático sim, aposto que você vai gostar de ler. A temática já dá uma noção do drama que vem com a leitura e também acho que você gostaria da protagonista, ela é uma menina muito inteligente e um pouco fora dos padrões.

      Obrigada!

      Excluir

Deixe um comentário! Eu vou adorar saber a sua opinião e com muito prazer te responderei :)