Tag Minha vida Literária

16:00

Imagem: Um Oceano de Histórias


Olá, gente linda e letrada. Tudo bom?

Hoje eu vou responder a TAG Minha vida literária, que foi criada pela Aione do blog Minha vida literária e quem me indicou para responder foi a Bru do Um Oceano de Histórias e também a Thamiris do Historiar. Eu gostei bastante da proposta das perguntas, pois leva a refletir as parceiras, as resenhas e a relação que acabamos desenvolvendo com o blog, enquanto blogueiros literários. Vamos lá?

1. Qual foi sua primeira resenha (escrita e/ou em vídeo)?
A primeira resenha que fiz foi do livro Objetos cortantes, da Gillian Flynn. Não aconselho vocês a lerem, mas se o fizerem, relevem pelo fato de ser a primeira resenha e eu não ser tão acostumada a escrever esse gênero textual. Com o tempo a gente evolui e escreve resenhas melhores, ainda bem, não é mesmo?

2. Qual foi seu primeiro livro de parceria com editora?
O primeiro livro que recebi de uma editora foi A cor púrpura, da Alice Walker, da editora José Olympio, selo do Grupo Editorial Record. Foi, na verdade, uma releitura. Como o blog é novinho, eu recebi esse livro em março desse ano. E foi um ótimo começo, pois esse é um dos meus livros favoritos desse ano.

Primeiro livrinho de parceria a gente não esquece 😍

3. Conte um momento inesquecível que você viveu como leitor.
Essa pergunta é difícil de responder, porque não consigo pensar em um momento pontual. Acho que ocorreram pequenos momentos felizes que, juntos, são lembranças agradáveis (como ter sido selecionada por editoras que eu gosto, receber cartinhas e mimos de blogueiros amigos, conhecer autores talentosos e a amizade que fiz com pessoas maravilhosas).

4. Quantos livros lê em média por mês?
Isso varia muito, mas, normalmente, leio quatro. Nesses últimos meses então... Li quase nada. Mas quando estava com o blog ativo lia um livro por semana.

5. Como as parcerias influenciam suas leituras?
Olha, vou ser sincera, influenciam bastante! Eu costumo sempre colocar na frente da lista os livros que as editoras mandam, sorte minha é que todas as editoras que o blog é parceiro permitem escolher entre uma gama considerável de livros e dão um prazo bem razoável para a postagem da resenha. Caso eu não goste de nenhum que elas sugerem, simplesmente não solicito. Mas a verdade é que as parcerias me fizeram ler muito mais do que eu costumava, e isso de certo modo é bom, pois acelerou meu ritmo de leitura.

6. Um livro que você só leu por causa do blog/canal e se surpreendeu.
Pretérito Imperfeito do Gustavo Araújo. Se eu não tivesse o blog, o Gustavo jamais iria encontrar meu contato e, possivelmente, eu não iria conhecer o livro dele que, apesar de pouco conhecido, é incrível.

7. Um livro que você só leu por causa do blog/canal e se arrependeu.
Um livro que eu me arrependo até não poder mais é O pêndulo de Foucault, do Umberto Eco. Gastei semanas da minha vida em cima desse livro, e me recusei a abandoná-lo, justamente por ser de parceria, mas se não fosse... Ah, eu com certeza teria jogado de lado nas primeiras 100 páginas.

8. Tem algum gênero que você passou a ler nos últimos tempos, que antes não lia (ou não lia com frequência)?
Jovem adulto ou Young adult. Não era o tipo de livro que eu tinha acesso, nem interesse, mas como as editoras lançam muitos desse gênero, eu resolvi me arriscar em alguns que a premissa me parecia interessante. O que eu tinha era muito medo de achar a escrita/narrativa ruim (e realmente alguns têm a narrativa bem pobrinha), mas se mostraram leituras muito divertidas.

Um desses Young Adult que eu gostei bastante foi Silêncio
 
9. Tem algum gênero que você deixou de ler?
Faz algum tempo que eu não leio literatura brasileira (das antigas, tipo Machadão, José de Alencar e autores desse gênero) que eram leituras que eu costumava fazer e abandonei porque percebo que as editoras mandam os lançamentos e muita literatura estrangeira (norte-americana, inglesa). Ultimamente eu tenho tentado ler mais escritores contemporâneos brasileiros, mas pretendo voltar a ler os antigos. 

TAG dada e respondida. Para responder, também, eu indico as amigas: Tainan do Eu curto Literatura, Lívia do Check-in virtual e Thalita, Dê e Jack do Entrelinhas Fantásticas.

Beijinhos, Hel.

You Might Also Like

8 comentários

  1. Olá!
    É tão estranho lermos nossas resenhas antigas, né? Ver os erros gramaticais... ver até que a sua opinião sobre um livro pode mudar conforme o tempo passa!!
    Adorei a TAG, linda <3

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Mônica, é muito estranho, nem me reconheço. E olha que foi há pouco mais de um ano, isso mostra que quanto mais escrevemos, mais evoluímos! :)

      Bjão

      Excluir
  2. ah, eu gosto desses questionários de literatura. conseguimos conhecer um pouco dos amigos blogueiros. eu gostei bastante de a cor púrpura. eu leio em média um por mês. estou há uns 2 meses com um livro enorme e maravilhoso. que estou lendo calmamente e com dó de finalizar. mas nem cheguei a metade. eu tenho listas infindáveis de livros a ler. e critérios na hora de escolher o próximo. de país diferente do que acabei de ler e em geral de um período diferente. eu amei pêndulo de focault. amo esse autor. li vários dele. eu procuro ler com regularidade livros de escritoras e livros brasileiros recentes pq concordo com vc. são muito ignorados. não a literatura de escritoras de muito sucesso de fácil assimilação, mas livros mais densos de escritoras, são sempre preteridos, principalmente por críticos. agora mesmo estou lendo um livro de uma escritora. o pintassilgo. mas esse ficou famoso. adorei o post. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pedrita. Muito legal conhecer um pouco dos seus hábitos também.

      Bjs

      Excluir
  3. Olá Hel! As primeiras resenhas causam uma certa vergonha, mas sem as primeiras não existiriam próximas, e é muito satisfatório acompanhar nossa evolução e percebermos que melhorar é uma necessidade constante. Sobre os YA, tem alguns maravilhosos e encantadores, embora nos últimos tempos estão começando a ficar um pouco repetitivos. E se você pretender dar aulas para jovens, o YA é uma excelente porta de entrada para adolescentes no mundo da leitura. Abraço! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria!
      Verdade, entendo que conhecer e entender o que tem sido publicado para o público jovem é bem importante para minha profissão, é uma pena que a maioria não tem o hábito de ler, :(

      Bjs

      Excluir
  4. Olá Hel :)
    Realmente nossas primeiras resenhas são bem mais simples que as atuais. E essa relação blog x editoras parcerias é uma questão muito importante. Influencia completamente nosso ritmo de leitura. Me sinto privilegiado por poder acompanhar a evolução do Leituras&Gatices. TAG muito interessante, beijos...

    www.blogleituravirtual.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gustavo!

      Obrigada por reconhecer que houve uma evolução, fico muito feliz em ler isso.

      Bjs!

      Excluir

Deixe um comentário! Eu vou adorar saber a sua opinião e com muito prazer te responderei :)