Resenha: Persuasão de Jane Austen

18:36

Foto: arquivo pessoal
Olá, leitores e leitoras! Tudo bom?

Hoje vamos de resenha da obra Persuasão, de Jane Austen. Preciso, antes de começar a resenha, dizer que amei os personagens dessa estória. É muito difícil eu criar empatia com personagens literários, precisam ser muito bem construídos para eu me afeiçoar a eles. E também confesso que estava com uma grande expectativa antes de começar a leitura desse livro, pois achei que jamais uma obra de Jane superaria seu primeiro Orgulho&Preconceito, que é um dos meus livros favoritos de todos. Persuasão não supera O&P, mas está páreo a páreo, hahaha.
Escrito um ano antes e publicado um ano depois da morte de Jane Austen, Persuasão conta a estória de Anne Elliot. Membro de uma família rica e com um sobrenome importante, Anne é a filha do meio e negligenciada de Sir Walter Elliot, um homem orgulhoso, vaidoso e, sobretudo, preconceituoso em relação às pessoas de classes sociais menos abastadas, e irmã de Elizabeth e Mary, duas moças um tanto quanto fúteis. Anne é noiva e apaixonada por Frederick Wentworth, que, apesar de pobre, é ambicioso e trabalhador. A família, contudo, é terminantemente contra a relação dos dois, inclusive a amiga deles, Lady Russel, que se tornou uma espécie de mãe para Anne depois que sua mãe faleceu. Diante dos argumentos persuasivos de Lady Russel de que Anne aos 19 anos estava muito jovem para se comprometer e poderia ainda encontrar um pretendente “a sua altura”, Anne decide que a decisão mais sensata é desmanchar o noivado com Frederick, mesmo o amando. Ele, por sua vez, fica arrasado.

"Quando se vive em sociedade, um homem ou uma mulher casar-se por dinheiro é comum demais para chocar alguém como deveria." (AUSTEN, p. 205)

Oito anos se passam e a família, que reside em Kellynch Hall em uma casa suntuosa, está à beira da falência devido a vida de ostentação desregrada de Sir Walter . Diante disso, eles se obrigam a ir morar em uma casa mais simples para cortar gastos, em Bath, e alugam sua casa em Kellynch Hall para o Almirante Croft, que (pasmem) é cunhado de Frederick! Anne, agora com 27 anos, acabou não se mudando com a família e fica pelas redondezas de Kellynch Hall sendo obrigada a encarar a circunstância.

“Não perdoara Anne Elliot. Ela o tratara mal, o desapontara e abandonara. E, pior, demonstrara ao fazê-lo uma fragilidade de caráter que o temperamento decidido e autoconfiante dele não conseguia suportar. Desistira dele para agradar a terceiros. Aquilo fora o resultado de excesso de persuasão. Aquilo fora fraqueza e timidez.” (AUSTEN, p. 71)

O fato é que Frederick – agora Capitão Wentworth - volta sambando na cara da sociedade rico e sem nenhuma ruga em sua face, enquanto Anne foi um pouco castigada pelo tempo e pelas amarguras da vida e, agora, está paupérrima. Anne, ao se deparar com o ex-noivo, desperta de novo os sentimentos do passado e um terrível sentimento de arrependimento, obviamente. Será que o Capitão Wentworth perdoará Anne e voltará para os braços dela mesmo que agora a situação esteja invertida, ele rico e ela pobre? Essa é uma dúvida que o leitor só sanará fazendo a leitura! :)

***

No começo da resenha eu disse que gostei dos personagens, e agora me justifico. Anne, longe de ser uma heroína perfeita, é uma mulher volúvel e fraca, embora de um coração tão puro. Fiquei com raiva pelo fato de ela ter terminado com Frederick, - como assim não pode se casar com ele por que ele é um simples marinheiro, você não o ama? – mas é preciso pensar nos valores e convenções daquela época antes de condenar Anne pela sua atitude. Naquela época, era comum levar em consideração as posses da pessoa antes de cogitar casar, era algo trivial e de extrema importância. Anne julgou estar tomando a atitude correta.
A verdade é que essas temáticas são trazidas pela Jane com muita frequência em suas narrativas e eu percebo que é uma fina crítica à sociedade de sua época. Digo fina, pois Jane era uma autora mulher, minoria no século XIX, e só o fato de ela estar escrevendo um romance já era um grande passo. Logo, o fato de sua personagem ter deixado de se casar com alguém que amava por questões de cunho socioeconômico é uma forma de mostrar um problema daquela época, entendem. E é por isso que eu considero a obra de Jane tão genial. Ela consegue fazer enredos envolventes e ao mesmo tempo reflexivos.

Bom, O&P ainda continua sendo o meu favorito de Jane, mas confesso que Persuasão foi uma leitura muito gostosa também!

E vocês, já se arrependeram amargamente de alguma coisa nessa vida? Já leram Persuasão? Quero saber a opinião de vocês!


Beijinhos, Hel. 

AUSTEN, Jane. Persuasão. Porto Alegre: L&PM. 2014. 256 p. Tradução de Celina Portocarrero.

You Might Also Like

22 comentários

  1. Oi Hel!

    Acredita que eu nunca li Jane Austen na vida? Todo mundo me crucifica por causa disso, mas eu deixo para lá. Estou esperando o momento certo. q
    Fico aqui pensando... Que dia que eu terminaria meu noivado com alguém que eu amo só porque minha família é contra... Tá pra nascer gente para mudar as minhas opiniões, viu. Bom, mas no fim ela se ferrou um pouco, né? Fiquei até curiosa para saber como a história termina.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana. É preciso pensar naquela época, isso era algo normal - casar-se pensando no dinheiro, em uma vida "confortável"- logo, a Anne achou que estava tomando a decisão certa. Ainda bem que hoje em dia somos livres para casar e nos relacionarmos com quem quisermos, né?!
      Eu só li dois livros da Jane até hoje, e ambos são muito bons! Mas se for começar indico Orgulho&Preconceito que é um romance muito lindo!

      Beijos.

      Excluir
  2. Oi! Gostei da resenha! O livro parece ser interessante. =)
    Ainda não li nenhum livro dessa autora, mas... Andam falando bem, então, colocarei na meta do ano que vem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Paula, sua opinião é muito importante para mim :)

      Leia Jane Austen, sim! E descubra por você mesma se te agrada ou não! Eu confesso que tinha um certo preconceito por que achava que JA era Literatura de mulherzinha, mas paguei a minha língua quando conheci a obra dela uhushsu

      Beijos!

      Excluir
  3. Aaaah eu sou apaixonada por esse livro mas não ultrapassa o meu amor por Orgulho e Preconceito. rs

    A melhor parte para mim é a carta que o Frederick envia para a Anne "You pierce my soul”... É muito lindo. rs

    Adorei o post.

    Beijos;**

    http://www.paixoniteliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Taynara :)
      Verdade, a carta é linda! Confesso que a li com um sorriso bobo no rosto, uashuhs.

      Obrigada, querida!

      :*

      Excluir
  4. Adorei a resenha, entrou para minha lista de próximas leituras.

    ResponderExcluir
  5. Oi Helena!

    Adorei seu blog! O livro é maravilhoso mais concordo que Orgulho e Preconceito é melhor!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katia! *-----*

      Orgulho&Preconceito é insuperável mesmo, obra prima da Jane incontestável.

      Beijos, obrigada querida! :)

      Excluir
  6. Tenho esse livro aqui a um tempão e agora fiquei mega curiosa para ler!
    Como aparentemente você curte bastante os romances ingleses, indico o Norte e Sul da Elizabeth Gaskell. Caso tenha curiosidade, segue minha resenha dele <3 http://www.entrelinhasfantasticas.com.br/2015/06/resenha-norte-e-sul-margaret-hale.html Bjs bom final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curto mesmo, Thalita. Obrigada pela indicação. Vou ler sua resenha, sim! :)
      Que bom que consegui atiçar essa curiosidade em você!
      Beijinhos e bom final de semana!

      Excluir
  7. Gostei muito do blog, as rsenhas são bem detalhadas e nao deixam o leitor com nenhum tipo de duvida sobre o livro! Sempre me falaram de Persuasão, mas agora que li sua resenha vou coloca-lo em minha listinha de leitura.
    Se puder visitar ou seguir meu blog eu vou amar!
    ps:se seguir deixa o seu link em um comentário lá pra eu rtb.
    http://meninadalivraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida! Que bom que vc gostou da resenha e se interessou pelo livro!
      Pode deixar que visitarei seu blog assim que possível :)

      Excluir
  8. Comecei a ler A abadia de Northanger e é meu primeiro livro da Jane Austen. Estou bastante surpresa pois até agora o livro tem sido divertido, coisa que eu realmente não esperava. Persuasão está na minha lista também, assim como Orgulho e Preconceito, eles vieram todos no mesmo box, aparentemente a mesma edição que o seu. Terminando Persuasão dou uma passadinha para dizer o que achei ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida!
      Eu ainda não li a Abadia de Northanger, depois quero saber se você gostou!
      Jane Austen me pegou de surpresa também, não esperava ficar tão entretida na leitura!
      Beijinhos.
      ^^

      Excluir
  9. Oiee Hell,

    Amei sua resenha, fiquei mega curiosa para ler Persuasão estou sentindo que vou gostar!! rs
    Eu tenho uma teoria que a Jane era apaixonada por alguém de posição diferente da sua! E como não ficou com ele, ela acabou escrevendo essas maravilhas! *-*

    Também adoro quando me identifico com as personagens, para mim, tudo fica mais intenso! Como se acontecesse comigo! rsrs

    Vou por o livro na meta de leitura, preciso ler logo \o/ hahahaha

    Bjus! ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! Obrigada, fico feliz que tenha gostado da resenha!

      Sobre a sua teoria, a Jane nunca casou né? Pode ser que tenha sido por causa de algum "impedimento", ushauhsuahs. Faz sentido!

      Leia, leia!

      Beijos!

      Excluir
  10. Olá Hel,
    Olha, fiquei bastante admirada com a sua "introdução" da resenha. Achei muito bacana você ter gostado tanto dos personagens (me deu muita vontade de conhecê-los melhor, principalmente Anne) e fiquei bem curiosa sobre o que falou em relação a OeP, que é o livro mais lindo de toda a minha vida, hahaha.
    Estou com Persuasão aqui em casa para ler, estava adiando um pouco e posso garantir que sua resenha vai adiantar minha leitura. E por fim: Quem nunca se arrependeu de algo?
    Beijos
    Historiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thamiris :)
      É incrível a capacidade que a Jane tem de construir personagens maravilhosos, você não acha? Nessa história, a Anne é realmente uma personagem notável, o leitor consegue acompanhar o seu amadurecimento ao passo que o arrependimento dela vai tomando forma, é uma leitura sensacional!

      Espero que você possa ler esse romance logo, acredito que você vai gostar já que também gosta de O&P :)

      Beijos!

      Excluir
  11. Olá, sou eu de novo! Quando tinha uns 15 ou 16 anos, decidi começar a ler Jane Austen, e comprei Persuasão (nessa mesma edição de bolso da foto). Comecei a ler, mas acabei largando bem no começo. Não sei se foi a linguagem da época, ou a escrita da Jane que me confundiu, mas eu não estava entendendo muita coisa, e além de desistir, nunca mais tentei retomar a leitura e vendi o livro.
    Mas hoje, lendo a sua resenha, eu entendi muito melhor o enredo, e tudo aquilo que dizem sobre a escrita da Jane Austen. Eu tinha ficado com uma imagem negativa sobre ela, sabe? Foi bom ter mudado esse ponto de vista agora! Espero um dia ter determinação de pegar o livro de novo e ler até o fim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!!
      Que bom que você mudou seu ponto de vista sobre a Jane Austen e fico feliz que minha resenha é que o tenha feito!
      A Jane realmente tem uma escrita um pouco rebuscada e detalhista, e, dependendo da tradução, a leitura pode ser um pouco difícil. Essa edição da L&PM pocket é muito boa e dizem que todos os outros títulos da autora lançados pela editora também são, uma pena você ter se desfeito do seu!

      Tomara que você volte com a ideia de ler Jane Austen e, se o fizer, vem aqui me contar o que achou!

      ^^

      Excluir

Deixe um comentário! Eu vou adorar saber a sua opinião e com muito prazer te responderei :)