3 livros com gatíneos legais

17:00

É muito bom encontrarmos, nos livros, elementos que nos agradam. Por exemplo, quando eu lia A elegância do ouriço, gostei muito do livro por ele, primeiramente, ser muito bem escrito e suscitar reflexões interessantíssimas, mas, também, por falar sobre livros, gramática e gatos.

Gatos são criaturinhas fofas que, à primeira vista, podem parecer hostis e insensíveis, mas que, conforme você convive com eles, percebe que são cheios de amor e carinho para dar. Porém, mesmo que você tenha um gato como animal de estimação, ainda parece que eles são um mistério.

O gato, muitas vezes, na literatura e no cinema, passa uma imagem enigmática e não raro é representado como um ser retraído, inalcançável e místico.

Um dos exemplos de gato misterioso é o da estória Coraline, do Neil Gaiman. Enquanto os outros personagens existem separadamente em ambos os mundos, sendo pessoas diferentes em cada um, o gato consegue transitar entre um lugar e outro inexplicavelmente (aliás, existem algumas teorias bem interessantes sobre o universo de Coraline na internet, recomendo que pesquisem sobre). Além disso, ele ajuda Coraline a se livrar da "outra mãe".

“— Por favor, qual é o seu nome? — perguntou ao gato. — Olha, sou Coraline. Tá?
[...]
— Gatos não têm nomes — disse.
— Não? — perguntou Coraline.
— Não — respondeu o gato. — Agora, vocês pessoas têm nomes. Isso é porque vocês não sabem quem vocês são. Nós sabemos quem somos, portanto não precisamos de nomes.” (Gaiman, 2003, p. 52).



Alice no país das maravilhas tem um dos personagens gatos mais icônicos da literatura, o Cheshire cat, ou gato que ri. Também encontra-se muitas semelhanças entre esse livro e Coraline e, acredito, que o próprio Neil Gaiman tenha se inspirado na história de Lewis Carroll, já que os dois gatos são igualmente sagazes e enigmáticos, aparecendo e reaparecendo durante a história.



Um gato de rua chamado Bob é uma história baseada em fatos reais, portanto, diferente das citadas anteriormente. Mas o Bob é tão fofo e os truques que ele faz tão perspicazes, que é inacreditável! Essa estória vai nos mostrar o poder que o amor de um animalzinho de estimação pode exercer em nossas vidas, já que o Bob praticamente salva seu dono, o James. James foi por muito tempo viciado em drogas e precisa rever seus hábitos depois que adota Bob. Ou seja, ele precisa ser mais responsável, já que, então, teria uma vida sob sua proteção. Quando James encontra Bob no corredor de seu apartamento, magro e debilitado, não imaginava que dali surgiria uma linda e verdadeira amizade. E, assim, um salva a vida do outro.

Me emocionei demais lendo a história do James e de como o Bob só trouxe coisas maravilhosas para a vida dele.


BÔNUS

Cansei de ser gato: do capim ao sachê. Quem é gateiro com certeza conhece o Chico e sua família felina. São os gatos mais famosos do Brasil, sério, vocês precisam conhecer. Eles têm redes sociais e tudo, e esse livro de fotografias e entrevistas (sim, entrevistas) é a coisa mais hilária e fofa que vocês vão ler:


O Chico é muito versátil.

E tem uma vida muito atribulada. Porém, em algum momento precisa de um descanso pra tanta beleza.

É ídolo teen e capa de revista.
Mas nunca deixou de ser um gato "gente como a gente".


Essa edição foi lançada pela Intrínseca e tem muitas fotos engraçadas, um ótimo trabalho gráfico e de edição. Claro que uma gateira como eu precisava de uma cópia e gostei muito quando a Paula, do blog Caçando Ouriços me presenteou com a história da vida do Chico. Às vezes, quando eu quero me distrair e dar umas boas risadas, é sempre uma boa ideia folhear este livro. 


Beijinhos,
Hel.

Referências:

BOWEN, James. Um gato de rua chamado Bob. Tradução de Ronaldo Luís da Silva. 1ª ed. São Paulo: Novo Conceito, 2013. 236 p.
CARROLL, Lewis. Alice no país das maravilhas. 2ª ed. Sol. Tradução, introdução e notas de Isabel De Lorenzo. Tradução dos poemas de Nelson Ascher. Ilustrações de John Tenniel. 152 p.
GAIMAN, Neil. Coraline. Rocco jovens leitores. 155 p. Ilustrações de Dave Mackean.
NORI, Amanda; GUIMARÃES, Stéfany. Cansei de ser gato: do capim ao sachê. 1ª ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2015. 160 p.

You Might Also Like

10 comentários

  1. Oi, Helena! As fotos desses felinos ficaram simplesmente demais. Os felinos quase sempre aparecem em alguns livros, apesar de serem extremamente indiferentes, os gatos são animaizinhos adoráveis. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciano!

      O Chico é muito fotogênico, não é mesmo?

      Adoro livros que têm gatos no enredo.
      Abraço!

      Excluir
  2. Geeente, preciso desses gatoos!! Só conheço o da Alice e o Chico da internet, mas quero ler sobre o Bob, sobre o da Coraline e ter o livro do Chico na minha estante. Gatos são uns amores, mas tão cheios de personalidades que ontem me emocionei quando a Laila deitou no meu colo por livre e espontânea vontade!! Beijos para você e para o Lico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lívia!

      Esse livro de fotografias do Chico é demais! Você vai amar!

      O Lionel não é tão arisco, pede colo sempre. Beijão pra vcs duas, gatinhas.

      Excluir
  3. eu amo coraline. a animação é demais. eu adoro a personalidades dos gatos. amo q eles não se curvam a minha vontade. é bem sádico o gato de alice. o da animação mais ainda. amava o gato da animação. até hj nenhum se superou em personalidade. como gosto de gatos, me deram cansei de ser gato. e hj sigo ele no facebook. é demais. eu vi as donas falando q só ele gosta de ser fotografado. deixa elas fazerem o q querem. o resto da família não tem paciência. adoooorooo. nasceu para ser estrela. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pedrita!
      Também acho que o gato da Alice é um marco na literatura, impossível não comparar os outros com ele!

      Não sabia que só o Chico gostava de fotos, haha. Eu fico surpresa como ele usa todas aquelas fantasia e faz várias poses.
      Beijos!

      Excluir
  4. Oi! =)
    Adorei a postagem! Realmente gatos têm esse ar meio místico em alguns livros, haha. Além de serem muito fofos! Também adorei as fotos, aliás. E as obras mencionadas (principalmente "A elegância do ouriço"~).
    É interessante que nem sempre eles têm um papel grande nos livros, mas sempre deixam uma marquinha. <3
    Nas obras de Murakami, por exemplo, sempre têm gatos (até onde li ao menos), e às vezes é só uma cena ou outra, "sem muita importância". Aliás, um dos meus capítulos favoritos de "Caçando Carneiros", o oito, se não me engano, é justamente o capítulo que eles falam do gato do protagonista. <3
    Por outro lado, essas criaturinhas lindas podem ser bem cruéis e/ou agressivos, como a Lia às vezes é. </3
    Mas nunca perdem o encanto.
    Enfim, de novo, adorei a postagem. ^^
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, né, Paula. Os gatos quase sempre são personagens secundários, mas pelo fato de serem misteriosos acabam captando minha atenção.

      Ainda quero muito ler Murakami pelo tanto que vc me fala desse autor.

      A Lia parece ser um tanto sádica, né?! Haha
      Abraço!

      Excluir
  5. Ahhhhh, que fofura esse post!
    Eu detesto o jeito que pessoas que nunca tiveram um gato na vida falam deles como traiçoeiros, frios, insensíveis e que "gostam do ambiente e não da pessoa". É claro que cada gato é de um jeito, o Neném por exemplo é muito irritadiço e rabugento, enquanto a Neve é super meiga e carinhosa. Meus gatos me fazem companhia, me fazem rir, me dão carinho.
    Não sei se eles são animais assim tão difíceis de compreender. Só sei que adoro ver gatos nos livros e filmes, e que gostaria de encontrar mais obras falando sobre a relação de amor entre pessoas e gatos. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leth!
      Pois é, né. A maioria das pessoas que tem gatos ama esses serumaninhos, não é? Gatos têm personalidade e cada um é de um jeito, como vc bem observou em relação aos teus.

      Bjs!

      Excluir

Deixe um comentário! Eu vou adorar saber a sua opinião e com muito prazer te responderei :)