Projeto Escrevendo Sem Medo: Tema #10 Aquilo que eu não suporto

19:21

Olá, leitores! Tudo bom?
Hoje é dia de texto do Projeto escrevendo sem medo e o tema sugerido pela Thamiris do blog Historiar foi: aquilo que eu não suporto. Confesso que pensar em um tema para o texto de hoje foi um tanto penoso, tudo que eu pensava algum participante do projeto já tinha escrito ou eu percebia que não teria argumentos suficientes para sustentar meus posicionamentos. Enfim, já estava quase desistindo do projeto, escrevia, apagava, reescrevia... Apagava tudo de novo, e nada de sair um texto que eu achasse decente. Eu não queria abordar um tema que fugisse muito do que posto aqui no blog, mas percebi que isso seria impossível, porque aqui no blog eu falo do que eu mais amo: literatura. 


Pensando nisso, resolvi falar sobre uma coisa que eu sofro na pele, algo que, além de eu não suportar, eu preciso presenciar. Muita gente, inclusive pessoas bem próximas de mim, não sabem ou não desconfiam que eu não acredito em Deus. Sabe esse Deus, da Bíblia, todo poderoso, criador do céu e da Terra? Exatamente. Mas isso não significa que eu seja ateísta, eu só escolhi viver minha vida sem crença religiosa. Isso também não significa que eu acredite piamente na não-existência de um deus, só não acredito nesse Deus do cristianismo, nem do islamismo, nem do budismo, enfim, vocês entendem?
Só que quando eu digo isso a reação das pessoas é sempre muito indagativa: "Você não acredita? Por quê?" Oras, eu por acaso saio perguntando para as pessoas por que elas acreditam? Não. 
Então por que é tão difícil entender a opção que o outro escolheu? Mas até aí, quando as pessoas não entendem o porquê de você ter religião x, y, z - ou até não ter religião nenhuma -, está tudo tranquilo, favorável. O problema surge quando há a INTOLERÂNCIA. Intolerância religiosa é um mal da nossa humanidade, os pagãos eram perseguidos na antiguidade e, hoje em dia, muitas guerras, como as do oriente médio, são causados por divergências religiosas. "Mas, Helena, as religiões todas não pregam o amor e a paz?" Teoricamente, sim. Na prática, vemos pessoas julgando as outras a seu bel prazer simplesmente porque essa outra pessoa é de uma religião diferente. 
Há um tempo atrás, eu me indignei muito com uma notícia que vi circular na mídia; uma menina que saía de um culto de candomblé foi apedrejada - APEDREJADA, vejam bem - por dois homens que seguravam uma Bíblia e proferiam palavras ofensivas a ela e à avó da menina. Gente, eu me pergunto o que essa menina fez para ser agredida? Em pleno século XXI, numa sociedade tão heterogênea, diversificada não só nas crenças, mas nas ideologias, nacionalidades, enfim, multifacetada, ainda existem pessoas que não aceitam as escolhas dos outros e acham que só a religião deles é que é passível da verdade e salvação. Isso é, além de um absurdo, muita ignorância. Ignorância porque qualquer pessoa que se disponha a estudar religião, ou que tenha acesso à informação, sabe que elas existem nas mais variadas formas: há religiões monoteístas e politeístas, religiões mais e menos liberais etc. Por que tanta maldade? Um ato como este, a meu ver, nada tem a ver com religião, mas sim com preconceitos. Bom, mas aí já é outra discussão.

Afinal, todas as religiões podem "coexistir", sim!


Eu quero que vocês entendam esse texto não como o de uma pessoa descrente que está criticando as religiões, pelo contrário. Eu desejo, do fundo de meu coração, que as pessoas parem de julgar umas as outras baseadas em preconceitos e intolerância. Mais amor, por favor!

Beijinhos, Hel.

You Might Also Like

15 comentários

  1. Olá Helena,
    Você disse muitos aspectos pertinentes no seu texto. Infelizmente a tolerância e o preconceito existem em toda a sociedade, e eu como cristão fico revoltado e envergonhado de ver pessoas que tem a capacidade de fazer um ato desse com uma criança em nome de Deus. Também sofro preconceito de pessoas que acho que todos nós cristãos somo intolerantes. A maioria das pessoas rotulam sem nenhum conhecimento... enfim parabéns pelo texto, muito pontual. Bjo!

    http://www.blogleituravirtual.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa cometi alguns erros de português no meu comentário.

      *Infelizmente a intolerância...

      *...preconceito de pessoas que acham que todos nós cristãos somos intolerantes.

      Desculpe os erros! Hahahaha

      Excluir
    2. Olá, Gustavo.
      Infelizmente, a maldade não escolhe religião. Muita gente se vale da palavra de Deus para agir de modo duvidoso, assim como também tem muita gente descrente que não vale nada.
      E como você disse, rotular é perigoso, assim como você, também sou rotulada, só porque não acredito em Deus, algumas pessoas pensam que isso é sinal de falha de caráter, enfim.
      Eu acredito que o conhecimento é que nos salvará, sejamos religiosos ou não.

      Beijão e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Ótimo texto! =)
    Concordo plenamente. O preconceito e a ignorância fazem com que a humanidade decline ao invés de progredir. O que é uma pena, em pleno século XXI. =\
    Já passei por situações desse tipo. O pior é quando, no meio de uma conversa, você sequer pode argumentar sobre o que for, porque qualquer palavra sua pode ser motivo para que digam o quanto é uma pena você não crer em Deus. Mesmo que tente mudar o assunto, de algum modo volta para "é uma pena você não crer", como se isso fosse tudo de que a gente precisa para viver...

    Enfim, foi uma boa escolha de tema. =)
    Aliás, pode ser meio indiretamente, mas isso tem a ver com literatura. Acho. Já que a literatura é um "reflexo" da sociedade e essa intolerância não é algo apenas deste século. ;) Só acho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda vivemos em uma sociedade bastante dependente da religião, Paula, causa estranhamento aos outros alguém que escolhe viver sem temer a nenhum deus, mas eu torço para que chegue um dia em que a religião não interfira tanto em nossas decisões pessoais e profissionais, um dia em que o conhecimento esteja mais ao alcance das pessoas porque, como eu já disse, só o conhecimento nos salvará.

      Sobre religião e literatura, sim, esses temas têm uma relação, mas aqui nesse texto resolvi falar só de religião porque senão o texto ficaria uma monografia, haha. Mas bem colocado, Paula, porque a literatura passeia por todas as áreas do conhecimento humano.

      ^^

      Excluir
  3. Adorei o teu texto! Eu, como cristã, não compreendo muitas atitudes de pessoas que afirmam estar agindo em nome de Deus. Tanto ódio aos homossexuais, por exemplo, é algo que não consigo entender. Realmente, precisamos de mais amor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Júlia.
      O ódio contra os homossexuais é algo que eu tento entender mas, sinceramente, não vejo uma validade nesse sentimento. É algo tão absurdo, querer interferir na orientação sexual de outro, que soa até ridículo, uma pena! Mais amor e que precisamos e menos intolerância.
      ^^

      Excluir
  4. Ain que linda Hel! Trazendo um assunto tão denso de forma tão simples e, ouso dizer, leve!
    Infelizmente ao falarmos em religiões, de crença, há uma carga enorme de intolerância e desrespeito que na teoria era para ser diferente, mas acredito que essa divergência acontece por algum motivo de autoafirmação e - pior - para impor uma vontade ante aos demais... É aí onde tudo que se prega cai por terra!

    Parabéns por se expor e defender seu ponto de vista dessa manteira tão gentil e eloquente! Fazendo assim você mostra que não é preciso atacar, não é preciso se exaltar para mostrar seu ponto de vista e se fazer entender! Arrasou!! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Denise. Que bom que o texto não ofendeu ninguém e ficou compreensível!

      Lendo essa tua fala sobre autoafirmação, lembrei de uma quote da Virginia Woolf:

      "Nenhuma paixão é mais forte no peito do homem do que fazer os outros acreditarem naquilo em que ele acredita."

      É realmente isso que acontece! As pessoas parecem que sentem a necessidade de serem detentoras da verdade, têm medo de assumir que não sabem tudo e, por isso, acabam cagando regras sem se importar com o próximo, triste.

      Não é preciso atacar de modo nenhum, é preciso, sim, de diálogo e compreensão.

      Beijão!

      Excluir
  5. Costumo evitar discutir religião, política e sexualidade. Nossa sociedade é intolerante com religião, raça, preferência musical e tudo que possa ser fruto de escolha pessoal ou que demonstre diversidade. Eu creio em Deus, tenho religião, mas há muito tempo deixei de acreditar nos homens. Penso que se cada um fizer a sua parte o mundo pode ser melhor, mas está cada vez mais raro esse "cada um". Sei que sou pessimista ao dizer assim, mas o pessimismo assim como a intolerância são frutos de nossos tempos. Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, eu tenho fé na humanidade, me considero pessimista em muitos aspectos mas nesse eu ainda persisto. As pessoas estão tendo cada vez mais acesso à informação e, atos de intolerância, hoje em dia, não estão mais sendo admitidos. As pessoas vem ganhando voz, inclusive os marginalizados como os adeptos de religiões de matriz africana, por exemplo.
      Acho que é essencial discutir religião, do mesmo modo que discute-se literatura, economia, educação, enfim, é só mais uma temática social, o problema é que as pessoas não sabem discutir religião, elas só sabem defender a própria religião, e discutir com mente fechada não vai a lugar nenhum.

      Beijão!

      Excluir
  6. Olá!!
    Adorei o texto, muito bom para as pessoas refletirem e começarem a aceitar um pouco mais a opinião do próximo.
    Sou católica, mas acho uma coisa normal outras pessoas não acreditarem no mesmo que eu. Sou super a favor de cada um seguir aquilo que acha certo sem a interferência ou julgamento das demais! Parabéns!!

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por mais pessoas como você, amém.

      Hahaha.

      Obrigada pelo comentário, querida!

      Beijos!

      Excluir
  7. Oi, Hel.
    Eu adorei o seu texto. Ele ficou ótimo, pois os seus argumentos foram muito bem colocados. Aliás, suas resenhas são sempre tão bem escritas, gosto cada vez mais do que encontro por aqui.
    Eu acredito em Deus, mas respeito toda e qualquer pessoa que não. Somos seres humanos civilizados e devemos saber aceitar pensamentos e opiniões dissemelhantes as nossas.

    Estou adorando a sua participação e espero que continue escrevendo para o projeto.
    Beijão
    Historiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thami!
      Fico feliz que você esteja satisfeita com a minha participação no projeto! Muito obrigada :)
      Esse mês tive um pequeno bloqueio criativo, mas espero que nos próximos isso não aconteça, é muito ruim, haha. Estou curiosa para saber o próximo tema!

      Beijos!

      Excluir

Deixe um comentário! Eu vou adorar saber a sua opinião e com muito prazer te responderei :)