[Resenha] Ailla e o Luferino - R.C.A.

12:08

Olá, leitores! Hoje trago mais uma resenha e dessa vez é de um livro ( e-book, na verdade) que eu recebi em parceria com três autores.

Capa: a ilustração foi feita pelo co-autor Airton Júnior .

Na fantasia “Ailla e o Luferino”, conhecemos a protagonista Ailla Angelin, uma garota de 14 anos com longos cabelos ruivos. Ela vive na cidade de Calgary, no Canadá, com seus pais, Hellen e John, e tem uma vida confortável e aparentemente normal, até que... Coisas estranhas começam a acontecer!
Ailla tem um bichinho de pelúcia que se chama Duas Cores e nunca se separa dele, ela dorme com ele, inclusive, apesar de já ser uma adolescente. Contudo, Duas Cores começa a desaparecer misteriosamente e Ailla pensa estar ficando louca, quando conta à melhor amiga, Natasha sMacGreen, Naty também acha que a amiga está fora do juízo perfeito. Todavia, Ailla percebe que, sempre que Duas Cores está “sumido”, coisas muito estranhas - muito estranhas mesmo – acontecem e ela pode apostar que seu amigo de pano está envolvido nisso!

“[...] mal sabiam elas que muito mais do que imaginavam estava por vir e nem faziam ideia de que a vida comum que possuíam, deixaria de ser tão comum em pouquíssimo tempo.” (R.C.A., p. 11)

Certa noite, Ailla, sem querer, ouve a conversa dos pais, Hellen e John, e, a partir daí, sua vida perde todo o sentido e ela percebe que quem pensava que era já não faz mais diferença. Desesperada com a descoberta, ela sai de casa em meio a uma nevasca e encontra o misterioso Ven, que a salva de congelar e diz ser seu “protetor”. É Ven quem conta a Ailla qual a sua verdadeira origem e, ainda, revela que a garota vem de outro planeta, Berilliam, um lugar em que a magia existe e seres mitológicos e mágicos vivem em constante guerra, um lugar que precisa que a paz seja restaurada e Ailla é a única que pode fazer isso, está em seu destino!
Ailla fica muito confusa, mas o que mais fazia sentido depois do que descobriu naquela noite? Nada. A partir de então, Ailla e seu protetor, o Luferino Ven, sua amiga Naty e o misterioso Weyne Wizzard partem em uma aventura em busca de respostas, todos com o mesmo objetivo, ajudar Ailla a cumprir sua missão!

"“Vida... Quando você menos espera tudo muda. Até você muda. Há alguns meses eu nem pensaria em sair de Calgary, afinal tudo era perfeito aqui. E tudo era mentira. Li uma vez na internet: quando você pensa que tem todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas. Foi assim que aconteceu comigo." (R.C.A. p. 99)

***
O livro Ailla e o Luferino foi escrito por três mãos: Rafaela Souza, Cinthia Silva e Aírton Júnior, que entraram em contato comigo para que fizéssemos essa parceria e eu pudesse mostrar essa estória para vocês!
A leitura foi muito rápida, pois a narrativa tem muitos diálogos e pouca descrição, embora eu acredite que poderia ter tido um pouco mais de ação e em alguns momentos eu senti a falta de um narrador mais presente. Ailla e o Luferino é o primeiro volume de uma série que terá mais outros sete livros, logo, acredito que a ação está reservada para os próximos livros, nos quais acredito que Ailla irá voltar para sua terra natal, Berilliam, e precisará encarar muitas dificuldades.
Recomendo essa leitura para adolescentes, pois a escrita é simples e os leitores vão se identificar com os personagens. Um ponto negativo da leitura foi a quantidade considerável de erros ortográficos que encontrei, quem me conhece sabe o quanto eu implico com isso. Apesar de não ter ficado tão presa ao enredo e não ter me identificado com nenhum personagem em especial, eu fiquei bastante curiosa para saber como a estória vai se desenrolar nos próximos livros.

Gostou da premissa da fantasia Ailla e o Luferino? Você pode encontrar os autores pelo e-mail aillaeoluferino@gmail.com ou nas redes sociais:
Ailla e o Luferino no Instagram.
Ailla e o Luferino no Facebook.
Ailla e o Luferino no Twitter

Beijinhos, Hel.

SOUZA, Rafaela; SILVA, Cinthia; JÚNIOR, Aírton. Ailla e o Luferino. 1ª ed. Juazeiro do Norte: publicação independente. 2014. 101 p.



You Might Also Like

10 comentários

  1. Fiquei me perguntando o que Ailla ouviu da conversa entre seus pais, presumo que seja algo bombástico, pois aparentemente a deixou bastante abalada.
    Gostei da resenha, suas resenhas são sempre muito bem escritas. Mas fora a curiosidade que mencionei, não senti muita vontade de ler o livro. :(

    Historiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thamiris, é sim, muito bombástico, na verdade, logo nos primeiros capítulos do livro, a protagonista é bombardeada com informações novas sobre ela mesma e seu passado e futuro muito importantes, mas parece que ela não reage como o esperado, talvez por ser adolescente - não sei - mas acho que ela foi muito bobinha, enfim...

      Obrigada!

      Excluir
  2. Pareceu interessante. Sinceramente, pelo que li na resenha, não se me envolveria na leitura e me agradaria do livro, mas ainda sim acho que vale a pena dar uma chance. Beijos linda!

    www.imaginaivy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida.
      Se você gosta do gênero fantasia que tal se aventurar nesse?

      Beijos!

      Excluir
  3. Olá!
    Sempre vejo falarem desse livro no instagram e sempre achei ele meio "teen" mesmo. Eu sou fascinado por fantasia, mas confesso que desanimo um pouco ao saber que serão 7 livros!
    Parece interessante, quem sabe mais pra frente!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kaio.

      Eu confesso que também fiquei desanimada quando soube que terão mais sete livros, totalizando oito ao todo! Mas se forem breves como esse foi, acho que não dá tanto medo assim!

      :)

      Excluir
  4. Juazeiro do Norte??? Tenho um pezinho lá!! A família do meu pai é toda de lá, e eu mesma já morei na terra do Padre Cícero! Agora fiquei curiosa para ler!!! Mas desanimei com os erros, estava achando a história tão legal... Também sou a chatiane para erros ortográficos. Sabe uma coisa que me desanima? É história nacional se passando no exterior... Sei lá, eu meio que queria ver nossa cultura nos nossos livros, nem que fosse um pouquinho já que neste caso é sobre um outro planeta. Amei a resenha, Hel
    Beijos
    http://virtualcheckin.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lívia, que interessante saber da sua origem em comum com o livro!

      Erros de ortografia "broxam" um pouco a leitura, né? Sou a chatiane da revisão assumida!

      E também me desanimo com o fato de ler uma história de autores nacionais que se passam em outros países, os nomes me soam tão mainstream, sabe? E fora que todo o trabalho da pesquisa geográfica seria poupado caso o livro se passasse no Brasil, enfim... muita gente ainda valoriza mais o que vem de fora, quem sabe foi nisso que os autores pensaram ao desenvolver o enredo.

      Beijos!

      Excluir
  5. Oi, Hel!
    Essa história do urso ficar desaparecendo me lembrou Perry, o ornitorrinco de Phineas e Ferb hahhahahaha Na hora veio essa comparação.
    Gostei muito da sua resenha, mas não leria ele por agora...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Oi Hel!
    Puxa, pela sinopse me parece um livro interessante... Uma pena que ele tenha tantos erros gramaticais como você disse. Não acho que isso tira o encanto do livro, mas eu pelo menos me sinto um pouco incomodada e sempre que dá, vou corrigindo com um lápis o que eu acho de errado rs.
    Também prefiro livros que tenham mais descrição das coisas e lugares, sinto que são bem mais completos e eu "viajo" mais na leitura rs
    Mas, apesar disso, com todo o mistério que ele parece ter, acho que é um livro que eu leria mais cedo ou mais tarde. Quem sabe rsrs
    Beijos

    http://www.blogleituravirtual.com/

    ResponderExcluir

Deixe um comentário! Eu vou adorar saber a sua opinião e com muito prazer te responderei :)