(ESM) Tema #11: Um acontecimento especial

11:38

Sobre a tal independência...

Foto: Historiar

Talvez não tenha sido exatamente especial, mas ter saído da casa dos meus pais foi triste e feliz ao mesmo tempo, além de muito importante. Como assim, Helena? Triste, pois eu sempre fui muito próxima deles, feliz, pois me descobri mais madura e, principalmente, mais preparada para a vida adulta morando sozinha. Lembro que, na época que saí da casa deles, nos primeiros dias, até semanas, eu chorava e sentia muita falta da minha "casa". Hoje em dia, não vejo mais a casa dos meus pais como minha casa, é só um lugar que visito nos finais de semana. Além do mais, o distanciamento da minha família me mostrou o quanto eu os amo, para vocês terem uma noção, quando eu morava com meus pais, vivia brigando com meu pai e com o meu irmão, hoje em dia, quando nos reunimos, não há espaço para discussões por bobagens, pois queremos aproveitar  o momento presente, em que estamos juntos.

Outra coisa que aconteceu muito importante nesse mesmo período foi a minha entrada na universidade (foi por isso que eu saí da casa dos meus pais). Era um sonho que eu tinha desde muito pequena e que se realizou. Hoje em dia, em comparação com a pessoa que eu era antes de ser acadêmica, eu me vejo como uma pessoa muuuuito diferente. Entrar na universidade me fez ver o mundo de outra maneira, lá, eu conheci gente muito diferente de mim, e isso me fez perder muitos preconceitos, pois, convivendo com pessoas diferentes eu passei a não só respeitá-las, como também a entendê-las. E também conheci muitas ideologias e filosofias de vida que acabei adotando para mim mesma como o feminismo e o vegetarianismo que, de certa forma, me tornaram uma pessoa mais sensível ao próximo. Além de tudo isso, ainda há a certeza de que escolhi o curso certo para minha vida, Letras. O contato com a literatura e com línguas que a graduação tem me proporcionado não afetou somente o modo como eu falo e escrevo, mas também a minha visão do mundo e da sociedade. Como é bom saber que se está na profissão certa!

Talvez, de uma forma ou de outra, eu tivesse amadurecido mesmo sem ter ido à universidade ou saído de casa, mas a verdade é que a intensidade dos impactos de tais acontecimentos, na minha vida, foi muito grande e as mudanças que aconteceram foram muito rápidas. A independência que adquiri não foi só financeira ou pessoal, mas foi uma independência que transcende esses aspectos da vida cotidiana. Sinto que me tornei uma pessoa melhor e que esse foi só o estopim de mudanças ainda maiores, para querer mudar é só começar.

Beijinhos, Hel.

***

Text escrito para o tema #11 do Projeto Escrevendo sem medo, idealizado pelo blog Historiar. Na temática para escrita, nesse mês, nós, participantes, vamos escrever sobre algum acontecimento especial que nos tornou pessoas melhores, algo grandioso que mudou nossas perspectivas. Simples assim. Vasculhe suas lembranças e escreva sem medo!

You Might Also Like

12 comentários

  1. Ain que linda Hel!!!
    Parabéns por suas conquistas, realmente sair de casa deve proporcionar experiências muito marcantes e acredito que, de uma forma geral, impacta positivamente a nossa vida.
    Ainda não tive essa experiência por completo, já fui morar num navio, mas foi por pouco tempo! Rsrs
    Parabéns também pela sua clareza da escolha profissional e de estar feliz cursando Letras! Precisamos de mais profissionais e futuros profissionais com essa paixão!! E por fim, que lindo depoimento, me descobri feminista há pouco tempo, um ano pra menos mais ou menos... E tenho aprendido tanto, revisto tantos conceitos, saindo dessa bolha que somos inseridas!! É lindo descobrir que juntas somos mais fortes e que temos um universo inteiro nos esperando!! ^^

    Adorei o tema! Esse projeto é excelente!! Estou adorando te conhecer melhor!! :)

    Bjs,


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê, você morou num navio??? Que loucura! Me conta isso mulher, haha.

      É bom mesmo trabalhar no que gostamos, eu não sei se serei professora pelo resto da minha vida, afinal, o futuro não se sabe, mas eu faço o que faço com muita dedicação e acho que isso é um bom começo. Vejo muita gente escolhendo profissão pelo retorno financeiro e só, e isso nem sempre dá certo.

      Sobre o feminismo, é um movimento lindo mas mal compreendido, muita gente me olha de cara feia ou surpresa quando eu digo que simpatizo com o feminismo, isso é triste. É sempre bom encontrarmos pessoas que entendem o feminismo. Nós precisamos nos unir e espalhar o feminismo por aí ;)

      Que bom que você está conseguindo me conhecer melhor por meio dos meus textos do ESM, fico muito feliz em saber que você está gostando.

      Beijos <3

      Excluir
  2. Muito bacana tudo isso. Realmente a gebte acaba amadurecendo de uma forma muito diferente quando entramos para a faculdade, conhecemos pessoas diferentes daquelas com as quais costumavamos conviver. Foi um acontecimento muito especial para mim também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bibbi!

      Que bom que você passa pelo mesmo que passo, é legal quando conseguimos nos ver amadurecendo, não é? E a universidade é a porta de muitas mudanças na vida de quase todos nós, eu acredito, impossível passar por essa experiência sem mudar para melhor ao menos um pouquinho!

      Bjs!

      Excluir
  3. Olá Hel!
    Adorei! Uma amiga saiu da casa dos pais faz pouco tempo e ela diz o mesmo, que se tornou mais próxima deles agora que os visita sempre. Muito bonito isso!
    Legal essa realização com o seu curso e todo o seu crescimento. Adoro esses seus textos, poste sempre mais hehe
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thalita!

      Sim, muita gente me fala o mesmo, que depois que saiu da casa dos pais a relação mudou para melhor. É um dos lados positivos da situação!

      Fico muito feliz que você goste desse tipo de texto, pode deixar que todo mês eu posto!

      Bjs!

      Excluir
  4. Realmente é assim, a faculdade nos faz amadurecer, principalmente porque você terá que conviver com um determinado grupo no mínimo por três anos e você acaba tendo que aprender a conviver com as diferenças. Sair de casa é importante para enxergarmos a importância de nossa família, mas sair de casa requer preparo e maturidade. Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, sair de casa realmente requer muita maturidade. Não que eu tenha me planejado por meses, mas quando eu decidi eu já pensava sobre sair de casa e como tudo seria. Deu tudo certo, mas com certeza sem a ajuda dos meus pais eu nada seria. Claramente eu passei a dar mais valor aos meus pais depois que comecei a morar sozinha, principalmente à companhia deles e todo aquele cuidado que a minha mãe tinha comigo!

      Bjo!

      Excluir
  5. Oi Helena, muito legal este seu relato. É maravilhoso qdo tomamos uma decisão, que mesmo difícil, nos faz amadurecer... pois a gente senti que valeu a pena... e outra coisa, é maravilhoso estar na profissão que gosta... saber que nascemos para fazer aquilo... tb sou muito feliz na minha profissão e isso faz eu relevar as dificuldades que encontro no meio do meio caminho profissional....

    Belas Terapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Laila. Exatamente, foi uma decisão difícil mas seu eu voltasse no tempo faria quase tudo de novo, do mesmo jeitinho!

      Que bom que ambas somos profissionalmente realizadas! Sucesso para nós!

      Bjs!

      Excluir
  6. Oi, Hel.

    Seus textos são sempre maravilhosos.
    Gostei muito da sua escolha para o texto. Ainda não passei pelo que você passou, mas sinto que isso vai acontecer mais cedo ou mais tarde. Fico muito feliz por você ter conquistado a sua independência em vários aspectos. E eu me identifiquei com o que você falou sobre a entrada na universidade, muito do que você passou e aprendeu, eu também estou passando e aprendendo.

    Obrigada pela participação! ♥

    Beijos - Historiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thami!

      Que alegria saber que a minha participação no ESM está te agradando, eu adoro escrever para o projeto, nunca vou cansar de te agradecer por ter me convidado!

      Sair da casa dos pais é uma coisa que acontece mais cedo ou mais tarde mesmo, é difícil no começo, mas vale a pena!


      Beijos!

      Excluir

Deixe um comentário! Eu vou adorar saber a sua opinião e com muito prazer te responderei :)