Quarto - Emma Donoghue

09:00

"Há mais coisas na terra do que você jamais sonhou." (Donoghue, p. 99)

Foto: arquivo pessoal
Jack tem cinco anos. Ele e a Mãe vivem no Quarto. Foi lá que Jack nasceu, para ele, esse é o único mundo que conhece. Já para a Mãe, há um mundo lá fora no qual ela daria tudo para estar. Ela foi sequestrada pelo "velho Nick" (é assim que Jack o chama) quando tinha dezenove anos e, desde então, vem sendo mantida presa no Quarto. Em algumas noite, o velho Nick entra no Quarto e "dorme" com ela, dessa relação abusiva, nasceu Jack. Agora, nas noites em que o velho Nick entra no Quarto, a Mãe coloca Jack para dormir dentro do guarda-roupa.

Dentro do quarto, a Mãe faz de tudo para que não falte nada para o filho, apesar do espaço diminuto e das condições dos alimentos e roupas que o velho Nick os dá. Contudo, ela sabe que o tempo vai passar e que quanto mais velho Jack fica, mais curioso e questionador ele se tornará. É então, quando Jack completa cinco anos, que ela resolve contar para ele que existe um mundo Lá fora muito maior e melhor do que o Quarto. Jack se recusa a acreditar no que a Mãe diz, já que até então ela vinha mentindo e omitindo sobre o mundo Lá fora, pois ela achava Jack muito novo para entender a complexidade da existência deles.

"É esquisito ter uma coisa que é minha e não é da Mãe. O resto tudo é de nós dois. Acho que o meu corpo é meu, e as ideias que acontecem na minha cabeça. Mas as minhas células são feitas de células dela, quer dizer que eu sou meio dela." (Donoghue, p. 23)

Com o tempo e insistência, a Mãe consegue bolar um pano de fuga para tirá-los dali, porém, Jack precisa ser corajoso!

Será que eles conseguirão sair do Quarto? O que os aguarda no Lá fora?

***

Foto: arquivo pessoal
O livro é dividido em cinco partes

Apesar do enredo pesado e da seriedade dos temas abordados em Quarto, como sequestro e estupro, a narrativa é "suavizada" pelo fato de o narrador ser o menino Jack. Curioso, criativo e carinhoso, Jack é uma criança como qualquer outras; é brincalhão, possui uma imaginação fértil e adora livros e desenhos animados.
É linda a relação construída entre mãe e filho mesmo em um ambiente tão cruel e, ver a forma como a Mãe se priva de muitas coisas para criar o filho dignamente, mesmo que dentro de um cárcere, é triste e ao mesmo tempo admirável.
Outra questão que Quarto aborda e que fica bem clara para o leitor é como a mente e o corpo de uma pessoa reagem a uma situação tão horrível quanto anos de reclusão e abusos e como a mídia/sociedade recebe essas pessoas após tais eventos traumáticos - sem o menor respeito à privacidade e à dor alheia, diga-se de passagem.
É impossível não se apaixonar por Jack, e sua ingenuidade e espontaneidade, ou não se compadecer da situação vivida pela Mãe. São personagens que com certeza nunca esquecerei.
O modo como a autora conduz a narrativa, apesar de um pouco arrastada no começo da leitura, já que a vida no Quarto em si é entediante, depois se mostra muito empolgante. A leitura é fácil e fluida por conta de o narrador ser uma criança.

Foto: arquivo pessoal
Publicado no Brasil pela Verus editora, essa é a 5ª edição
Ler Quarto me fez pensar em pessoas que vivem presas à situações abusivas e escravas de si e de outras pessoas. Me fez pensar nas pessoas que realizam trabalho escravo e naquelas que são vendidas como mercadorias, como meninas raptadas e forçadas a se prostituir em troca de suas vidas.  Em Quarto, a ficção aponta para situações reais e a arte, mais uma vez, imita a vida.


Beijinhos, Hel.

PS.: Quarto ganhou uma adaptação cinematográfica intitulada O quarto de Jack e a atriz que interpreta a Mãe de Jack, Brie Larson, ganhou o Oscar na categoria de melhor atriz.

Foto: Getty images
Na foto, Brie como Mãe e o fofo Jacob Tremblay como Jack

DONOGHUE, Emma. Quarto. 5ª ed. São Paulo: Verus. 2015. 349 p. Tradução de Vera Ribeiro

You Might Also Like

25 comentários

  1. Oi Hel!
    Estou completamente ansiosa para conhecer este livro!
    Parece ser bem forte mesmo pelo tema que ele aborda e acho que vou precisar me preparar psicologicamente para ler. Livros que retratam um lado da vida que é real, mas que não temos muito conhecimento sobre, pois nunca passamos por nada parecido, sempre me comovem e me espantam.
    Com certeza vou ler!

    Beijos
    http://www.blogleituravirtual.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marina!

      Sim, é um livro forte, me emocionei bastante durante a leitura; desde sorrisos a quase lágrimas (dificilmente choro quando leio). Se você é sensível a temas pesados acho bom você não ler num momento que você estiver na bad, rsrs.

      Eu também gosto de livros realistas, com temas necessários, é bom pois nos faz nos colocarmos no lugar dessas pessoas.


      Leia sim!

      Beijo!

      Excluir
  2. Lendo sua resenha, concluo que é não é meu tipo de livro, claro, não deixa de ser uma obra boa. Eu que não curto livros pesados e dramáticos.

    www.eucurtoliteratura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo, Tai. Se você se sente mal ou simplesmente não gosta de enredos assim, é bom não forçar a leitura.

      Excluir
  3. Tema bem pesado, é a primeira resenha que leio sobre o livro e o tema é totalmente diferente do que imaginava. Lendo a resenha imaginei aquele caso que ocorreu no exterior em que um homem manteve duas (ou três?) amigas em cativeiro por um longo tempo. É tão irreal que se já não tivesse acontecido não seria possível imaginar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Maria, há casos semelhantes a esse abordado no livro, inclusive tem uma caso muito famoso que aconteceu na Áustria, daquela garota Natascha Kampusch, que ficou cativa durante dez anos! Ela até lançou um livro depois que conseguiu fugir, obviamente, foi um caso muito comentado na época!

      Excluir
  4. Oi, Helena.
    Esse é um livro bonito, eu gostaria de tê-lo na minha estante somente por sua capa.
    É a primeira resenha dele que eu leio e... Estou surpresa. Antes, só tinha visto por aí, nem sabia do que se tratava. Fiquei curiosa para saber o motivo de o velho Nick ter sequestrado a Mãe, e é claro, TODO o restante da história.
    Pelo que tu falou e pelo que me conheço, rs, acredito que "Quarto" é um livro que possa me agradar. Vou adicioná-lo a minha lista e espero muito lê-lo em breve.
    Beijos
    Historiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thami, essa capa é muito simbólica, as cores usadas para escrever o título são as mesmas que o Jack possuía no Quarto, além do fundo branco que dá uma sensação de vazio.

      Eu também tinha visto o livro por aí mas não imaginava do que se tratava, quando veio a oportunidade de eu resenhá-lo, e li a sinopse, fiquei muito curiosa, pois nunca tinha lido nada do gênero!

      Eu acho que esse livro te agradaria sim, te vejo como uma pessoa sensível e que gosta de ler drama (vide A cor púrpura, haha), espero que você o leia para podermos discutir!

      Beijos!

      Excluir
  5. QUE LIVRO MAIS AMOR!!!! <3

    Estou com muuuuita vontade de assistir O Quarto de Jack, e quando soube que ele é a adaptação desse livro fiquei doida pra ler alguma resenha. E ontem conversando com meu namorado percebemos que o título original do filme é Room, e não The Room Jack, agora tudo se ligou! hahaha

    Adorei sua resenha, de verdade! Deve ser um livro incrível!
    Beijooo!
    www.tardedioutono.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Layla. Também estou morrendo de vontade de assistir ao filme! O título do filme em inglês é o mesmo que o do livro, mas no Brasil o pessoal da tradução sempre inventa moda, rsrs.

      É um livro incrível sim! Obrigada!

      Beijooo!

      Excluir
  6. Uau! Parece ser triste e maravilhoso ao mesmo tempo!
    Sempre tive curiosidade por esse livro e a tua resenha me deixou ainda mais interessada nele. Temáticas meio pesadas me atraem, porque gosto quando os livros se aproximam de situações reais.
    Ótima resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júlia, é triste sim, mas o Jack é uma fofura e em vários momentos eu ria e me divertia com o jeito que ele pensava e reagia às coisas.

      Eu também gosto de livros assim!

      Obrigada, Beijos!

      Excluir
  7. Eu li Quarto recentemente e fiquei extremamente envolvida com a história achei um ato de muita coragem da autora de contar a história pelos olhos do Jack, outro ponto positivo que achei é que o crime em si, não é o verdadeiro foco e sim a convivência entre mãe e filho em condições tão desumanas. Ótima resenha Hel! Beijos!
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dai, também achei notável o narrador escolhido pela autora, fez a estória se tornar muito única, e o fato de o crime em si não ser o foco da narrativa acontece porque o narrador é o Jack, genial.

      Obrigada, Dai. Beijos!

      Excluir
  8. Olá Hel!
    Li esse livro logo quando ele saiu e gostei muito. Estou agora super curiosa para conferir o filme. O menino que faz o Jack é muito fofo!
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - SORTEIO 250 SEGUIDORES! FALTAM APENAS 10 SEGUIDORES! NOS SIGA E PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thalita. Também tô curiosa para assistir ao filme, o Jacob é muito amorzinho, nhói!

      Bjs!

      Excluir
  9. Olá Hel,
    Consigo entender a suavização da história por ser narrada pelo Jack, mas continuo achando que é de partir o coração.
    Minha curiosidade sobre a trama é grande. Acho que o tema abordado pela autora é o que vem depois? Será que o plano de fuga será bem sucedido e eles se adaptarão? Se é que fugiram...
    Gostei muito da sua resenha, parabéns.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiim, Bruna, é muito sofrida a estória.

      Na verdade, o livro não fala do tema tão abertamente, porque o narrador é o Jack e só ficamos sabendo das coisas por meio dele, mas é perceptível sim, de uma forma mais clara, mais no final do livro.

      E se eles fugiram ou não, vou te deixar curiosa, rsrs.

      Obrigada, Bru, beijos!

      Excluir
  10. QUE LIVRO, não é mesmo? Uma história tão forte mas que a autora conseguiu criar um personagem que consegue amenizar e aquilo tudo e nos fazer até sorrir em determinados momentos com suas artes. É triste saber que tudo aquilo não é ficção, mas algo muito real em nossa sociedade. Só "vivenciando" aquilo de alguma forma para entender como é sofrido. Foi sem duvidas uma das melhores leituras que tive no ano, valeu muito a pena.


    Visite: Cantina do Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carlos. QUE LIVRO! Eu também achei muito bom, e como já disse anteriormente, achei a sacada da autora de por o Jack como narrador genial, acredito que foi isso que fez a estória ter essa repercussão toda!

      Bem triste saber que não é ficção :(

      Excluir
  11. Nossa, eu quero ler!! Já queria ver o filme sem saber direito do que se tratava, agora eu quero ler também! Parece ser bem triste mesmo... Já pensou que horrível uma vida dessas, sem sair do quarto??
    Adorei sua resenha, estou muito curiosa para ler.
    Beijos!
    http://virtualcheckin.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lívia. Leia sim, é muito triste a estória mas o final vale muito a pena!

      Obrigada, bjs!

      Excluir
  12. Oi, Hel!
    Eu to doida pra ler esse livro... costumo fugir um pouco de leituras emocionantes, mas é impossível, né?
    Esse livro está provocando muitas reflexões nas pessoas, é importante.
    Ps: de tanto você postar fotos de Neko Atsume no twitter, eu também baixei! hahahahh Já tenho quase todos os gatos!
    Beijos
    www.livrosdecalla.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, porque foges? Às vezes é bom ler algo que nos tira da zona de conforto, leia Quarto, sim!

      Hahaha, sabia que ia contagiar as pessoas com as minhas gatices no Twitter, aqueles gatinhos são irresistíveis! Eu já tenho todos os gatos, só falta os mementos :D

      Beijos!

      Excluir
  13. acho que a diferença entre o livro e o filme é que lendo o livro tem horas que você morre de rir com as ideias do jack sobre a vida, sobre o mundo, senti um pouco falta disso no filme. Um abraço.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário! Eu vou adorar saber a sua opinião e com muito prazer te responderei :)