Por que precisamos do feminismo? #movimentovamosjuntas

09:00

"Quando nos identificamos com a vivência de outra mulher ou nos colocamos no lugar dela, a mágica da sororidade acontece." (SOUZA, p. 75)

Publicação: Galera Record
Livro recebido numa ação em homenagem ao dia das mulheres <3
Você já ouviu falar em sororidade? Se a sua resposta é não, saiba que estamos juntas (os) nessa! o/
Basicamente, sororidade é o equivalente feminino de fraternidade, embora usemos este último para ambos os gêneros. Confesso que nunca tinha ouvido falar nesse termo, mas depois que li Vamos juntas?, de Babi Souza, me apaixonei pela ideologia e pelo #movimentovamosjuntas. 
O #movimentovamosjuntas começou no Facebook:

"Essa ideia, tão simples, mas tão revolucionária, ganhou o Brasil depois que a jornalista Babi Souza criou o movimento Vamos juntas? [...] Em pouquíssimo tempo, a página alcançou milhares de meninas e mulheres, que aos poucos começaram a mudar sua forma de encarar o dia a dia e a mulher ao lado. Não se trata unicamente de caminhar lado a lado até um local seguro. Mas de construir um novo futuro, em que possamos olhar com carinho e compaixão umas às outras. [...] Um futuro em que todas nós tenhamos sororidade."

Isso é sororidade!

Na página do Facebook, a Babi começou a receber relatos de meninas e mulheres sobre situações em que se sentiam inseguras por estarem sozinhas na rua, por exemplo, e que, por causa do movimento, começaram a olhar para a mulher ao lado e pensar: por que não a convido para irmos juntas?

"Só as mulheres entendem o alívio de olhar para trás na rua e ver que a pessoa que está caminhando atrás de você é outra mulher. Na próxima vez que estiver em uma situação de risco (à noite, num lugar pouco movimentado), observe: do seu lado pode haver outra mulher passando pela mesma insegurança. E se vocês fizessem juntas esse trecho do caminho?" (SOUZA, p. 19)

A Babi não imaginava, mas, com esse movimento, ela começou uma onda de cumplicidade e confiança entre diversas mulheres no Brasil todo e, de quebra, ainda conseguiu abordar diversas temáticas pertinentes ao universo feminino, como o machismo e a necessidade do feminismo, afinal, nem só de medo de andar sozinhas à noite é que sofremos quem dera fosse só isso!

No livro Vamos juntas?, Babi explica como surgiu e a evolução do movimento - desde o surgimento da Fanpage até a ideia de escrever o livro - e fala também sobre a história da mulher na sociedade; sobre como o pensamento patriarcal e machista nos colocou como rivais, como sendo menos capazes do que os homens e como a própria Simone de Beauvoir diz, como o segundo sexo. Babi questiona os motivos históricos que causaram tais pensamentos, como a falta de representatividade das mulheres, no âmbito político, social, e cita exemplos muito interessantes de como esse pensamento é presente em nossas vidas, nos convidando a quebrar tais paradigmas:

"Mulheres precisam ser recatadas para não 'perderem o valor'.
A responsabilidade sobre a limpeza da casa é unicamente da mulher.
A responsabilidade sobre os filhos é sempre mais da mulher.
As mulheres não têm capacidade de fazer trabalhos braçais como dirigir, por exemplo.
Mulheres estão no mundo para competir por homens e eles são o centro de todas as atenções.
Mulheres não têm capacidade de criar laços entre elas e são naturalmente rivais."

Vocês já se deparam com situações ou falas que reforçam as frases acima? Aposto que sim! E é para acabarmos de vez com esse pensamento que a Babi escreveu esse livro maravilhoso que todas nós devemos ler! Afinal de contas, como diz Chimamanda Adichie em seu Sejamos todos feministas, não nascemos com o gene da limpeza em nossos DNA´s, apesar de homens e mulheres serem biologicamente diferentes, nós, mulheres, não somos intelectualmente inferiores! É preciso que nos unamos a fim de que ideias como a de que somos rivais parem de atrapalhar as conquistas das mulheres! É preciso sororidade! <3

O livro tem um projeto gráfico lindo: é cheio de ilustrações, tabelas, imagens e gráficos que tornam a leitura ao mesmo tempo leve e informativa. As cores e as fontes usadas deixam o livro esteticamente muito bonito e agradável para a leitura.

Curtam a fanpage do movimento Vamos juntas? no Facebook!
Adicionem o livro Vamos juntas? no Skoob!


SOUZA, Babi. Vamos juntas?: o guia da sororidade para todas. 1ª ed.. Rio de Janeiro: Galera Record, 2016. 144 p. 

You Might Also Like

17 comentários

  1. eu sou feminista, costume pedir companhia qd vou passar em algum lugar perigoso. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pedrita. Eu nunca tinha pensado em convidar a mulher ao lado quando passo por situações assim, foi o movimento que me fez ponderar essa hipótese. Ademais, vivemos cada vez mais individualistas, e isso nos torna menos sociáveis, é preciso parar e pensar no outro, às vezes.

      Bjs!

      Excluir
  2. Oláá Hel
    Parabéns pela resenha, eu amei esse livro estou com a resenha nos rascunhos, mas já to louca pra postar!
    Esse livro e o projeto é incrível né?! Com certeza precisamos do feminismo.
    Bjoos


    Jovem Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Elô.

      Também amei o livro, ainda mais porque eu não conhecia o movimento vamos juntas, foi por meio da parceria com o GER que eu pude ter contato com esse projeto maravilhoso!

      Estou esperando tua resenha, bjs!

      Excluir
  3. Oi, Helena! Tudo bem?

    Legal esse livro.
    Não sei se leria (exceto se eu ganhar! rsrsrs) mas acredito que muita gente irá gostar.

    Beijos!
    Danny
    Participe do SORTEIO de Abril no Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Danny, tudo ótimo!
      Então,leia sim, você vai ver como essa leitura pode abrir sua mente para questões de diferença entre gêneros que estão tão enraizadas em nossa sociedade que sequer as questionamos. O movimento feminista ainda tem muito o que conquistar e cada adepto é importante!

      Beijos!

      Excluir
  4. Oi, Hel.
    Amei a resenha! Esse é um assunto que realmente precisa ser debatido. Sempre me enfureço com pessoas que tratam o feminismo com leviandade. A misoginia está fortemente presente no dia a dia, mas muitas vezes escondida de tal forma que passe desapercebida. Não compreendo como ainda hoje as pessoas não conseguem entender basicamente e valorizar o feminismo.
    E como você diz na resenha, essa questão da união... Quantos casos vemos em que as mulheres são as primeiras a atacar uma mulher seja pela roupa que usa ou uma atitude, por escolhas que deveriam caber apenas ao individuo sem demandar um julgamento?
    Curtindo a página JÁ!!!

    Bjs,
    Jack.
    EntreLinhas Fantásticas - MEGA SORTEIO DE ANIVERSÁRIO! LANÇAMENTO STEPHEN KING + TIMOTHY ZAHN E RENATA VENTURA AUTOGRAFADOS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jack!

      Também me irrito muito quando as pessoas dizem que feminismo é mimimi :/
      Essa questão da misoginia é tão acobertada que só o fato de as pessoas não saberem o que a palavra significa já demonstra o quanto essas questões precisam ser debatidas.

      E a união é o que realmente falta entre nós mulheres, já que a própria história faz questão de nos colocar como o segundo sexo, por que nós mesmas não nos ajudamos a sair dessa situação? Parece uma solução tão fácil, mas ao mesmo tempo tão distante do entendimento da população...

      A fanpage é mara!

      Bjs!

      Excluir
  5. Essa proposta é linda demais!
    Sigo a página e sempre me emociono com os relatos.
    Espero de verdade que essas iniciativas surtam algum efeito, porque as coisas ainda estão bem difíceis, infelizmente..

    Beeeijoo

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rai. Por mais propostas como essa devemos lutar e encorajar as nossas colegas a se unirem, como você mesma disse, a situação ainda está difícil, apesar dos avanços que têm sido feitos. Ainda temos muito pelo que reinvindicar ;)

      BEIJOS!

      Excluir
  6. Acompanho a página há algum tempo e me surpreendi de uma forma mega positiva ao saber que o livro tinha sido lançado ♥
    É incrivelmente triste como ainda hoje com toda a força do movimento feminista, muitas pessoas não entendam o que é, sem contar as que nem sabem que existe e continuam reproduzindo o machismo incansavelmente. Ótimo que existam obras feministas sendo cada vez mais publicadas e as mulheres ganhando mais e mais espaço e força o////

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras|Vem participar da resenha premiada e top comentarista de abril ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kemmy, eu só fui conhecer a página depois que recebi o livro em mãos. Foi muito legal poder perceber um movimento tão grande quanto este fazendo a diferença na vida das mulheres!

      É sim muito triste constatar o machismo, ainda mais quando parte de uma mulher, mas é para isso que precisamos empoderar o máximo de mulheres possível, espalhando a sororidade por aí <3

      Beijos!

      Excluir
  7. Que maravilhoso esse projeto! Conhecia pouco sobre ele e agora já quero esse livro tão lindo!

    Todos nós precisamos do feminismo. E as mulheres realmente precisam ser mais unidas, não odiarem umas às outras. E também não deixar que os outros pensem que somos inferiores.

    E viva o feminismo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse projeto é muito lindo! E o livro é tão lindo quanto!

      O feminismo é necessário demais, ainda mais quando percebemos que há desunião entre nós mesmas.

      Viva o feminismo e a igualdade entre os gêneros <3

      Excluir
  8. Olá! Este livro está sendo muito divulgado e a ideia que ele espalha é muito legal. E é verdade que nos sentimos mais seguras quando numa rua escura nossos olhos encontram outra mulher. Este sentimento de rivalidade entre mulheres é muito presente na sociedade e se começarmos a espalhar ideias assim podemos mudar esse jogo, talvez as mulheres das próximas gerações esqueçam esta história de rivalidade. Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É maravilhoso que este livro esteja circulando pois a mensagem que ele passa é das mais lindas e necessária: a união entre nós, mulheres! A rivalidade é algo que só foi colocado em nossas cabeças, porque não temos motivos para competir!
      Eu espero do fundo do meu coração que essa mudança que está começando agora alcance as próximas gerações e que possamos viver num mundo com menos desigualdade.

      Beijos!

      Excluir
  9. Oi, tudo bem? Quero muito ler esse livro.
    É tão bom ver cada dia mais pessoas falando sobre feminismo.
    Bjs

    http://restauradordosnervos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe um comentário! Eu vou adorar saber a sua opinião e com muito prazer te responderei :)