Silêncio - Richelle Mead

11:00

Olá, leitoras e leitores!
Não sei se vocês têm percebido, mas, ultimamente, tenho experimentado diferentes tipos de leituras, tenho tentado, e acredito com êxito, sair um pouco da minha zona de conforto e dar chance a livros que, normalmente, eu não leria. O livro que vou resenhar hoje é um desses casos. Silêncio surgiu para mim por meio da parceria com a editora, fiquei muito interessada pela premissa da estória e, apesar de saber que era do gênero Young adult, resolvi me arriscar e embarcar nessa leitura. Sempre que leio livros que não são destinados à minha faixa etária, digamos assim, eu visto minha capinha de adolescente (acho que é assim que a Tatiana Feltrin fala) e procuro me desvencilhar de possíveis comparações com obras clássicas que li anteriormente, pois acredito que cada livro é um universo completamente diferente e que seria covardia e descabido comparar livros YA com grandes clássicos da Literatura.

A bela edição de Silêncio, acompanhada do meu Maneki neko, que apesar de não ser chinês, eu achei que combinou com a capa do livro ^^
Mergulhei nessa leitura sem conhecer a escrita da autora, totalmente sem expectativas e me surpreendi positivamente. Silêncio é um livro que mostra muito mais do que uma história de amor que não se concretiza por razões hierárquicas, mas também aborda questões políticas, sociológicas e até mesmo linguísticas. Claro que sem tanto aprofundamento, mas, mesmo assim, são temas importantes, que fazem o livro não ser completamente bobinho e mostram que a autora se preocupou em fazer um pouco de pesquisa para enriquecer o romance.

***

A história se passa num povoado chinês isolado do resto do mundo, lá, eles vivem uma vida muito pobre e são escravos de um sistema de escambo: mandam todo o minério que extraem de suas minas, por meio de uma tirolesa para a cidade que fica logo abaixo da montanha em que vivem, em troca de comida. Além disso, todos que moram lá são surdos, há muitos anos que a surdez estava ali e, para eles, já era algo trivial. Contudo, a cegueira estava começando a se espalhar e, com isso, o desespero também, já que, surdos e cegos, as pessoas não poderiam mais se comunicar, muito menos oferecer sua força de trabalho para que os minérios sejam extraídos e trocados por comida. 

Fei é a protagonista da estória. Logo no início da narrativa, o leitor já se depara com os problemas pelos quais ela sofre: a irmã Zhang Jing está perdendo a visão. Isso é muito ruim, já que ambas são artistas, conseguiram escapar da vida dura nas minas por conta do talento que possuíam na pintura, contudo, se Zhang Jin ficar cega, não poderá mais pintar e, consequentemente, será mandada para as minas, ou pior, terá que virar pedinte nas ruas. As pinturas que são feitas no povoado, longe de serem para apreciação artística - já que a arte não tinha valor ali, onde tudo precisava ser prático - serviam para informar os habitantes, uma espécie de jornal. Desse modo, os artistas, que eram considerados uma classe superior por não exercerem trabalho braçal, observavam durante o dia e relatavam por meio de pinturas tudo o que viam, para expor na manhã seguinte.

Essa edição está muito bonita, e o tom vermelho tem uma pequena simbologia para o casal protagonista. Já o dourado, acredito que seja somente pela beleza.

Fei sempre foi conformada com a vida que levava ali, pelo menos até o momento em que a cidade começou a mandar cada vez menos comida e os casos de cegueira começaram a ficar mais graves. Então entra em cena Li Wei, sua paixão de infância e minerador, do qual ela foi separada no momento em que decidiu se tornar artista, consequentemente, as diferenças hierárquicas fizeram com que ela e ele não pudessem jamais ficarem juntos. Li Wei acaba de perder o pai que, quase cego, sofre um acidente letal dentro das minas. Revoltado, ele decide descer a montanha, um empreendimento muito perigoso, para tentar encontrar uma maneira de garantir mais suprimentos ao povoado. Logo, Fei decide que vai junto com ele, já que, misteriosamente, recuperou sua audição e, assim, pode ajudá-lo caso haja algum deslizamento de rochas. Ele aceita a ajuda dela e ambos partem ao destino incerto, em busca de justiça para as pessoas que amam. Porém, ao chegar na cidade, não encontram nada do que esperavam e é aí que a verdade começa a aparecer e estarrece Fei e Li Wei.

"Daqui a quanto tempo as pessoas vão começar a se voltar contra as outras por puro desespero? Foi para isso que meu pai morreu? Quantos outros vilarejos a cidade já dizimou desse jeito?" (p. 113)

***

Silêncio tem uma boa premissa, e foi isso que me chamou a atenção e me fez optar pela leitura, porém, sinto que a autora poderia ter desenvolvido mais alguns aspectos, por exemplo, a mitologia. Se você quer ler Silêncio na esperança de encontrar uma estória rica em cultura e mitologia chinesa, esse não é o livro mais adequado, ele foca demais nas mazelas dos personagens e na questão política, eu esperava que houvesse um aprofundamento maior nesse sentido. Acredito que, se tratando de um romance YA, seria muito mais interessante trabalhar os elementos fantásticos, como as criaturas pixius que surgem só nos últimos capítulos e deixam a impressão de que SPOILER só foram colocados ali na narrativa para salvar a pele dos habitantes já que, obviamente, a população sozinha jamais seria capaz de se livrar da situação de servidão, precisando da ajuda de seres mágicos para conquistarem sua libertação. FIM DO SPOILER.

Apesar disso, a narrativa é muito descritiva, embora eu tenha lido com muita fluidez e de modo algum achado o livro enfadonho. Acho que o fato de a autora ter abordado bem as questões políticas e linguísticas fez o livro ganhar pontos comigo, já que são temas centrais no meu entendimento e que movem as atitudes dos personagens. Algo que achei interessante foi a autora abordar a variação linguística dentro da linguagem de sinais, o que mostra para muita gente que existem várias formas de linguagem e que a variação não é um aspecto somente das línguas orais, já que cada língua representa uma cultura e cada grupo social tem suas idiossincrasias.

Sobre o romance entre Fei e Li Wei, acho que apareceu na medida certa, não foi muito meloso, e achei até plausível, já que a autora faz boas descrições de como era a vida deles antes de Fei se juntar aos artistas. Por fim, recomendo a leitura desse livro, embora com as ressalvas acima. Apesar de tudo, foi uma leitura gostosa e que me entreteve bastante, fiquei ansiando pelo futuro do povoado e do casal e, embora não tenha gostado do desfecho, imaginei que seria daquele modo. Além disso, fiquei muito aliviada ao saber que o livro é volume único.

Beijinhos, Hel.

MEAD, Richelle. Silêncio. 1ª ed. Rio de Janeiro: Galera Record, 2016. 280 p. Tradução de Daniela Dias.

You Might Also Like

8 comentários

  1. Olá Hel,
    Eu já li opiniões positivas acerca desse livro, e confesso que nutri um certo interesse nele. Infelizmente por conta dos livros que tenho pra ler, talvez venha a ler esse, mas daqui a um bom tempo. Como sempre sua resenha muito transparente e esclarecedora! :) bjos

    www.blogleituravirtual.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gustavo!
      Silêncio é um livro bom, sim. Tenho visto opiniões positivas dele também, eu acredito que essas pequenas "falhas" não sejam o suficiente para desmerecer a leitura. Recomendo!
      Que bom que minha resenha ficou clara. :)

      Bjs!

      Excluir
  2. Oi, Hel!
    Adorei quando disse que embarcou na leitura totalmente sem expectativas, mas que se surpreendeu positivamente.
    Quero dizer que concordo com tudo o que disse sobre ler livros que fogem da nossa zona de conforto. De fato, cada livro é dono de um universo totalmente diferente.
    Ah! Eu esperava encontrar muitos aspectos culturais no livro, fiquei pensando nisso desde que o vi, que bom você ter comentado sobre isso.
    Enfim, o livro tem uma proposta muito interessante. E a sua resenha está maravilhosa, como sempre. Vou puxar o saco um pouquinho e dizer que um dia espero escrever assim, hihi.
    Um beijo - Historiar


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thami! Eu me joguei mesmo, li esse livro bem rápido, em três sentadas!

      Apesar de ter gostado muito do livro, fiquei chateada por não encontrar aspectos culturais da China, o livro poderia ter ficado bem melhor e mais rico!

      Obrigada, fico muito lisonjeada com tuas palavras, Thami! <3 Você já escreve muito bem, não precisa almejar se inspirar em mim, sua escrita é maravilhosa!

      Um beijo!!!

      Excluir
  3. Que livro interessante! Legal conhecer um YA assim, geralmente eles têm enredos muito simples. Esse pareceu bem elaborado, apesar dessas falhas de que você falou. Gostei desse foco em política e linguística. Como sempre, adorei a sua resenha, gosto de como você a organiza. Se eu tiver a oportunidade, vou dar uma chance ao livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Júlia!
      Esse YA é diferente mesmo, deve ser por isso que eu gostei bastante! E também por causa das questões linguísticas, né?! Rsrs.

      Muito obrigada, Júlia! Dê uma chance sim, você vai gostar.

      Beijos!

      Excluir
  4. Oi Júlia, tudo bem?
    Acabei de conhecer o seu blog e estou amando. Quando comecei a ler sua resenha já me interessei, pelo fato de poder saber mais sobre a cultura chinesa, e então fiquei um pouco triste com sua nota de que isso não é muito explorado. Adoro ler livros que não são considerados "sérios" mas que agregam algo nos conhecimentos de quem lê, sabe... Mas mesmo assim, ainda me parece interessante e quero muito ler. E essa capa está maravilhosa, o que já é convite à parte né?! Kk Enfim, parabéns pelo texto. E gostei bastante das suas imagens também, demonstram um certo carinho. ;)

    Beijos
    Jessica Andrade | De Mundo em Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jéssica, aqui é a Helena :D
      Seja bem-vinda ao L&G e sinta-se à vontade para opinar e sugerir, ok?
      Entendo sua decepção em relação ao conteúdo do livro, sobre a mitologia, seria uma interessante oportunidade de ensinar um pouco de mitologia aos jovens leitores, agregaria à leitura e ainda seria informativo. Mas, mesmo assim, ainda recomendo a leitura, é um livro bem gostoso de ler!

      Que bom que gostou do texto e das imagens, faço tudo o melhor que eu posso mesmo, que bom que notou ♥

      Excluir

Deixe um comentário! Eu vou adorar saber a sua opinião e com muito prazer te responderei :)