A elegância do ouriço - Muriel Barbery

11:00

"[...] pensei que, afinal, talvez seja isso a vida: muito desespero, mas também alguns momentos de beleza em que o tempo não é mais o mesmo." (p. 350).

O texto de hoje não pode nem ser considerado uma resenha. Vai ser algo próximo a uma ode, uma homenagem, ao livro A elegância do ouriço. Existem alguns livros que eu leio e os coloco na categoria life changing book, ou seja, aqueles livros que, de um modo ou de outro, me fizeram refletir muito e que me deixaram uma profunda impressão. Esse é o caso deste livro maravilhoso:

Nunca havia lido nada da autora e agora quero ler tudo!
Toda a narrativa é ambientada num condomínio de luxo, no qual as duas protagonistas moram. Uma é Paloma, uma menina de doze anos proveniente de uma família rica. Paloma é uma menina muito, MUITO inteligente, mas seus pais e sua irmã sequer notam isso e acham que ela é esquisita. A verdade é que ela é uma menina muito consciente da podridão do mundo, digamos, e sabe muito bem que a vida não é um mar de rosas, baseada nas observações comportamentais que faz das pessoas próximas a ela. Sendo assim, ela decide que, no aniversário de treze anos, vai cometer suicídio e incendiar o apartamento. Dramático? Sim. A única coisa que a impediria de por em prática esse seu plano seria se ela encontrasse um sentido para a vida antes.

"Fico pensando se não seria mais simples ensinar desde o início às crianças que a vida é absurda."(p. 20)

A outra protagonista é Renée Michel, a concierge (porteira, zeladora) do condomínio, uma senhora viúva, baixinha, gordinha e que os moradores tratam como é de se esperar que os ricos tratem os subalternos: com desprezo. Renée sabe de sua condição de invisibilidade no ambiente em que vive, o que ninguém sabe é que ela é uma verdadeira intelectual: lê alta literatura e aprecia arte e música. Tem até um gato chamado Leon (em homenagem a Tolstói). Ela constrói um disfarce para que todos acreditem que ela é uma medíocre concierge, aproveitando o estereótipo da sua profissão e classe social:

"A Sra. Michel tem a elegância do ouriço: por fora, é crivada de espinhos, uma verdadeira fortaleza, mas tenho a intuição de que dentro é tão simplesmente requintada quanto os ouriços, que são uns bichinhos falsamente indolentes, ferozmente solitários e terrivelmente elegantes."(p. 152)

Eu achei essa comparação feita por Paloma muito sublime, poética demais! E pelo visto vocês podem perceber que a identidade secreta de Renée foi desvendada! Esta é uma das reviravoltas da estória, quando Paloma e o novo e misterioso morador do condomínio, o Sr. Ozu, unem suas suspeitas e chegam à conclusão de que Renée não é uma simples concierge. A partir daí, uma amizade, à primeira vista improvável, surge entre os três, e é lindo!

***

Toda a escrita do livro é feita em forma de romance epistolar, o que faz com que o leitor sinta-se íntimo das protagonistas e consiga entender seus dilemas, o contexto de suas vidas e o que motiva suas decisões.  Quero dizer que Paloma e Renée são duas personagens muito cativantes - não vou nem citar o fato de que elas gostam de gatos, literatura e gramática - e, apesar de diferentes entre si,  uma rica e criança, outra pobre e adulta, possuem muitas coisas em comum. E essa perspectiva que o livro traz, para mim, é a mensagem mais importante: ricos ou pobres, todos nós somos iguais. Aquilo que somos não é ditado pelas aparências. Não importa se moramos em um apartamento de 400 metros quadrados ou em uma casinha de porteiro, os problemas e as angústias são inerentes ao ser humano e não escolhem classe social, cor, nacionalidade... A felicidade é uma quimera a qual todos nós corremos atrás. Quem nunca se perguntou qual é o sentido de tudo o que vivemos, e porque estamos aqui, qual o propósito de tanto sofrimento e luta se a existência nessa Terra é finita!? 
De início o leitor pode até questionar: "Do que essa menina mimada está se queixando? Muitos sonham em ter a vida que ela tem!" ou "De que adianta estudar e ler tanto se ninguém se importa com isso, se ninguém repara?". Eu digo que a leitura vale a pena cada vírgula!

A edição que li foi gentilmente emprestada pela Paula, do blog Caçando ouriços, que depois de muitos argumentos me convenceu que esse é um livro incrível. Agora eu quero comprar uma edição para mim e guardá-la num potinho 

Dentre as reflexões que o livro propõe, uma delas é a crítica a uma sociedade que vive de aparências, principalmente à classe "nobre", cujos modos de vida são superficiais. Paloma, em certo momento, justifica a vontade de deixar este mundo, pois já sabe o destino que a aguarda: casar com um homem rico, de família, e levar uma vida muito parecida com a da sua própria mãe, que é escrava dos antidepressivos e que mascara sua infelicidade servindo chás às amigas e cuidando das plantas. É compreensível que Paloma sinta-se insatisfeita com a vida diante do que ela relata ao leitor.

"Não se deve esquecer que o corpo definha, que os amigos morrem, que todos nos esquecem, que o fim é solidão. Esquecer muito menos que esses velhos foram jovens, que o tempo de uma vida é irrisório, que um dia temos vinte anos e, no dia seguinte, oitenta." (p. 138).

Esse é mais um livro que eu leio por indicação (da Paula que escreve no Caçando ouriços e que ama tanto o livro que batizou o blog assim!) e que vai direto para minha lista de favoritos da vida. O dilema da minha leitura foi querer saber o desfecho e se Paloma se suicidaria, mas, ao mesmo tempo, não querer que a estória chegasse ao fim, pois eu previa um final pesado e triste, afinal, toda a narrativa se encaminhava para isso. Mas eis que ao fim, quando tudo estava quase um mar de rosas... bom, não revelarei o que acontece, só digo que terminei a leitura aos prantos e que o fechamento da estória me deixou completamente surpresa e desidratada. Se você gosta de drama e se gosta de livros que são reflexivos, filosóficos e que utilizam metaliteratura, que é quando a literatura fala da própria literatura como elemento da narrativa, ou seja, livros que falam sobre livros , esse é o livro certo para você! Se resolver embarcar nessa leitura linda, prepare os post-its, afinal são muitas citações memoráveis, e uma caixa de lencinhos, porque vai precisar! Posso dizer que o livro tem uma temática pesada, e que muitas vezes, enquanto lia, me senti triste e melancólica, mas, mesmo assim, é desse tipo de livro que gosto. Gosto de livros que cutucam a ferida, livros que me fazem pensar e que me tiram da zona de conforto. E A elegância do ouriço é tudo isso e muito mais; é poético, é belo, é emocionante, faz rir e chorar, é irônico e também provocador. É meu mais novo livro favorito! Depois de tudo isso eu preciso dizer que eu recomendo esse livro? 

Beijinhos, Hel.

BARBERY, Muriel. A elegância do ouriço. (Tradução de Rosa Freire d´Aguiar). São Paulo: Companhia das Letras, 2008. 350 p.

You Might Also Like

20 comentários

  1. Oi Hel! Esse livro parece ser lindo, já é a terceira resenha sobre ele que leio nos últimos dois meses e todas me convencendo a lê-lo. Pela sua resenha e as demais que li, ele parece um baú de ensinamentos. E concordo com você, é muito bom encontrar histórias, mesmo que na ficção, que nos faz refletir. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria! É lindo sim, e possibilita muitas reflexões. Também só vejo gente o elogiando, também pudera, é muito bem escrito e tem personagens maravilhosos!
      Abraços.

      Excluir
  2. Olá Hel!
    Tenho visto várias resenhas desse livro ultimamente. Li a muito tempo e na época não gostei. Se eu ainda estivesse com ele (troquei no Skoob) leria de novo para ver se eu teria a mesma impressão.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - Participe do nosso SORTEIO do DIA DO HOBBIT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thalita. Que pena que você se desfez do livro. Quem sabe uma releitura te faça enxergar o livro de outra forma, ou não, né?!
      Bjs

      Excluir
  3. Oi, Helena!
    Achei muito interessante a premissa do livro. Eu me senti atraída por Paloma e gostaria de conhecer mais sobre ela, a senhora e o Sr. Ozu.
    Já com o comecinho do texto eu pensei que há uma relação entre as duas personagens femininas, apesar de possuírem, também, várias diferenças. E gostei das mensagens que o livro passa.
    Hel, eu começaria a ler o livro para saber se Paloma iria se suicidar mesmo, mas a sua resenha me fez ter a certeza de que os meus motivos para ler se ampliariam bastante.
    Espero ter a oportunidade de fazer essa leitura algum dia.
    Obrigada pela dica!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thami.
      Que bom que você gostou da premissa, eu acredito que você gostaria muito dessa leitura, pois te considero uma pessoa muito sensível e empática ^^.
      De nada, sempre procuro trazer livros interessantes por aqui e é bom saber que minhas dicas têm agradado.
      Um beijo.

      Excluir
  4. Nossa, só fiquei mais curiosa ainda com o livro! Já tinha assistido a resenha da Tatiana Feltrin, e achado o enredo muito interessante. Ela citou, se não me engano, os mesmos trechos que você, e eles ficaram na minha memória. E a sua resenha está maravilhosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lethycia. Então, eu tava lendo o livro na época que a Tatiana Feltrin publicou a resenha e sabia que ela ia gostar. O livro todo tem trechos incríveis, mas alguns precisam do contexto para serem melhor apreciados, então escolhi esses, não lembro quais a Tatiana leu.
      Obrigada <3

      Excluir
  5. Se me apaixonei por esse resenha, imagino o amor q vou sentir pelo livro. ����
    Que livro necessário,que temática incrível. Aborda um dos meus amores: Livros, e um livro q fala de livros (quase morri)
    Amei sua resenha vou procurar esse livro, fiquei com uma vontade de ler. ����

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luana. Que bom saber que você curtiu a resenha, espero que possa ler e que aprecie a leitura tanto quanto eu <3
      Boas leituras

      Excluir
  6. Helena, que livro fantástico, que resenha fantástica!! Eu fiquei muito curiosa, e mesmo nunca tendo ouvido falar nele, resolvi colocar na lista de desejados para a Bienal. Eu amo livros que me fazem pensar e que tem esse clima melancólico e pesado. Já estou bem curiosa. Ah, esse marcador é lindo demais!! Dá todo um charme na foto!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lívia, muito obrigada pelas palavras, eu espero que tu encontres o livro, e que tu possas ler para conversarmos sobre <3
      Eu também amo um livro melancólico, porque a vida não tem sofrência suficiente, né, amiga? Rsrs
      O marcador é lindo né? Eu ganhei em um sorteio vários deles inspirados na Jane Austen <3
      Beijos!

      Excluir
  7. Oii Hel :)
    Olha eu confesso que não curto drama! Meu gosto mesmo é por distopias, fantasias e suspenses. Mas não tem como não amar suas resenhas!!!
    "A felicidade é uma quimera a qual todos nós corremos atrás." Vou levar essa frase comigo pelo restante da minha vida!!! Obrigado pela extraordinária resenha... :)
    Beijos...

    www.blogleituravirtual.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gustavo.
      Acho mesmo que esse não é teu estilo de leitura, mas isso não te impede de ler, caso algum dia quiseres sair um pouco da zona de conforto, fica a dica. ;)
      Muito obrigada pelas palavras, Gustavo, que bom que te fiz pensar sobre esses temas <3
      Beijão

      Excluir
  8. Olá! *-*
    Fico muito contente que tenhas gostado tanto da leitura~ De fato, o livro é maravilhoso~ <3 Acho que nem tenho o que acrescentar de tanto que já se falou do livro. A Paloma e a Renée são duas personagens incríveis, de cuja obra ainda revisitarei e assistirei ao filme! (Gostei da imagem da atriz da Paloma)
    Adorei tua resenha, ficou ótima!
    Parabéns~ =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paulinha!
      Nunca vou cansar de te agradecer por ter me emprestado o livro.
      Olha, eu não sabia que tinha um filme, agora fiquei curiosa!
      Que bom que você gostou da resenha, obrigada!
      =D

      Excluir
  9. Oi Helen! Faz muito tempo que não leio um romance epistolar! Parece ser mega interessante! É claro que vc nos deixa mega curiosos sobre o final! De qualquer forma o livro parece ser lindo <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi!
      É um livro interessante demais, e o final é maravilhoso, vale muito a pena a leitura, que é rápida, mas muito intensa.
      Espero que você possa ler!
      Bjs!

      Excluir
  10. Terminei a leitura ontem e ainda estou digerindo... Gostei muito da sua resenha, são impressoes bem parecidas com as minhas. Só não chorei no final, fiquei meio paralisada, rsrsrsr.
    Li muito sobre Segunda Guerra e fiquei casca grosa, rsrsrs. Chorando muito menos ultimamente.

    Bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patricia!
      Acho que eu chorei porque me apeguei demais aos personagens, chorei não só por um deles, mas pelos outros, como eles viveriam dali pra frente, sabe?
      Uma das razões pra eu evitar ler livros sobre a II guerra mundial é que eu sou muito sensível, li A menina que roubava livros e O menino do pijama listrado e me acabei em lágrimas, é muita tristeza porque foi real.

      Bjs.

      Excluir

Deixe um comentário! Eu vou adorar saber a sua opinião e com muito prazer te responderei :)