Vamos falar sobre consumismo de livros?

11:00

Acho que é muito comum, entre nós, leitores, que tenhamos uma lista infinita de livros que queremos ler. A lista só cresce, não dá para negar. Acredito que, assim como eu, a maioria de vocês também gostaria de poder comprar todos esses livros desejados. Porém, sabe-se que  nunca conseguiremos ler tantos livros em uma única vida. Esse é o maior dilema da vida de um leitor! Para tanto, eu creio em uma pseudosolução para esse problema: analisar quais os livros realmente queremos ler e investir aí. Acho que é interessante, inclusive se usamos aplicativos como Skoob ou anotamos em cadernos, que de tempos em tempos a lista de livros desejados seja revista. Já aconteceu de eu querer muito um livro -porque estava na "moda" ou porque me pareceu interessante naquele determinado momento da minha vida- e depois de um tempo eu olhar para esse mesmo livro na minha estante do Skoob e pensar "porque ele está aqui?". Por outro lado, há livros que eu desejo há muito tempo e que sei que gostarei muito da leitura. É o caso de O sol é para todos, Laranja mecânica, Madame Bovary, O diário de Anne Frank, entre outros, que são livros que, além de serem clássicos consagrados pela crítica e pelos leitores, eu sei que fazem o meu perfil de leitora.
Já reparam na beleza que possuem os livros usados?

Pensando nisso, eu resolvi, também, fazer uma avaliação do meu acervo de livros, e percebi que tenho alguns livros que não condizem com os meus gostos literários. Talvez isso já tenha acontecido com vocês. Diante de uma pequena análise, separei alguns livros que li apenas uma vez e não pretendo reler, ou que li e não gostei (estou pensando em doá-los para alguma biblioteca) e com isso, abri mais espaço na estante. Fazendo esse movimento, eu pensei em algumas questões que estavam por trás daquele meu pequeno gesto. Por exemplo, o fato de eu não estar me desfazendo desses livros, mas sim, dando a outra pessoa a oportunidade de lê-los.  Pensei, também, que ao invés de a pessoa comprar um livro novo, ela estaria emprestando um livro que, apesar de usado, estaria possibilitando a mesma experiência de leitura que um livro novo. A gente acaba não percebendo a questão da sustentabilidade que está por trás disso -ou a falta de sustentabilidade- que envolve comprar livros e livros (de papel, não vou entrar na discussão dos e-books aqui) sem o menor critério e ir acumulando na estante. Refletindo essas questões, lembrei de alguns relatos de amigos e conhecidos que, muitas vezes, compram livros porque estão na promoção (Bienal esteve aí e como o pessoal gastou em livros, hein) ou têm mais de uma edição do mesmo livro em casa, ou pior, há quem jogue livros no lixo. SIM! Não quero julgar ninguém, longe disso, até porque sou uma pessoa que sonha ter uma biblioteca particular com títulos incríveis e edições bonitas. Mas nem por isso, por eu querer ter uma estante cheia de livros lidos, é que eu vou sair por aí comprando sem critérios.
Para concluir esse texto, resolvi relatar duas experiências que tive em compras de livros usados. Uma delas é o site já muito conhecido Estante Virtual. Eu sempre costumava comprar em lojas online, como o Submarino, a Saraiva, mas nunca tinha pensado em comprar na Estante Virtual. Até que surgiu a necessidade de comprar um livro teórico que estava esgotado em todos os sites, então, recorri ao Estante por recomendação e concluí a compra. A experiência foi das melhores possíveis: a entrega foi muito rápida, o livro, que era descrito como seminovo, me pareceu ser novo, sério mesmo, até pensei que eles podem ter se confundido e mandado um novo no lugar do que eu solicitei. Em suma, sei que não posso julgar um serviço por apenas uma compra, mas a eficácia desse primeiro e a economia que fiz ne$$a compra, com certeza me fizeram ter vontade de comprar mais livros no site Estante Virtual.
Outra experiência que possuo em comprar livros usados é por meio de uma livreira/garimpeira do Rio Grande do Sul que vende livros no Instagram, a Carol do @vontaderia. Já comprei alguns livros com ela e posso falar com mais autoridade nesse caso. A Carol foca em encontrar para seus clientes livros raros ou difíceis de encontrar nas livrarias, com preços justos e os livros sempre em estado muito bom (para mim o livro não sendo manchado ou rasgado é ótimo, só para poderem entender). Além de tudo isso, tem o contato humano, a Carol é uma fofa e eu recomendo fortemente o serviço dela.

Os três livros que comprei da Carol: Entrevista com o vampiro da Anne Rice, Lugar nenhum do Neil Gaiman e O apanhador no campo de centeio do J.D.Salinger. Todas em bom estado e a Carol é muito dedicada ao atender a gente <3
Pequenos detalhes que, para mim, não fazem a diferença. <3


Eu não me importo de o livro ter dobras ou as páginas amareladas, de jeito nenhum. Mas se você gosta de livros novos, é uma escolha sua e que não cabe a mim julgar, porém, gostaria um pouco que refletíssemos: o que é mais importante, o livro (objeto) ou a história que ele nos conta? Conhecem alguém que tenha preconceito com livros usados? Será que realmente precisamos acumular tantos livros se, às vezes, nem vamos revisitá-los? Fica a reflexão.

Beijinhos, Hel.

You Might Also Like

26 comentários

  1. Adoro comprar livros novos, mas adoro em igual intensidade compartilhar uma boa história. Faço doação de livros há 2 anos, são poucos livros lidos que faço questão de manter comigo. E minha estante no skoob está sempre mudando, coloco como desejado lá e espero um pouco, é certeza que mudo de opinião depois. Queria ter duas vidas para ler todos os livros. Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria. Tudo bem?
      Eu também tenho critério de manter comigo só os livros que gosto e passar adiante aqueles que eu li e não gostei muito.

      Também queria ter duas vidas, haha.

      Excluir
  2. eba! adoro esse tema. além de listas infindáveis que só aumentam, eu tenho literalmente uma estante a ler. mas gulosa, sempre que vou na vizinha fico pensando qual será o próximo da biblioteca dela que vou pegar emprestado. mas devido a crise atual. não estou comprando livros. mas tenho muitos a ler. então nem estou preocupada. mas eu fui sócia de muitas, mas muitas bibliotecas onde para inscrever só rg e comprovante de endereço. eu amo ler sobre os critérios de escolha do q ler dos meus amigos. eu acabei de ler e comentei no meu blog um livro muito extenso. levei muito tempo na leitura. então no meu critério, agora vou ler uns 3 livros fininhos, para me enganar e me sentir mais produtiva. mas amo livros grossos. então logo vou retomar esse prazer. eu tenho neurosa em reler. acho que sempre estou perdendo tempo, q muitos livros q nunca li serão abandonados, então não releio. só posso ler um ou outro trecho em algum momento, mas na totalidade não releio. o que tenho de mais precioso na minha casa são os meus livros. não os dou, mas amo emprestar. atualmente infelizmente não estou com um grupo que empresto. adoro emprestar e depois dividir o que li. mas sou muito criteriosa para quem emprestar. depois das bibliotecas passei a comprar em sebos. e só muito recentemente em livrarias. hj há promoções do dia do livro, do dia disso ou aquilo. para acompanhar as bienais, então já comprei livros a preços bem acessíveis. falam que a amazon é imbatível em preços, mas ainda não comprei por lá. gosto do estante virtual. mas já tive problemas em compras por lá. aqui em são paulo surgiram quiosques de livros usados em estações de metrô. comprei semana passada 4 por 10 reais. foi muito bom. livros que queria muito. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pedrita. Tudo bem?
      Curioso que vc não goste de reler, eu, ao contrário, gosto de programar quais livros vou reler, por exemplo, já separei uma lista dos livros que quero reler no ano que vem. Quando eu gosto muito, muito de um livro, quero relê-lo de tempos em tempos, já faço isso com O morro dos ventos uivantes e Vidas Secas, que já forma lidos e relidos quatro vezes e a cada releitura é diferente. Mas também entendo sua opinião, realmente são muitos livros para ler em uma única vida, haha.

      Bjs

      Excluir
  3. Oiee Helll!! (ain faz tempo que não venho aquiii, #SHAMEONME)

    Que tópico excelente! Adoro quando vc escreve algo além das resenhas! Me identifico muito com seu jeito de pensar!!

    Eu tenho refletido sobre isso há um tempo e também tenho minhas táticas de compras, só compro livro que eu realmenteee estou com uma vontade insana de ler e que tenha a ver com meus gêneros de leitura. Quase nunca adquiro lançamentos, porque os preços estão nas alturas e sei que será muito difícil lê-lo na sequência do recebimento.
    Além disso, eu espero as lindas promoções! Eu não sei bem quantos livros tenho na estante, talvez algo em torno de 100, mas mais de 80% foram a R$ 10,00 ou próximo disso, eu esperoooo, esperooo, namoro várias vezes, pesquiso, até que um dia ele está num preço muito bom e compro. Os mais caros peço de aniversário e de natal! xD Esse ano não saí com nenhum mísero livro da Bienal, não compensava! E mesmo aqueles que tenho uma certa vontade de ler e estavam baratos optei por deixar pra lá! :D

    AHhh e agora, graças a Tha, estou utilizando o sistema de trocas Skoob Plus, é excelente! Dá aquela circulada nos livros que não vou mais ler e é uma nova forma de adquirir outros que não tenho certeza se vou gostar!

    Conheci muitas pessoas nesses encontros de blogueiros que são compulsivos, compram qualquer livro, de qualquer gênero e na maioria das vezes, não os leem! Temos que tomar cuidado com isso e sermos um pouquinho racionais! Dessa forma acho que o sonho da nossa estante bela e cheiinha de livros vai se concretizando e ficando a nossa cara! :D

    Bjs! <3


    EntreLinhas Fantásticas - Participe do nosso Sorteio no Insta!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dê, sua linda! É sempre ótimo te ter por aqui. <3

      Eu também namoro muito antes de comprar os livros, e também percebo que a maioria dos livros que tenho na estante foram comprados por preços pequenos, ou ganhados de amigos que sabem do meu gosto literário e, ainda, os livros que solicita às editoras.

      Ultimamente também só tenho adquirido aqueles livros que quero muito ler, e minha estante está cada vez mais a minha cara e não um amontoado de livros que não dizem nada sobre mim.

      Bjs <3

      Excluir
  4. Não tenho nenhum preconceito com livros usados, ou edições antigas. Muito pelo contrário! Para mim é mais importante o conteúdo, claro que um livro novo em bom estado é ótimo, mas eu não me incomodo. Adoro visitar livrarias sebo e já fiz ótimas aquisições. Tenho alguns livros que não condizem com o meu gosto, mas por alguma razão eu não consigo desapegar. Ultimamente só tenho investido em livros que eu realmente vou ler :)

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri. Tudo bem?
      Eu também tinha esse problema de não conseguir desapegar mesmo eu não tendo gostado tanto do livro, ainda mais se a edição é bonita. Mas tenho conseguido passá-los para frente, pois o espaço na estante está acabando, haha.

      Beijos. :)

      Excluir
  5. Olá Hel!
    Excelente texto. Já fui dessas que comprava o livro só porquê ele estava na promoção de 10 reais. Ainda adoro livros de 10 reais rs mas penso bem mais antes de comprar qualquer livro seja lá o preço que ele custar. Uma coisa que faço muito e adoooro é trocar no Skoob. Se eu leio e achei mais ou menos, tchau, troco e solicito outro livro. Já pequei lançamentos e livros como novos dessa maneira (e também já enviei muitos livros assim).
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thalita. Tudo certinho?

      Acho que com o tempo e conforme a estante vai ficando mais abarrotada, vamos ficando mais criteriosa, não é?!

      Que legal que vc faz trocas pelo Skoob, já fui usuária plus, mas nunca fiz nenhuma troca por lá.

      Bjs

      Excluir
  6. Bah Helena, eu concordo integralmente com o texto, acho excelente cada ponto da sua reflexão, sei que tu está 100% certa...E simplesmente ignoro! Eu também tenho essa ideia de que livros devem ser passados adiante etc - mas pros outros. Eu simplesmente amo minha estante e não consigo me desapegar de nenhum, nem da minha coleção de Crepúsculo que desde o início eu critiquei. Como resultado estou com cinquenta livros para ler e não encontro tempo nunca. Pelo menos, estou parando de comprar livros, a menos que eu goste muito da história.

    Beijos, Vickawaii (nossa, já ia escrever "atenciosamente". Acho que minha mente ainda está no trabalho kk)
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vick, te entendo muito, não vou te julgar, não, haha.

      Também amo minha estante, mas eu fico agoniada em ver alguns títulos que não condizem com meu gosto literário, aí passo para frente mesmo.

      Mas que bom que você tem comprado menos livros, é bom dar atenção aqueles livros que estão parados há tempos na estante.

      Bjs

      Excluir
  7. Olá Hel,
    Texto muito pontual e necessário esse seu. Teve e acho que ainda está tendo promoções nos grandes sites, como Submarino e Americanas. E a enxorada de fotos de compras de livros, que estão sendo postadas nos meus grupos literários do Facebook é exorbitante! Teve uma postagem num grupo, que uma garota apresentou uma reflexão muito parecida com seu texto, e gerou bons argumentos acerca do assunto. Eu confesso que hoje, não consigo me desapegar dos livros da minha estante, mas eu já revisei minha lista de desejados duas vezes, e retirei livros que foram adicionados por conta de serem os livros da moda! E fiquei satisfeito e contente por ter conseguido fazer isso. Estou conseguindo manter uma média de 10 a 15 livros na fila de leitura, que seriam menos se não fosse por conta das parcerias do blog. Ótimo texto, parabéns... beijos!

    www.blogleituravirtual.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gustavo. Muito obrigada!

      Também me empolgo com os livros "da moda" e acabo os colocando em minha lista de desejados, depois revejo e percebo que a moda passou e a minha vontade de ler aquele livro também.
      A fila de leituras minha também gira em torno de 10 a 15 livros.

      Beijos!

      Excluir
  8. Olá!
    Preciso dizer que me identifiquei? Um tempinho atrás contei que tenho 80 livros que ainda não li, o que é bem mais do que leio em um ano inteiro. Por questões econômicas e de espaço já faz quase dois meses que não comprei mais livro algum, e, de fato, eu acho que devo continuar assim por um tempinho. Tenho uns livros enormes na estante ainda. E, claro, tenho os que não pretendo ler nunca mais.
    Vou acumulando os livros, mas gosto bastante de emprestá-los também.

    Concordo com tudo que disseste.
    Na verdade, admito que eu era um tantinho preconceituosa com livros antigos/usados; algo neles não me agradava. Isso mudou quando comecei a ler mais e perceber que a história nesses livros também valiam a pena. Principalmente agora depois de "A elegância do ouriço", que comprei em um sebo. Livros usados também são lindos~ <3

    Só não consigo suportar livros riscados (e tem tanto disso na biblioteca!). E rasgados. Essas marcas me incomodam muito durante a leitura; às vezes são umas marcas tão bobas que fico me perguntando "por que a pessoa marcou isso?" ao invés de continuar lendo...
    Claro que esses riscos em livros da biblioteca são maiores em livros teóricos. O que não deixa de ser trágico...

    Enfim, adorei o texto, é bom pensar sobre isso! *-*
    Não acho que eu vá largar uns livrinhos aí tão cedo, mas pensarei nisso futuramente quando for arrumar a estante~ ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paula!

      Que bom que gostou do texto e da discussão, realmente vc tem se policiado e comprado menos livros, eu percebi. E também adoro quando vc me empresta seus livros, haha.

      É bom também ir aos sebos com companhia, como nós fazemos, nem que seja só para garimpar mesmo, não é? E, às vezes, encontramos muitos livros lindos no sebo, como foi o seu caso com A elegância do ouriço e o meu com Lolita. :)

      Também não suporto gente que rabisca o livro todo, ainda mais hoje em dia que temos tantas tecnologias para evitar isso, como os post-its e as flags. Pior ainda é quando rabiscam livros de biblioteca, pois se parar e pensar, os livros da biblioteca são públicos, e o leitor que os usam devem pensar que outra pessoa vai lê-los. Acho desrespeitoso riscar livros de biblioteca.

      Bjs

      Excluir
  9. Adorei você ter voltado a postar, tu sabes que és minha mestra. Gratidão pela idéia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paulo. Muito obrigada pelo carinho, também sou grata por ter leitores como você!

      Excluir
  10. Adorei seu post! Está coberta de razão! E obrigada pela indicação!

    ResponderExcluir
  11. Fiquei apaixonada por aquele feed, tanto que já estou pensando em comprar vários! Obrigada pela indicação <3
    Eu concordo muito com o texto, e pensando nisso acho que preciso fazer uma limpa na minha estante e dar outro fim aos livros que sei que não lerei.

    Adorei o post, beijo!
    literarizandomomentos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Milena. Tudo bem?

      Que bom que gostou da minha indicação!

      Bjs e boas leituras.

      Excluir
  12. É ótimo encontrar essa reflexão por aqui, Hel!
    Eu tive um problema bem complicado em relação a isso há pouco tempo. Para resumir a história: minha mãe tem um cartão de crédito que é vinculado ao cartão do meu pai; mesmo depois que eles se separaram, meu pai manteve o cartão da minha mãe; as faturas são enviadas para ele, ele paga formalmente, e depois minha mãe repassa os valores para ele. Num certo dia, vi dois livros que eu queria muito, daqueles em edições super bonitas sendo anunciadas em promoção na Amazon. Peguei o cartão da minha mãe, anotei os dados e usei sem avisar nada pra ela nem pro meu pai, e não paguei nada pra ele depois. Passaram algumas semanas, e quando vi outros títulos que eu queria em promoções parecidas, continuei comprando do mesmo jeito, porque os dados do cartão ficaram salvos no site. Só de ver aqueles anúncios no e-mail ou no facebook, parecia que eu ficava doida, eu fazia compras mais de uma vez na semana, e quase todo dia recebia alguma coisa nova em casa. Alguns desses livros, comprei só porque vi alguém recomendando como "muito bom" alguma resenha por aí. O resultado é que em cerca de dois meses gastei mais de R$ 1500 em livros, deixei o meu pai com o maior problema pra pagar o cartão de crédito, e deixei o meu quarto tão cheio de livros, que não posso comprar mais nada até terminar de fazer a minha estante. Durante esse tempo, comprar parecia mesmo um vício, e eu já me arrependi muito por essa loucura. A gente precisa mesmo ter muito cuidado com as nossas compras de livros, pra não se endividar e não se arrepender depois.
    Quanto a escolher o que é prioridade: eu acabei percebendo isso graças às séries/sagas. Tem muitas que são compostas por um mooonte de livros, e só de saber disso, eu já perco grande parte da vontade de ler. As únicas séries compridas que têm espaço no meu coração são Harry Potter e As Crônicas de Gelo e Fogo. A maioria das outras, eu leio o primeiro e não continuo, ou então nem leio. Fico curiosa quando a série vira febre, mas estou sempre pensando em outros livros que não quero ler mais. Passei a ter muito mais consciência sobre isso depois de ter visto o vídeo "Biblioteca Básica", da Jotapluftz. É maravilhoso!
    Sobre desapegar, também é muito importante. Tem vários livros por aqui que não gostei e não pretendo reler, e to doida pra vender, trocar ou doar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, que história, hein!?
      Deve ter sido uma situação e tanto explicar para seus pais onde você gastou tanto dinheiro, mas ainda bem que você se conscientizou, né? Essas promoções de livros são muito, muito tentadoras. Teve um tempo que eu entrava nos sites todos os dias, praticamente, mas só comprava dois ou três livros por mês em uma única compra. Sempre fui bem controlada com meu dinheiro (até porque não ganho muito, haha). Mas como eu disse, a tentação é grande e a facilidade da compra também!

      Obrigada pela indicação do vídeo, eu até sou inscrita nesse canal mas não conhecia esse vídeo, vou ver!

      Bjs e cautela nas compras, haha.

      Excluir
  13. Hoje li o post de uma cliente que conheceu meu ig e se inspirou a revender seus livros lidos também, e vim aqui comentar, que fico muito feliz de além de fazer as vontades das pessoas garimpando seus livros desejados, ainda rola toda uma conscientização sobre consumo, compra e minimização de impulsos... Lembrando que além disso meu alicerce é fundamentado na filantropia, arrematando os livros de instituições de amparo tanto humano quanto da causa animal. Resultado??? Completamente plena e realizada!!! ������
    Obrigada Hel!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, seu trabalho é lindo e merece todo o reconhecimento. Além disso, você deixa seus clientes muitos satisfeitos, eu percebo que não sou só eu quem te dá feedback positivo.

      Bjs

      Excluir

Deixe um comentário! Eu vou adorar saber a sua opinião e com muito prazer te responderei :)