George - Alex Gino

10:30

Olá, leitores,

A primeira coisa que eu gostaria de comentar é uma lição aprendida no curso de Letras que faço: o poder da Literatura na sociedade. Pode parecer estranho, mas uma das primeiras coisas aprendidas é o fato de a Literatura permitir “olhar” e, de certa forma, vivenciar o outro. E eu acredito que isto é importante, pois possibilita que você entenda os problemas, as frustrações e os obstáculos que outra pessoa sofre na vida, e, consequentemente, desenvolver empatia.

Comecei com essa fala por causa do livro “George”, do Alex Gino, que me permitiu conhecer uma realidade diferente da minha. Para quem não conhece o livro, ele retrata a vida de George, uma menina fofa que tem um sonho: interpretar a Charlotte na peça A menina e o porquinho (caso vocês não conheçam essa história, é sobre um porco que seria levado para o abate, mas é salvo por uma aranha, a Charlotte. Ela escreve palavras em suas teias, que são atribuídas ao porquinho. Por essa razão, ele sobrevive e torna-se famoso na sua região). Todavia, ela tem um pequeno problema, pois, para as outras pessoas, George é um menino. Sendo assim, e, com a ajuda da sua melhor amiga, ela vai tentar realizar esse sonho e mostrar quem ela realmente é.

Como podem perceber, o livro traz um tema muito atual, mas pouco abordado socialmente: a transexualidade. George é uma menina trans que sofre por ter dificuldade em contar isso às pessoas. Isso a torna mais tímida e receosa, devido a notícias de como os indivíduos LGBT são tratados pela sociedade. Além disso, o fato da obra trazer essa discussão sob a visão de uma criança, é muito mais impactante.

“ – Às vezes, as pessoas transgênero não têm direitos – George tinha lido na internet sobre casos de pessoas transgênero que foram tratadas injustamente.”
 (GINO, 2016, p. 78)

Acredito que o livro é muito delicado em relação à forma como trata desse tema. A maneira como o leitor vai conhecendo a protagonista é muito interessante, por meio do seu cotidiano e de suas reflexões. Além do mais, George é uma personagem apaixonante, pois ela tem uma doçura que é quase impossível não se sensibilizar e torcer por ela. Entretanto, eu não poderia deixar de falar da minha personagem favorita, Kelly. É a melhor amiga da George, que resolve ajudá-la com a peça. Elas têm um relacionamento muito fofo, no qual Kelly demonstra uma total aceitação sobre quem George é. Gosto dessa perspectiva porque mostra, ao contrário do que muitos pensam, que as crianças podem sim lidar com questões envolvendo sexualidade e, em alguns casos, o fazem melhor do que os adultos. E, com esse pensamento, veio-me uma ideia meio polêmica: será que as pessoas não usam os pequenos como um “escudo” para induzir sua ideologia, quando alegam que estão protegendo-os?

“ – Você acha que é uma garota?
–  Acho. – George ficou surpreso com a facilidade de responder aquela pergunta.”
(GINO, 2016, p. 101)

Quanto à narrativa da história, ela é fluída e bem gostosa de ler. Ademais, por pertencer a um selo voltado para um público mais jovem, o livro tem uma linguagem mais simples, quase infantil. Porém, por ser uma história sobre uma criança, acaba por encaixar perfeitamente com a obra. Outro ponto interessante é que o autor sempre faz uso de pronomes e artigos femininos para se referir à George. As minhas únicas ressalvas são em relação à construção de alguns personagens coadjuvantes, como o irmão da George, pois gostaria de ver mais sobre o relacionamento dos dois, e o tamanho de páginas do livro. Sim, achei o livro curto, já que, por ter uma trama tão envolvente e interessante, com uma personagem tão fofa, acaba sendo um pouco triste quando a história termina, porque você quer mais.

Por fim, penso que esse livro não traz apenas uma boa história, mas, também, uma questão muito importante de ser discutida e entendida pela sociedade. Por isso, acho interessante lê-lo, para conhecer melhor isso. Ah, e não posso terminar sem desejar que haja mais crianças como a Kelly. Acredite, com pessoas assim, o mundo seria incrível.

Tchau e até a próxima!
Julya G.S.


GINO, Alex. George (Tradução de Regina Winarski)Rio de Janeiro: Galera Júnior, 2016. 144 p. 

You Might Also Like

14 comentários

  1. Oi, Julya!
    Adorei seus comentários sobre o livro. Faz um bom tempinho que descobri "George" e decidi colocá-lo numa lista de livros desejados. A sua resenha só reforçou a minha vontade de conhecer a obra, o que eu espero fazer o mais rápido possível.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thamiris,
      Que bom que gostou do livro. Realmente, é uma leitura muito interessante e tenho certeza que não te arrependerá de lê-lo.
      Beijos.

      Excluir
  2. Oi, Julya!
    Adorei tua resenha. Já tinha ouvido falar de George, mas não tinha lido nada a respeito. Parece retratar com bastante delicadeza um assunto que precisa de mais destaque na sociedade.
    Abraços
    Blog do Ben Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,Ben,
      Concordo com você, a transexualidade é um tema que precisa ser abordada e discutida na sociedade e creio que esse livro pode ser usado para isso, devido a forma doce com que retrata isso.
      Beijos.

      Excluir
  3. Olá Julya!
    Adorei conhecer esse livro e saber que ele é voltado ao publico infantil. Com certeza a juventude precisa de mais livros assim.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Talita,
      Tens razão, é interessante os jovens lerem livros com essa temática, pois é algo que está relacionado a realidade deles.
      Beijos.

      Excluir
  4. Que resenha perfeita!
    Se eu tivesse o livro aqui, começaria a ler ele agora, só pela sua resenha! ❤
    Importantíssimo a abordagem do tema, mas ao mesmo tempo complicado, uma vêz que em se tratando de crianças, tem que se ter muita delicadeza para tratar do assunto, mas você disse que essa delicadeza está no livro ne. Meu Deus, preciso desse livro! Urgente! rs

    Beijos beijos 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kelly,
      Fico feliz que tenha gostado da resenha. E concordo com você, é muito importante abordar esse tema e acredito que "George" faz isso de uma maneira bem interessante.
      Beijos.

      Excluir
  5. to maluca pra ler esse livro!! que blog lindo!!!
    ameiiii,seguindo.
    http://escreverdayse.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Day,
      Que bom que gostou, o livro é muito bom e não irás te arrepender de lê-lo.
      Beijos.

      Excluir
  6. Oi Julya, tudo bem? Eu já estava curiosa para conhecer esse livro desde que li a sinopse e essa resenha me deixou ainda mais ansiosa. Assim minha lista de desejados não vai parar de crescer nunca rsrsrs

    Amei o seu blog e não sei se você viu, mas ele foi um dos que eu indiquei ao Prêmio Dardos 2016 :) Estou enviando o link para o meu blog para que conheça mais sobre a iniciativa e também os demais blogs indicados: http://dicas-malu.blogspot.com.br/2016/10/indicacao-premio-dardos-2016.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria Luíza,
      Fico feliz que tenha gostado da resenha :)
      Beijos.

      Excluir
  7. George tem recebido críticas muito boas por ai. Você não é a primeira pessoa a elogiá-lo e a sua resenha só me deixou com mais vontade de embarcar nessa leitura.
    Acho o tema importantíssimo, acho que através de histórias tocantes como a de George, conseguiremos levar tolerância e conscientizar as pessoas de uma maneira extremamente sensível. Beijos!
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dai,
      Esse livro é muito importante e creio que vais gostar de lê-lo. Além disso, concordo com você, pois também acho que, por meio da literatura, podemos criar uma sociedade mais tolerante e respeitadora.
      Beijos.

      Excluir

Deixe um comentário! Eu vou adorar saber a sua opinião e com muito prazer te responderei :)