É fácil matar - Agatha Christie

17:00

"É muito fácil matar, desde que ninguém suspeite da gente." (CHRISTIE, 2009, p. 21)

Obrigada, @vontaderia, pelo presente!

Nesse romance da "Rainha do crime" não temos Poirot nem Miss Marple teje dito. O protagonista, Luke Fitwilliam, é um policial aposentado que está voltando para Londres, ansioso por rever os amigos e aproveitar o merecido descanso. Só que, no trem, ele senta-se perto de uma velhinha que lhe conta uma história curiosa; Ela afirma haver um serial killer em sua pacata cidade e está decidida a ir à Scotland Yard para que os detetives de lá, supostamente mais eficientes que os da sua cidade, investiguem o caso. E o que é mais curioso: ela afirma saber quem será a próxima vítima e deixa a suspeita de que sabe quem é o assassino, uma pessoa de quem ninguém desconfia e que, por isso, ninguém acreditaria nela!

É claro que Luke pensa que a velhinha está fantasiando e não dá importância para a narrativa duvidosa da senhora. Até que, no dia seguinte, ele lê o jornal e descobre que ela foi atropelada e que o motorista fugiu da cena do crime! Tudo isso acaba por deixar uma pulga enorme atrás da orelha dele e o faz ir até à cidadezinha, Wychwood-under-Ashe. Ele vai sob o disfarce de escritor e primo de Bridget Conway, prima de um amigo,  para poder investigar o caso.

"Ela tinha uns 28 ou 29 anos, ele achava. E ela era inteligente. E era uma daquelas pessoas sobre as quais nada se pode descobrir, a não ser que assim queiram..." (CHRISTIE, 2009, p. 33)

A cidadezinha, como toda cidade pequena, fica toda sabendo da chegada do forasteiro, que é assunto de muitas conversas e perguntas. E Luke fica com receio de não conseguir manter o disfarce. Para piorar, Bridget acaba por "enfeitiçar" Luke, porém, ela é casada com Gordon, um novo-rico insuportavelmente egocêntrico.

"- Meu caro! A sanidade é mortalmente aborrecida. É preciso ser ligeiramente pervertido. Ai, então, vê-se a vida sob um novo e arrebatador ângulo. (CHRISTIE, 2009, p. 99)

E no decorrer de sua investigação Luke fica cada vez mais confuso e a iminência de um novo assassinato faz com que o desespero tome conta dele. Ao passo que, também, ele descobre que muitos dos moradores possuem passados nebulosos e todas essas novas descobertas vão, aos poucos, apontando para um provável suspeito. E é nessa hora que eu digo "AH HA! DESCOBRI QUEM É O ASSASSINO! Não pode ser outro, descobri na metade do livro, descobri antes do Luke, eu sou demais. Agatha Christie não é de nada!" Só que, no final, eu levo aquele tapa na cara, quando me deparo com a verdade. Gente, que reviravolta! Que revelação! Sensacional. Fiquei o tempo todo confiante de que não podia ser outra pessoa e cega na minha convicção, assim como o Luke, e Agatha vai lá e mostra: estava bem na cara de vocês o tempo todo. Me senti uma presa fácil caindo nas artimanhas da narrativa desse romance da Rainha do crime e finalmente, depois da leitura enfadonha de Um corpo na biblioteca, fiz as pazes com Agatha Christie!

***

Esse foi um livro que eu devorei. Li de um dia para o outro, de tão fácil a escrita e envolvente a trama. Além disso, o romance impossível entre Bridget e Luke me deixou bem satisfeita, pois o final dele passa longe do clichê, é, ouso dizer, bem original. Além disso, há alguns elementos na história, como o fato de a cidade ter alguns moradores envolvidos com magia negra e conflitos de rivalidade que dão um aspecto bem sinistro ao ambiente e à trama que Agatha tece. Sou suspeita para falar dos livros dela, mas reforço, agora, a ideia de que comecei pelo livro errado e que tomei a decisão acertada em insistir na leitura dos livros da autora. Claro que não é meu gênero favorito, mas reconheço que, pelo menos esse, é muito bem escrito e funciona como uma leitura de entretenimento adorável.

Beijinhos, Hel. 

CHRISTIE, Agatha. É fácil matar. (Tradução de Ieda Ribeiro de Souza Carvalho). 1ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; Porto Alegre: L&PM, 2009, 230 p.

You Might Also Like

15 comentários

  1. Oi, tudo bem? Não conhecia o seu blog e, adorei conhecê-lo. É muito bem organizado e de um conteúdo excelente, quanto a resenha está bem escrita. Já li alguns livros da "rainha do crime" e gostei de todos que eu li, esse ainda não li, no entanto terei de fazê-lo, depois de ler sua resenha, parece ser instigante ao extremo. Abraços!!

    www.marcasliterarias.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciano. Tudo bem?

      Fico muito feliz que tenhas gostado desse espacinho aqui. Suas palavras me deixaram muito feliz!

      Abraços!

      Excluir
  2. esse eu não li. adoro agatha christie. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pedrita. Tudo bem?

      Eu até gostei desse, mas não sei se vou investir em continuar lendo Agatha Christe.

      Excluir
  3. Gostei da resenha, Hel! Eu só li dois livros da Agatha Christie, ambos tinham Poirot. Fiquei com vontade de ler esse!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thami. Que bom que vc gostou e se interessou, é uma leitura bem rápida e envolvente.
      Bjs!

      Excluir
  4. Oiee Helll!!

    Ain eu ainda não li nada da Agatha e sou fascinada por romance policial!! Vou colocar algum na cesta na próxima compra! uahsuhasuhaush

    Fui lendo sua resenha e já pensando se o assassino aparece nela! Será que alguém consegue prever os finais dela?! Parece que esses suspeitos indecifráveis acontece tbm com o Doyle! Preciso ler os dois para matar essa curiosidade!

    Amei a resenha e as citações, a da página 99 tá arrasadora! Parabéns, Hel! =D

    Bjs :*

    EntreLinhas Fantásticas - SORTEIO DE 4 LIVROS + SACOLA DO SKOOB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dê. Tudo bem?

      Essa citação é bem interessante mesmo, nem tinha muito a ver com o enredo, mas achei legal e trouxe pra resenha.

      Como e disse, o assassino é quem a gente menos espera, e apesar de saber disso, eu caí feito uma pata, haha.

      Bjs

      Excluir
  5. Oi Hel! Já li Agatha e não conseguiu me prender, li dois livros e tinham personagens demais, tive dificuldade em ter simpatia pela história. Achei que esse gênero policial estava acabado para mim até eu descobrir uma HQ chamada Aventuras de uma Criminóloga, que é excelente. Ainda bem que você deu uma nova chance a autora e acabou gostando, ela é considerada uma grande escritora. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria!
      Eu confesso que li esses dois de tanto que as pessoas falam dessa autora, que ela é incrível etc etc... Mas não é meu gênero favorito, passa longe. Por isso, acho que deu de Agatha Christie para mim, haha.
      Valeu pela indicação da HQ.

      Bjs!

      Excluir
  6. Oi Hel!
    Como eu queria ter sete vidas como um gato! São muitos livros bons, e autores também para apenas uma vida! Nunca li nada da autora, mas sua resenha me instigou muito! Vou colocar esse na lista! Beijos...

    www.blogleituravirtual.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gustavo. Tudo bem?

      Que bom que gostou! São muitos livros interessantes né? Fica difícil se decidir!

      Excluir
  7. Olá! =)

    Já li um livro e meio (abandonei um pela metade) da autora, e gostei. Este aí não li, mas pela sua resenha parece bem interessante.
    Só desanima saber que esse gênero não me satisfaz muito não. =\
    Comecei a ler Sherlock Holmes e não é bem o tipo de história que me agrada. Mas admito que ambos, tanto Conan Doyle quanto Agatha Christie, são muito interessantes!
    Bom, talvez eu leia mais algum da Agatha Christie futuramente. ;)

    Ah, gostei da resenha! ^^
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paula!

      Olha, eu já li (pouco) os dois e prefiro o Conan Doyle, sei lá, não consigo explicar o porquê. E também confesso que é um gênero que não me agrada tanto.
      Se eu ler mais algum da Agatha vai ser o "E não sobrou nenhum", mas não tô com pressa, não, haha.

      Obrigada pelo comentário, abraço! *--*

      Excluir
  8. Uau, não imaginei que a Agatha Christie tivesse escrito livros com outros detetives que não fossem Poirot ou Miss Marple. Fiquei curiosa com esse. Eu sei bem da fama dela, mas só li um livro até agora, que foi "A Mansão Hollow". Também levei um tapa na cara, porque o assassino era a pessoa mais sonsa, mais parada, que a gente nunca imagina que mataria alguém. Tenho vontade de ler outros livros dela, só falta o dinheiro pra comprar, porque quero aquela coleção da Nova Fronteira! kkkk

    ResponderExcluir

Deixe um comentário! Eu vou adorar saber a sua opinião e com muito prazer te responderei :)