É ruim floppar em metas de leitura?

17:00

Olá, leitores e leitoras! Tudo bem?

Talvez vocês não se lembrem, mas, no ano passado, fiz uma meta de leitura. O meu objetivo era ler 50 livros, relembrem no post Lendo 50 livros em 2016. Então, basicamente, vim hoje contar para vocês como eu me saí nessa empreitada.

Alguns dos livros lidos em parceria com editoras.


Primeiramente, gostaria de dizer que não consegui bater a meta. É, não deu! Mas todos sobrevivemos, não é mesmo? E não foi nem de longe frustrante para mim. Isso pode parecer conversa fiada de mau perdedor, mas, confiem em mim, não é! 

Eu li 45 livros, e resolvi fazer um balanço das leituras com base em alguns critérios. Mas, primeiro, vamos aos títulos, por ordem em que foram lidos:

#5 O restaurante no fim do universo - Douglas Adams
#6 Zizz e a mulher em pó - J. C. Zeferino
#7 As aventuras de Sherlock Holmes - Arthur Conan Doyle
#15 Sejamos todos feministas - Chimamanda Ngozi Adichie
#17 Cansei de ser gato:do capim ao sachê - Amanda Nori e Stéfany Guimarães
#18 O fantasma de Canterville - Oscar Wilde
#23 Admirável mundo novo - Aldous Huxley
#24 Felizmente, o leite - Neil Gaiman
#40 O sol é para todos - Harper Lee
#41 Fassade - K. S. Broetto
#43 Emma - Jane Austen
#44 Senhor das moscas - William Golding
#45 É fácil matar - Agatha Christie

Considero essa lista incrível, pois, de todas essas leituras, não há quase nenhum livro que eu tenha me arrependido de ler (salvo duas exceções, mas não vamos dar nome aos bois nesse caso). Foi um ano conturbado, cheio de novidades, sem falar no TCC que consumiu muito do meu tempo, mas que valeu muito a pena todo o sacrifício, no final.

Leituras variadas (não de parceria) de 2016.


Antes de terminar, gostaria de fazer uns comentários sobre as minhas leituras. O primeiro é que li mais autoras mulheres do que homens! Foram 24 mulheres lidas em 2016, isso é maravilhoso!
Além disso, li somente 9 autores brasileiros. É um número baixo, eu sei.
Mas um número bom e que me deixou surpresa foram os 7 livros infantojuvenis que li! Normalmente esse tipo de livros é um pouco deixado de lado pelos leitores, mas eu gosto muito e pretendo continuar lendo até ser velhinha, haha.
Uma última curiosidade é que eu fiz apenas 1 releitura! Se é que posso dizer que Coraline foi uma releitura, já que, dessa vez, eu li em inglês. (Vocês acham que isso conta como releitura?)
Sobre as parcerias: foram 3 leituras feitas em parceria com autor(a) e 17 leituras feitas em parceria com editora. Um número bem expressivo e que mostra o quanto as parcerias influenciam aqui no blog!

***

Por fim, gostaria de dizer que em 2017 eu não vou fazer meta de leitura, mas não tem a ver com o fato de eu ter floppado a minha meta de 2016. Como eu disse, isso não me afetou. Mas sim porque eu vi o quanto eu ficava ansiosa com o fato de não estar conseguindo cumprir a meta e também por conta do mais óbvio: são apenas números! Eu tenho certeza de que nesse ano vou ler bastantes livros também, talvez até mais que 50, ou menos, mas quem se importa? O que importa é fazer leituras legais e conhecer autores novos, não é mesmo?
É claro que eu precisei passar por essa experiência para saber como seria e foi um aprendizado bem importante. E vocês, como lidam com isso?

Beijinhos, Hel.

You Might Also Like

26 comentários

  1. Oiiiii
    Eu também li aproximadamente essa quantidade de livros e o tcc também acabou interferindo bastante no meu ritmo, se não acho que nós duas teríamos lido mais haha
    Mas até que estamos bem né, se comparado com a média de leitura dos brasileiros que está em torno de quatro livros por ano... hehe

    Beeeijos

    ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Rai. O brasileiro lê muito pouco, estamos muito acima da média, apesar de acharmos que poderíamos ler mais.

      O fato de termos lido tudo isso, mesmo em ano de TCC, só comprova que não há desculpas para não ler, já que, quem quer, arruma tempo e disposição, né non?

      Beijão! :)

      Excluir
  2. eu não gosto de valorar por quantidade. eu gostei muito de o pêndulo de focault e emma. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pedrita.

      Acredito que as metas de leitura não sirvam pra valorar as leituras feitas, mas sim, como um desafio, um incentivo a ler mais, sabe?
      Beijos!

      Excluir
  3. Olá Hel :)
    Eu me lembro da sua meta, e apesar de você não ter conseguido, foi um ano muito bom pra você, deu pra perceber pelas resenhas! E foi uma aprendizagem muito proveitosa pra mim também. Me propus uma meta de ler mais que em 2015, que foram 32 livros. Li em 2016 a mesma quantidade, e percebi que essa ansiedade pode ser um pouco prejudicial a leitura. Mas não consigo deixar isso de lado, e espero que consiga ultrapassar os 32 livros lido esse ano! Post muito legal e oportuno! Beijos...

    www.blogleituravirtual.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Gustavo. Como eu disse, salvo dois livros que foram meio bléh, todos os outros me somaram muitas coisas positivas.

      Também lembro que a sua meta era ler mais do que no ano anterior.

      Bjs!

      Excluir
  4. Oi, Hel!
    Você pode não ter lido os 50 livros desejados, mas chegou muito perto! Também acredito que são apenas números e não devemos nos entristecer por eles. O importante é que você fez leituras ótimas.
    Quero passar por essa experiência de fazer metas para 2017 para ver como é, da mesma forma que você quis. Nunca estipulei número de livros ou estabeleci metas como estou fazendo esse ano. Mas tudo é um aprendizado e vamos ver como me saio!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Júlia.
      Eu vi suas metas e te encorajo com certeza. É bom passar por essa experiência, fazer planejamento de leitura, ver o que dá certo e o que não dá. Quem sabe vc se sai melhor que eu, não é?
      É tudo um aprendizado, mesmo! :)
      Beijinhos,

      Excluir
  5. Oi Hel! Você acabou lendo muitos livros. E para mim a qualidade é mais importante que a quantidade. Eu também li O fantasma de Canterville e O Sol é para todos, amei os dois. Eu não faço metas, ler para mim é um prazer, não precisa de metas e números. Como sou contadora e mexo com números o dia todo, nas minhas atividades preferidas os números ficam de fora. Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria.
      Com certeza a qualidade é o que importa, mesmo! Mas, ao contrário de vc, eu não acho que as metas tirem completamente o prazer da leitura, só se vc se deixar pressionar pelos números. No meu caso, quando eu cheguei em dezembro e vi que não alcançaria a meta, eu não surtei, mantive meu ritmo de leitura normal e aproveitei.
      Bjs!

      Excluir
  6. Ahh foi altamente satisfatória, Hel!!
    E foram tantos livros incríveis, que olha: "deixemos a meta aberta!" aushuahsuahs
    Eu li 28 livros (deixando de fora todos os mangás, pq aí sobe consideralvemente). Tenho me mantido nesse número e não gosto que ele diminuia. Minha única ansiedade é essa! hahaha

    Eu uso metas só para ter uma noção do que quero ler, tem alguns livros que estão na minha meta de leitura no Skoob há uns anos... E é só para lembrar da existência deles e que eu preciso lê-los em algum momentos!

    Acredito que 2017 será recheado de livros encantadores e novas surpresas! =D

    E vamos que vamos, que esses livros não se lêem sozinhos! auhsauhsuahsu

    Bjs Hellll! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dê!

      Também gosto de colocar metas para ler livros encalhados, e, às vezes, esses livros encalhados se mostram muito bons. Como tudo na vida, há o lado positivo e negativo, não é?

      Bjs!

      Excluir
  7. Eu nunca coloquei metas de leitura nem participei de desafios literários até novembro do ano passado, quando me associei a um clube de leitura, que meio que te condiciona a ler o livro do mês dentro do calendário de postagem do próximo volume e acabei decidindo seguir alguns booktubers e descobri que existem desafios e metas e listas e planners de leitura. Decidi tentar uma meta, com desafios que me façam voltar a ler como eu já fiz no passado, mas fui relaxando e deixando a leitura em segundo plano. Isso me incomodou e senti que queria fazer como esses leitures que acompanho online. Não quero ser booktube, não desejo ter canais, só quero ler mais, ler o que está intocado na minha estante há anos e ter um lugar pra trocar ideias e experiências de leitura, coisa que não fazia desde que terminei a faculdade de Estudos Literárias, há 12 anos. Por enquanto, estou curtindo o planner e as metas, pq tem me feito ler todo dia. Mas, se eu perceber que planejar está tirando meu prazer com os livros, repenso a ideia rapidinho...rsrs. Mas, confesso que se der certo meu planejamento de não comprar nenhum livro novo e ler 100 livros parados na minha estante nesse ano me seduz e me faz querer persistir, apesar de metas serem um pouco limitadoras, é um fato. Mas, vou seguindo até que pare de funcionar, meio como vc escreveu, sem crise com os fracassinhos que poderão acontecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pry, vc está repleta de razão, é legal planejar as leituras, querer ler mais do que costuma, sair da zona de conforto, mas sempre até o ponto em que está sendo prazeroso, virou pressão, obrigação, tem coisa errada aí!

      Mas suas metas são bem ousadas, hein? Não comprar nenhum livro em um ano? :O Eu não conseguiria! Por outro lado, se vc conseguir essa meta sua lista de não lidos vai diminuir muito, isso seria ótimo! Boa sorte e boas leituras!

      Excluir
  8. Oi Helena!
    Que legal que mesmo não tendo cumprido a meta você não ficou grilada e achou o saldo de leituras positivo. Isso que importa, né? Curtir todas as páginas dos livros...
    Eu nunca faço metas porque gosto de respeitar meu tempo e não gosto de ficar angustiada, então espero que suas leituras fluam ainda mais em 2017!
    Bjs, Isabela.

    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isabela!
      De jeito nenhum fiquei fazendo crise por causa disso, eu sou bem desapegada mesmo. Não deu? Bola pra frente! Eu não sou uma pessoa tão otimista em outros aspectos da minha vida, mas em se tratando de leituras, eu vejo o lado positivo: li muita coisa boa apesar de não ter cumprido a meta.

      Boas leituras pra v em 2017!
      Bjs :)

      Excluir
  9. Nossa eu acho até que você leu muitos livros! Eu não sou chegada em metas de leitura justamente por isso, tenho esse medo de ficar ansiosa demais pra cumprir, e também não gosto muito de ficar determinando o tempo que vou levar com cada livro. Lembro de ter visto em algum grupo de leitores alguém compartilhando uma dessas notícias sobre uma criança que leu uma quantidade absurda de livros em um ano, e nos comentários, alguém questionando: "Será que ela lembra de tudo que leu?" Comigo é desse jeito. Se leio um livro rápido demais, correndo, eu logo me esqueço dele. Prefiro não me ligar em números e só curtir as minhas leituras no meu ritmo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leth, eu li bem mais do que no ano passado, que li 31 livros. Só por isso já é uma vitória. Eu sabia que essa minha meta de 2016 foi ousada, mesmo. :)

      Eu também fico pensando nessas pessoas que leem uma quantidade absurda de livros em um período curto de tempo, acho que fala-se mais de livros do que sobre leitura. Acumular bagagem literária é algo que se tornou obsoleto em detrimento de acumular livros, números, objetos. Isso é triste.

      Excluir
  10. Esse ano eu li um pouco mais do que a metade do que você leu, hahahaha, mas tô orgulhosa de mim. Olhando sua lista de lidos, percebi que lemos alguns títulos em comum - eu costumo manter atualizado meu perfil no Skoob. Mas ainda tem muito livro nessa lista que eu quero ler, como Emma, Quarto e O papel de parede amarelo, por exemplo.

    Sou daquelas que já está se empolgando com as metas e desafios literários. E embora eu enxergue as metas como algo que eu quero alcançar, há vezes em que elas servem mais para nos dar um norte do que para serem seguidas a risca.

    No mundo da leitura tudo é permitido hahaha. O leitor tem seus direitos e, afinal, estabelecemos no começo do ano algo com base em quem somos agora. Tem tanta surpresa pra acontecer e mudar de ideia sempre é permitido.

    Parabéns pelo texto e pelas leituras. Ótimo 2017 pra nós!

    Andressa Lima do Blog da Also

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andressa!
      Bem como vc disse, as metas precisam ser um norte para as leituras, para organizar o que queremos ler.

      Obrigada pela participação.
      Bjin!

      Excluir
  11. Eu acho que você está certa em não se preocupar com os números. Afinal você leu 45 livros! E isso é muito e para ver isso basta olhar para o lado e ver que a maioria das pessoas não chegam nem a ler 1 livro por ano! Quando eu ainda estudava por volta da oitava série, eu lia um livro por dia. Sim, um livro por dia hahaha depois a gente cresce, começa a trabalhar, vem a faculdade e outras coisas na vida e fica difícil manter o ritmo da leitura. Mas você está de parabéns, continue assim! E sobre fazer ou não metas, acho que isso vai de cada um. Eu, por exemplo, não fiz meta ano passado, mas me senti super desorganizada e não li nem um terço do que queria. Esse ano fiz uma meta generosa e estou bem empolgada, mas não para cumpri-la a risca, mas pelo menos para ter uma orientação dos livros que quero ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Clara. Tudo bem?

      Como vc pontua, metas devem partir da nossa necessidade enquanto leitores. Se vc se sentiu desorganizada, isso mostra que vc precisa de um planejamento de leituras.

      Boas leituras!

      Excluir
  12. Oi! =)

    Agora fiquei me perguntando sobre isso de releitura... Porque um é o 'original' e o outro 'a tradução'. São as mesmas obras, de certo modo. Então, seria releitura. Mas, é um outro idioma, exige um outro nível de leitura - a depender de seu nível no outro idioma. E agora? Talvez só mude se for adaptação?
    Questão interessante.
    Mas acho que diria ser uma releitura sim. x)

    Sobre a meta, mesmo não tendo sido os 50 livros, acho que a diferença foi tão pouca que eu diria que cumprisse com o objetivo, que era ler mais, né?
    Aliás, pela lista dá para ver que lesse ótimos livros e acho que isso importa mais. =)
    Eu me fiz a mesma meta, e, bem, consegui completá-la; mas só porque li muito até o meio do ano, porque no segundo semestre... li bem pouco. Justamente pelo TCC também (que agora já passou~).
    Já este ano não fiz a meta por quantidade, justamente porque quero me atrever a ler obras maiores, como 'Anna Kariênina', 'Moby Dick' e quem sabe 'O nome do vento'. Além de tentar ler mais autores diferentes. :)

    Enfim, adorei teu texto.
    Boas leituras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula, algo em diz que essa discussão se uma tradução é uma releitura vai longe e está bem fora da nossa alçada.

      Exatamente esse o objetivo, ler mais! Até deveria ter colocado isso no texto, verdade. Você como sempre enxergando além do que eu consigo ver.

      Também vou ler alguns calhamaços em 2017, como Anna Kariênina igual vc, por isso também não fiz meta, pois quero ler alguns livros mais "densos".

      Obrigada e boas leituras pra vc também!

      Excluir
  13. Antes eu colocava metas para mim, mas sempre acabava ficando frustrada comigo mesma, e a leitura não tem de ser uma obrigação, e sim um prazer. Então deixei que as coisas fluissem... que as leituras ocorressem naturalmente, sem pressão.
    Mesmo não tendo alcançado as suas metas, você leu bastante! E pelo visto, foram leituras boas ^^

    Beijos
    http://aguardandoogatobranco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lara. Tudo bem?

      Com certeza ler precisa ser uma atividade prazerosa!

      Bjs!

      Excluir

Deixe um comentário! Eu vou adorar saber a sua opinião e com muito prazer te responderei :)