Fassade - K. S. Broetto

17:00


"Ele descobriria se aqueles olhos poderiam pertencer a um anjo como o que habitava as suas memórias, ou se eram olhos de um demônio, de um engodo anunciado para lhe perturbar e levá-lo mais uma vez à beira da insanidade." (BROETTO, 2015)

Fassade é uma publicação independente de 2015 e foi escrito pela K. S. Broetto. Conheci o livro dela pelo Instagram (@fassadelivro) e fiquei completamente apaixonada pela capa, com esse mar misterioso. Posso dizer que esse foi um livro que me fisgou pela estética, a Karol posta tantas fotos lindas, e meio que já criou uma identidade visual para Fassade, com fotos com objetos como âncoras, cordas e fundos que fazem o - possível - leitor se sentir tentado a se jogar no mar dessa estória. E foi o que aconteceu comigo.



***

Johan Wells é o misterioso protagonista de Fassade (aliás, se tem um adjetivo que pode ser usado para os personagens e enredo desse livro esse adjetivo é mistério). Fassade já é misterioso no título, pois é uma palavra alemã que significa fachada. Uma fachada é , num sentido figurado, um disfarce, uma máscara sob a qual uma pessoa esconde seu verdadeiro eu. É assim que Johan Wells é apresentado ao leitor que, do início ao fim, tenta descobrir quem ele realmente é. O acompanhamos numa missão, inicialmente procurando por carona para chegar ao seu destino. É então que ele encontra Siegfried, o pirata, que tem uma embarcação chamada Angst (também uma palavra alemã, que significa angústia, que tem um significado muito profundo para Siegfried). Claro que não seria tão fácil assim conseguir a carona de um pirata e, então, Johan precisa mostrar que realmente está disposto a fazer de tudo para ter seu lugar na viagem.

"Somos homens a serviço dos nossos próprios interesses [...]" (BROETTO, 2015)

Johan não imagina, porém, que despertou tanto o interesse de Siegfried, e este acaba desenvolvendo uma fixação pelo jovem franzino de olhos tão peculiares, o qual ele apelida de efebo. Ao se desenrolar a viagem e até chegarem ao destino de ambos, descobrimos um pouco de Johan e Siegfried. Eu disse um pouco, pois Karol entrega só o suficiente para que o leitor fique curiosíssimo por saber mais, mas, ao mesmo tempo, ela nos dá informações que me prenderam demais durante a leitura e me fizeram ler sem parar até eu perceber que já tinha lido metade do livro em uma "sentada" só. Viciante.

A diagramação do e-book é linda demais. Esse marcador eu ganhei em um sorteio no Intagram da @leiaanaleia

É difícil comentar essa leitura sem entregar alguns spoilers, contudo, queria que vocês confiassem na minha opinião: Fassade é maravilhoso! Acredito que o ponto forte desse livro seja os protagonistas, Johan e Siegfried, que são muito bem construídos e possuem histórias de vida muito interessantes; Passados sombrios que moldaram quem eles são no presente. Além disso, o enredo mescla muito bem elementos fantásticos com romance vitoriano, uma mistura que, a princípio, pode parecer um pouco incomum, mas que deu muito certo. Fadas, duendes, sereias e outras criaturas mágicas são inseridas na narrativa, contribuindo ainda mais para a atmosfera mística da história. Apesar de esses seres não terem sido explorados mais afundo em Fassade, acredito - e espero - que a autora vá trazer isso na continuação da história. Sim, migos, vai ter continuação!

"Siegfried estava atônito pelo jovem que o fitava, pensou que o rapaz possuía a aparência de um anjo e o talento de um assassino." (BROETTO, 2015)



Outro adjetivo que pode ser usado para classificar Fassade é surpreendente. Eu esperava da leitura uma estória de fantasia e aventura, mas acabei encontrando, também, um romance lindo de morrer. Não quero comentar muito detalhadamente sobre esse romance para não estragar a surpresa de quem quer ler, só digo uma coisa: shippo forte! É um romance nada convencional e que me arrancou muitos suspiros e expressões do tipo "Não pode ser!?" e "Beija logo!" durante a leitura.

"Ele sabia que não podia se envolver, não podia tirar as máscaras que vestia há tantos anos, pois sabia que, ao tirá-las, arrancaria a própria carne." (BROETTO, 2015)

***

Essa foi uma leitura que fiz com uma expectativa bem alta e que não me decepcionou em nenhum aspecto. Tudo que eu esperava de Fassade, eu recebi e ainda mais, foi surpreendente!  É muito bom ver autores nacionais contemporâneos tão talentosos, fazendo um trabalho tão completo e ainda se dedicando ao público. Quando tiverem um tempo eu recomendo que visitem o Instagram da autora @fassadelivro e deem uma conferida no trabalho dela, ela é muito atenciosa e sempre responde os leitores. Vocês também podem adquirir o livro no formato e-book na Amazon e o formato físico no site da autora www.ksbroetto.com.

Beijinhos, Hel.

BROETTO, K. S.. Fassade. Publicação independente. 2015.

You Might Also Like

16 comentários

  1. Oi, Hel!
    Esse livro foi uma grande surpresa no ano passado. Também senti tudo isso que você comentou na resenha. Faço propaganda pra todo mundo sobre esse livro.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu.
      Dá gosto recomendar um livro nacional de fantasia assim, né non?
      Beijos!

      Excluir
    2. Meldels duas Helenas maravilhosas num só mesmo lugar!!! 💖💖💖 Obrigada, Lu! Foi um prazer enorme dividir Fassade com você e com a Hel! 😽😽😽

      Excluir
  2. Oi Hel! Você reforçou bem esta dica, parece ter gostado muito do livro. É bom ver livros nacionais com qualidade, os autores clássicos estão envelhecendo e precisamos acreditar que novos bons escritores virão. Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria.
      Gostei sim, fiquei muito feliz por me deparar com um nacional de tanta qualidade. Precisa ser indicado mesmo, para os fãs de fantasia.
      Beijo!

      Excluir
  3. Olá Hel!
    É tão bom ver autores nacionais contemporâneos sendo reconhecidos! Eu acompanho um autor de fantasia medieval que é parceiro do blog. E ele escreve maravilhosamente bem, prendendo facilmente nossa atenção. Muito contente de ver uma resenha dessa aqui no L&G, e que resenha encantadora diga-se de passagem! Lindo post... beijos

    www.blogleituravirtual.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gustavo!
      Raramente aparecem autores nacionais aqui, né? Mas esse livro merecia aparecer aqui, é muito bom!
      Obrigada, bjão!

      Excluir
  4. Não leio muitos autores nacionais mas é algo que quero fazer com mais frequencia nesse ano. Achei a premissa da história bem interessante, gosto desse toque misterioso que todos os personagens parecem ter. Não conhecia a obra mas já me interessei! Beijos :)
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dai.
      Que legal vc ter se interessado, recomendo muito essa autora, bjs!

      Excluir
  5. Uau, fiquei muito curiosa! Toda essa premissa do mistério sobre os personagens e quem realmente são me chamou a atenção. Também fiquei interessada em saber Como a autora explorou esses elementos fantásticos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leth!
      Como eu disse na resenha, os elementos fantásticos não são tão fortes na narrativa, o romance é mais presente.

      Bjs

      Excluir
  6. Oi Hel! Tu tem toda razão: o livro já me ganhou pela capa e pelo nome. Gosto bastante também da temática e fiquei bem interessada na história. Só não sei beeem quanto ao romance porque não sou muito mesmo, preferia que ficasse só na fantasia + aventura :P Mas pra falar a verdade, faz tempo que não leio um romance - quem sabe?

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vick!

      O romance é bem forte na narrativa, mas não é nada meloso, juro! Eu também não gosto de romances em livros de gênero nenhum, mas em Fassade, o romance é bem "exótico", digamos.

      Leia, sim!
      Beijos.

      Excluir
  7. Adoro protagonistas bem construídos, então, obviamente, já fiquei de olho na obra.
    Se tem mistério bem trabalhado, melhor ainda.
    Ótima resenha.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores, dividindo 4 livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      É um livro bem escrito, mesmo. Recomendo muito.

      Obrigada pelo comentário. :)

      Excluir
  8. Já li essa resenha várias vezes e não me canso! Me sinto extremamente sortuda por ter cruzado o seu caminho (e do Lionel, é claro)! Obrigada por ter me dado esta chance, por todo seu apoio e carinho! Fassade é só o começo! Um grande abraço, Hel! 😽😽😽

    ResponderExcluir

Deixe um comentário! Eu vou adorar saber a sua opinião e com muito prazer te responderei :)