Resenha: A menina submersa de Caitlín R. Kiernan

20:17

Resenha A menina submersa, de Caitlín R. Kiernan, por Hel.

Olá caros leitores, aqui estou para mais uma resenha e dessa vez o livro é A menina submersa, escrito por Caitlín R. Kiernan, lançado pela editora DarkSide Books em 2014.
Esse é o primeiro livro que leio da DarkSide, e confesso que estava ansiosa para ler algum dessa editora, logo, escolhi A menina submersa, pois estava acompanhando alguns comentários na internet sobre esse livro e resolvi procurá-lo.

Foto: arquivo pessoal.


A principal personagem da estória é India Morgan Phelps, a Imp. Filha e neta de mulheres loucas, ela tem plena consciência de que também não está 100% sã o tempo todo e isso me fez gostar do livro logo de cara, pois adoro estórias de gente louca, rsrsrsrs (sério mesmo!).
Imp escreve suas memórias dentro de A menina submersa, e esse tipo de voyeurismo é um dos tipos de narrativas que eu mais gosto, essas sensação de que estamos lendo algo como o diário de alguém, dá a impressão de que a personagem fala diretamente conosco.
Imp tenta entender o que levou sua avó Caroline e sua mãe Rosemary a cometerem suicídio e, em alguns pontos ao longo de suas memórias, ela se mantém em uma espécie de diálogo com as duas:

“Gente morta, ideias mortas e supostamente momentos mortos nunca estão mortos de verdade e eles moldam cada momento de nossas vidas. Nós os ignoramos e isso os torna poderosos.” (CAITLÍN, 2014, p. 116).

Imp é pintora, tem uma namorada que se chama Abalyn e escreve por hobby. Quando criança, aos 11 anos, exatamente, sua mãe a levara para uma exposição e ela vira pela primeira vez o quadro A menina submersa, de Phillip George Saltonstall (quadro fictício que só existe no universo do livro) e, mais tarde, ela desenvolve uma espécie de obsessão em relação ao quadro e tudo que se relaciona a ele, e é aí que aparece na estória a personagem Eva Canning.

Fotos do interior da edição:  Na primeira foto acima à esquerda, trata-se do quadro o qual Imp ficou obcecada. Ademais, as ilustrações são lindas, o traço é maravilhoso e deixam o livro muito atraente esteticamente.


Quando Imp encontra Eva, nua e molhada em um acostamento de estrada, seu primeiro impulso é tentar ajudá-la e levá-la para sua casa, Abalyn, no entanto, não gosta muito da ideia (Quem, em sã consciência, recolhe um estranho da estrada e o leva para casa?). Depois desse acontecimento, Imp fica obcecada por Eva e desenvolve uma fixação por sereias, lobos e por outro pintor, Albert Perrault, que faz a maioria de seus quadros e esculturas inspirado no conto de Chapeuzinho Vermelho, conto que Imp em particular não gosta. A partir desse ponto, a narrativa do livro fica muito confusa, é difícil discernir o que é real (factual) do que é loucura já que é a própria Imp quem narra suas memórias:

“Sempre há um canto de sereia que te seduz para o naufrágio. Alguns de nós podem ser mais suscetíveis que outros, mas sempre há uma sereia.” (CAITLÍN, 2014, p. 107).

Imp não consegue entender por que, em sua memória, existem duas Evas; ela acredita que a encontrou duas vezes, em julho e em novembro e que, nessas duas versões, Eva era “pessoas” diferentes. Quando tenta lembrar qual das versões de Eva é a verdadeira, Imp dá um nó em sua mente.


                                                                       *

Quanto à escrita de Caitlín, achei-a muito peculiar e imagino que ela tenha entrado realmente dentro da personagem ao escrever o livro, digo, tem-se a sensação de que de fato se está lendo algo escrito por um louco. A narrativa não apresenta grandes reviravoltas, mas a personagem Imp é muito bem construída logo no início da estória e isso é um ponto forte em um livro. Em todo o livro, há diversas referências muito legais, como por exemplo: Alice no País das Maravilhas, Odisseia, contos de Hans Cristian Andersen e Perrault, Virginia Woolf etc., e isso torna o livro muito rico a meu ver, já que adoro uma intertextualidade, rsrsrs. Quanto à edição, eu, como revisora, fiquei muito insatisfeita, o livro todo é muito lindo, a capa, as ilustrações do interior etc., mas há muitos erros de digitação e alguns errinhos de ortografia, isso me incomoda muito durante a leitura. Como eu li uma tradução, não posso criticar diretamente a escrita da autora, mas o fato é que algumas passagens ficaram truncadas durante a leitura.
Indico essa leitura para quem, assim como eu, admira o trabalho de autores como Edgar Allan Poe e H. P. Lovecraft, pois Caitlín se aproxima muito desses grandes nomes com sua narrativa que causa terror com elementos que podem ser considerados cotidianos e até triviais

É isso, queridos! Contem-me o que vocês acharam desse livro se já o leram e, caso não tenham lido, quero saber se gostam desse tipo de estória! 

Beijinhos, Hel.



KIERNAN, Caitlín R.. A menina submersa: memórias. São Paulo: Darkside Books, 2014. 320 p. Tradução de: Ana Resende e Carolina Caires Coelho.

You Might Also Like

20 comentários

  1. Oi! Adorei a resenha! =)
    Ainda não li o livro, como já havia lhe dito, mas estou bem curiosa para lê-lo, haha.
    A história parece interessante mesmo, do jeito que eu gosto~
    Quanto a isso de ter erros... desanima mesmo de ler... =\
    Mas imagino que pelo menos a história vale a pena. *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paula. Muito obrigada!
      Se quiseres, como já falei, te empresto o meu ;).
      Realmente vale a pena ler mesmo com os errinhos, hasuhaush

      *---*

      Excluir
  2. eu amei sua resenha ♥
    Ainda não li esse livro mas tenho que confessar que estou querendo muito comprá-lo.
    Só li coisas muito boas a respeito dele.

    Ótimo sábado
    bjo

    http://tatianecdesouza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Tatiane.
      Leia-o, é um livro com uma narrativa bem diferente do convencional!

      Ótimo sábado para você também, beijinhos.

      Excluir
  3. Muito bacana sua resenha!Estou ansiosa pra ler esse livro.Me lembrou um pouco "O lado mais sombrio" já leu? :)

    www.estante861.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Anice. Não li esse, não. Vou dar uma pesquisada!

      :)

      Excluir
  4. To ansiosa pra ler, vi opiniões tanto positivas quanto negativas e mal posso esperar pra descobrir por mim mesma. O comprei na capa de edição limitada, fico encantada com o capricho da Darkside ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Barbara. Eu também tava babando por aquela edição limitada, mas esse aí apareceu quase de graça em um sebo virtual e eu não resisti , aushuahs.
      Isso, descubra por si mesma, cada um tem um gosto literário, eu gostei desse livro pq, como já falei na resenha, gosto desse gênero e dessa escrita.

      A Darkside capricha muito mesmo.

      Beijinhos.

      Excluir
  5. Essa história parece ser muuuito diferente do que eu costumo ler, confesso. Mas me interessei justamente por ser algo que eu "não pegaria na livraria" sem conhecer.
    Amei.
    Beijos
    www.hicultura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katlyn! Esse livro tem realmente uma narrativa bem peculiar, ao contrário de você, esse é o tipo de livro que "eu pegaria na livraria" hahahaha.

      Beijinhos e obrigada pela visita!

      Excluir
  6. Nunca tinha ouvido falar sobre o livro porém adorei e quero muito ler :) sua resenha ficou super completa . beijos

    http://loucaapaixonada22.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura que você achou super completa?! Obrigada Tainara! :)))))

      Beijinhos e boa leitura!

      Excluir
  7. Adorei a resenha! Na próxima feira do livro aqui irei comprar haha <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luana. Compre mesmo, é um ótimo livro!
      Que bom você ter gostado da resenha.

      Beijinhos.

      Excluir
  8. Hey!
    Li algumas resenhas sobre essa história mas sabe quando não vem a vontade de querer ler?
    Então, agora leio a sua e me arrependo de não ter comprado o livro :( haha
    Acabou de entrar para minha lista, amei sua resenha *-*
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Agatha!
      Que bom que a minha resenha te fez mudar de ideia :)
      Obrigada!

      Beijos!

      Excluir
  9. Oi Helena! Resenha muito bem escrita, dinâmica, com um capricho pelas fotos, e escrita de forma impecável. Parabéns! Quanto ao livro, é um tipo diferente do que eu gosto, mas vou dar uma chance a Imp. Um belo blog também...

    Bjos
    http://blogleituravirtual.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gustavo Henrique! Muito obrigada pelos elogios, fico lisonjeada!
      Beijinhos ^^

      Excluir
  10. Oi Helena! Estava mesmo procurando resenhas que comentassem os errinhos de digitação/ ortografia, pois foi algo que me incomodou mais do que a confusão particular dessa narrativa. Então queria saber sua opinião pois, em alguns blogs de resenhas, algumas pessoas acharam que esses erros foram propositais pois iam de acordo com a confusão da mente da protagonista. O que você acha? Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thainá!
      Então, eu não acho que os erros tenham sido propositais, já li outros livros da Darkside e acho que o problema é de revisão sim, até porque os erros são bem espalhados pelo texto e não só no momento em que ela tem a crise, sabe?
      Mas é o que eu acho, enfim...

      Abraços!

      Excluir

Deixe um comentário! Eu vou adorar saber a sua opinião e com muito prazer te responderei :)