Resenha: O retrato de Dorian Gray de Oscar Wilde

21:41



O retrato de Dorian Gray



Por onde começar? Dizendo que esse livro é maravilhoso? Acredito que esse adjetivo não baste para descrevê-lo!
Primeiramente, eu não entendo por demorei tanto tempo para lê-lo, eu já havia lido um reader (aqueles livros que se usam para aprender inglês) da estória, mas esse tipo de livro é como um resumão e o melhor de ORDG são os seus por menores, seus detalhes.
O enredo têm como personagem principal Dorian Gray, um jovem muito belo e rico. A narrativa se inicia no ateliê de Basil Hallward, amigo de Dorian, e pintor. Basil está pintando um retrato de Dorian e o admira profundamente, principalmente a beleza do jovem rapaz e comenta isto com seu amigo Lord Henry, que logo fica muito curioso por conhecer Dorian.
Aqui, acho interessante descrever a personalidade desses três personagens: Dorian, Basil e Henry.
Dorian, por ser jovem talvez, possui uma personalidade muito volúvel, mas é extremamente encantador e educado.
Basil, o pintor, tem um caráter bom e personalidade serena, calma.
Lord Henry, em contrapartida, é um sujeito muito peculiar, com uma opinião muito bem formada e realista sobre vários assuntos.
A partir do momento em que Basil apresenta (de má vontade) Dorian a Lord Henry, ambos começam uma forte amizade e Lord Henry começa a influenciar as ideias de Dorian de modo muito particular.
Quando o quadro que Basil está pintando fica pronto, Dorian e Henry ficam encantados e Dorian reconhece, por meio do quadro, a própria beleza. Concomitantemente, Lord Henry sugere ao amigo que a beleza do quadro durará eternamente, já a beleza do modelo, Dorian, não:

“Quando a juventude for embora, a sua beleza irá com ela, e então o senhor descobrirá subitamente que não lhe restam triunfos, ou terá de se contentar com os triunfos medíocres que a memória do passado tornará mais amargos que as derrotas.” (Wilde, p. 31).

Diante disso, Dorian fica muito intrigado e, conforme contempla seu retrato e admira a beleza que é a sua própria, conclui que o novo amigo está certo:

“Como é triste! Eu vou ficar velho e horrendo e medonho. Ele jamais envelhecerá além deste dia de junho... Se pudesse ser diferente! Se eu permanecesse sempre jovem e o retrato envelhecesse! Por isso – por isso – eu daria tudo! Sim, não há nada em todo o mundo que eu não daria! Daria a minha alma por isso!” (Wilde, p. 35).

O que Dorian não imagina é que sua “prece” seria ouvida e, a partir daquele dia, o retrato passara a envelhecer ao invés dele!
Bom, a partir desse momento, Dorian passa a “aproveitar” sua beleza e juventude, como o amigo Lord Henry o sugerira e passa a viver sua vida de modo muito diferente do modo como fazia antes. Basil, percebendo que sua previsão de que Henry influenciaria negativamente Dorian, se afasta dele.

Este livro, por ser um clássico, dispensa comentários, contudo, estou aqui para resenhá-lo e emitir minha opinião acerca dessa obra literária; Eu amei a leitura do início ao fim, não houve momentos em que a leitura ficasse “chata”, a escrita de Wilde é impecável, cheia de aforismos, o que torna suas passagens marcantes a serem reproduzidas desde 1890 até os dias atuais.
Por detrás da narrativa fantástica, existe um toque de realidade que alfineta o leitor e o faz refletir acerca do que é importante na sociedade: status ou caráter?
Sem mais delongas, é um livro para ler e reler, uma obra preciosíssima que agora entendo o motivo de ter se tornado um clássico da Literatura internacional e que vai diretamente para minha lista de favoritos.

É isso que acontece comigo quando gosto muito de um livro: muitos post-its!


E vocês, já leram “O retrato de Dorian Gray”? Estão esperando o quê?

Beijinhos, Hel.

WILDE, Oscar. O retrato de Dorian Gray. Penguin Classics Companhia das Letras, 2012. Ed. 1. 260 p.

You Might Also Like

9 comentários

  1. Oi! Gostei da sua resenha! =)
    Ainda não li, mas com certeza é um que pretendo ler! *-*
    Só conheço pelo reader mesmo, mas o livro sempre supera esses resumos, então... Lerei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula, esse livro é demais, muito bem escrito e cheio de passagens marcantes.
      Que bom que vc gostou da resenha ;) espero que você o leia para podermos conversar sobre essa obra maravilhosa.

      Excluir
  2. Adorei a resenha, adorei o blog, parabéns você é muito talentosa. Pensando na sua profissão, seus alunos vão adorar visitar esse cantinho de produção da teacher :***: beijos. Ana Paula Tavares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana, muito obrigada pela sua visita! Os alunos acham muito interessante eu gostar tanto de ler e ter um blog sobre livros, no estágio, consegui prender a atenção de alguns, é sempre bom influenciá-los para o lado da leitura ^^

      Beijos!

      Excluir
  3. Oi Hel ^^
    Retribuindo a visita. rs
    Então, ainda não tive a oportunidade de ler esse clássico, mas já vi sua adaptação cinematográfica mais recente, acho, tendo o gostoso (SUSPIROS ENTRECORTADOS) Ben Barnes no papel do Dorian.
    Vejo resenhas divergentes em relação a essa obra. Alguns acharam o livro chato, mas a maioria concordo que é um clássico espetacular.
    Eu, particularmente, ainda quero o ler para ver como é a escrita do autor. Se ele vai me prender ou me jogar para longe do livro.
    Nossa, ser jovem para sempre. Quem não quer, né? A menos que você tenha o rosto coberto todo por espinhas e/ou cravos.
    Não havia visto essa edição por essa editora. Achei lindo demais essa capa. *___________*
    Parabéns pela resenha, Hel. Bjs :*

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno. Muito obrigada pela visita.

      Espero que você tenha a oportunidade de lê-lo pois é um livro muito interessante e cheio de reviravoltas. Não vi nenhuma adaptação desse livro para cinema, mas acontece que eu amei tanto o livro que eu acho que nenhuma adaptação vai ser melhor, auhsuahsusa
      Quanto às opiniões divergentes, isso sempre acontece quando se fala de clássicos, já que são livros mais densos e exigem uma leitura não só de fruição, mas sim de uma leitura de estudo, enfim, é uma questão de estar acostumado a ler obras canônicas.
      Essa edição é muito legal mesmo, a capa é bem profunda.
      Beijinhos.

      Excluir
  4. Já tinha ouvido falar nesse livro mas ainda não tinha lido nenhuma resenha e eu amei ♥
    Já vou anotar o nome dele aqui na minha agendinha de livros desejados :)

    Ótima quinta
    bjo

    http://tatianecdesouza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você ficou com vontade de lê-lo! Missão cumprida então, ahsuhaush

      Beijinhos.

      Excluir
  5. Ontem, na feira do livro, eu encontrei esse livro. Lembrei na hora que já tinha visto algo sobre ele por aqui. Vim ler a resenha. Estou encantada! Não vejo a hora de ler e conhecer a escrita de Oscar Wilde.
    Beijos

    ResponderExcluir

Deixe um comentário! Eu vou adorar saber a sua opinião e com muito prazer te responderei :)