Cada segredo - Laura Lippman

17:00

É comum romances policiais abordarem um crime muito chocante, com requintes de crueldade ou com um aparente mistério na identidade do assassino. Mas, em Cada segredo, Laura Lippman aborda um tema polêmico: crianças que cometeram crimes hediondos. Parece inconcebível que uma criança tenha o impulso de matar, e é justamente essa ideia que o livro traz: todas as crianças são inocentes?

"Crianças matam. [...] Porque elas não compreendem, sabe? Não compreendem a morte, é o que quero dizer." (p. 175)

Alice Manning e Ronnie Fuller são duas "amigas de férias", pois, como eram vizinhas, acabavam se aproximando nessa época todo ano. Certo dia, numa festa de aniversário, Ronnie se mete em uma confusão com a mãe da aniversariante e ela e Alice são mandadas embora. No caminho, se deparam com um carrinho de bebê aparentemente abandonado e resolvem "cuidar" do bebê. Depois de alguns dias a polícia encontra o corpo do bebê, Olivia Barnes, neta de juiz muito poderoso, e descobre que uma das meninas foi quem a matou. A mãe da bebê, Cintia Barnes, faz de tudo para encontrar uma brecha na lei que faça com que as duas paguem na cadeia o crime que cometeram, mesmo sendo crianças de onze anos.



Sete anos depois, Alice e Ronnie estão com dezoito anos e são liberadas do reformatório. Mas, coincidentemente, e para azar delas, outra menina desaparece e Cintia Barnes tem certeza de que uma das duas está envolvida nesse crime novamente. A menina desaparecida é muito parecida com a sua filha mais nova e isso faz com que Cintia desconfie que seria vingança de uma delas. Só que agora Alice e Ronnie são adultas. 

Qual das duas matou Olivia? O que as teria motivado?

***

Esse livro estava parado na minha estante há muito, muito tempo. Confesso que escolhi para ler somente para tirar da estante e achava que não ia gostar, minha expectativa era muito baixa. Primeiro porque, esteticamente, a capa não agrada e, segundo, porque não é um gênero que eu goste. Foi uma grata surpresa me ver envolvida na trama e desejar saber o final da estória. Também me agradei muito de um dos temas que a autora trouxe, o racismo velado. Acontece que a menina que Ronnie e Alice mataram é negra, filha de negros. Será que se os Barnes não fossem ricos e influentes, Alice e Ronnie teriam ido presas? E se fosse o contrário: duas meninas negras que matassem um bebê branco?

Sobre o ritmo da narrativa, ela é bastante lenta e maçante no começo até quase o final, com muitas descrições de processos burocráticos e da rotina dos detetives, mas eu estava curiosa pelo desfecho, então, me mantive fiel à leitura. E, se eu tivesse desistido, seria uma pena, pois o desfecho é relativamente surpreendente e tem aquele plot twist quando a gente descobre a verdade por detrás da morte de Olivia Barnes e descobre o que motivou a "assassina".

Recomendo essa leitura para quem gosta de enredos policiais, investigação. Além disso, a estória também explora de forma satisfatória as singularidades das protagonistas, o vínculo entre elas, a rivalidade e traz uma reflexão bem interessante sobre o racismo. Também faz refletir sobre como a justiça deve punir crianças, que é uma discussão muito polêmica. Afinal, crianças devem ser responsabilizadas pelos seus crimes como os adultos?

Por fim, acredito que apesar de trazer discussões relevantes e ter um enredo relativamente original, o livro se prolonga demais, poderia tranquilamente ter 250 páginas que não teria prejuízo na narrativa. Além disso, ao invés de a autora ter tentado aprofundar todos os personagens, acrescentando fatos e pensamentos que em nada acrescentavam ao enredo, ela poderia ter trabalhado melhor as protagonistas. É uma estória mediana, sem falhas nem lacunas narrativas, mas que não tem muito carisma.

Beijinhos, Hel.

LIPPMAN, Laura. Cada segredo. Tradução de Márcia Alves. Rio de Janeiro: Record, 2011. 406 p.

You Might Also Like

9 comentários

  1. Oi, Helena! Aoesar dos pontos fracos da obra, esse livro parece-me muito bom. Gosto muito do gênero, então, logo anotei a sua dica. Abraços!

    www.marcasliterarias.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciano.
      O livro é bom sim, faltou um pouco de profundidade, mas nada tão notável assim. Quem gosta do gênero, vai achar uma boa leitura, com certeza.

      Boa leitura!

      Excluir
  2. Oi Hel! Não adianta tentarmos fugir dos gêneros que gostamos, acabamos sempre gostando mais ou menos. Não gosto de histórias paradas, livros em que o autor enrola o enredo. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria. :)
      Pois é! Sempre me aventuro em novos gêneros, para dar uma chance e sair da minha zona de conforto, mas quanto mais eu faço isso, mais eu percebo que eu sou fã de dramas e distopias e que é ali que eu devo concentrar minha leitura. Haha.

      Beijos!

      Excluir
  3. Oi, Hel!
    Que bom ler suas impressões sobre esse livro. Eu já li ele e na época gostei. Os pontos que você ressaltou me fizeram viajar no tempo, lembrando da história. Sua resenha me fez sentir vontade de reler e conferir qual será a minha nova opinião sobre ele.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thami!
      Eu também gostei, mas não foi aquela leitura que mudou a minha vida, sabe? Foi muito boa para passar o tempo e me senti bem envolvida, mas só isso.
      Se reler, me avisa o que vc achou! :)
      Beijos.

      Excluir
  4. Hel!!

    Li sua resenha e tô muito intrigada, ano passado eu fui em algum encontro literário e tenho certeza que falaram desse livro, mas não me recordo se era mesmo desse livro! O plot é mtooo parecido, mas não me lembro do título!

    Fiquei ainda mais curiosa com o plot, acho que leria mesmo sendo mais paradão! A curiosidade é a motivação! uahsuahsuahsuh xD

    Bjs :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dê!

      A narrativa é parada, sim, mas vale a pena ler porque o plot é legal, tem discussões bem pertinentes sobre o racismo velado que suscitam questionamentos bem legais. Acho que vc iria gostar!

      Beijos!

      Excluir
  5. Quando você postou que tava lendo esse livro, li a sinopse pelo Skoob e fiquei muito curiosa, mas agora, acho que não leria. Apesar de a discussão sobre punir crianças me interessar muito, eu acredito que tudo o que você pontuou como negativo também iria me desagradar. Quem sabe algum dia eu encontro um livro com a mesma temática e que pareça melhor?

    ResponderExcluir

Deixe um comentário! Eu vou adorar saber a sua opinião e com muito prazer te responderei :)