Como eu leio? Estratégias de leitura para resenhar livros

09:00

Olá, leitores e leitoras!
Hoje vamos conversar sobre um tema diferente, mas que está intrinsecamente relacionado ao mundo dos livros: estratégias de leitura. Muita gente fala que gosta das minhas resenhas, principalmente a estrutura e como ficam claras as partes em que apresento o resumo e a crítica, pensando nisso, resolvi mostrar e compartilhar com vocês as estratégias que utilizo durante a leitura e como isso me ajuda na hora de resenhar um livro. 
AVISO: essas estratégias dão certo comigo, o que não significa que darão necessariamente certo com você, leitor. :)

***

Muita gente, quando quer resenhar um livro que já leu faz algum tempo, costuma esquecer de detalhes importantes do enredo e da narrativa, por isso, eu costumo sempre fazer anotações - dentro do próprio livro - para que o conteúdo seja sempre lembrado. Para fazer essas anotações, eu costumo usar um post-it médio de papel, daqueles que dá para escrever em cima, e os coloco, via de regra, no início e final dos capítulos, num espaço que não atrapalhe a leitura.

 Na foto, vocês podem perceber que eu fiz algumas anotações mais extensas, como um questionamento ou reflexão que surgiu da leitura.
Outra estratégia que eu uso, e que muitos de vocês também devem usar, são as famosas flags, aqueles post-its pequenos. Eu normalmente as uso para marcar as citações que por ventura acho bonitas ou que são frases chave para o entendimento da estória. Quando eu preciso colocar alguma citação na resenha, fica muito mais organizado para achar.

As minhas preferidas são essas transparentes, pois não "tapam" a escrita. E gente, eu sou aloka das flags, quando vejo o livro já está lotado! E quanto melhor o livro, mais flags ele tem, como no exemplo da foto, o fabuloso A cor púrpura.
Uma estratégia que eu raramente uso em livros de literatura, mas que eu uso sempre nos textos teóricos, é realçar com marca texto. E depois que eu descobri esses marca textos em gel, que não transferem para o outro lado da folha nem mancham, fiquei apaixonada. Eu sei que tem muita gente que tem pavor de riscar os livros, mas aí é uma questão de gosto, eu não me importo, até escrevo nos meus livros, mas de lápis, nunca de caneta.

A estratégia do realce, assim como a da flag, é ideal para marcar citações mais pontuais.
E a quarta e última estratégia que uso e que me ajuda demais, principalmente nos casos em que demoro para ler ou quando faz tempo que li o livro, é o resumo. Essa foi uma estratégia que adotei faz pouco tempo, mas que tem se mostrado muito eficaz. Não é raro eu usar excertos desses resumos que faço durante a leitura para compor as minhas resenhas, prova de que os resumos adiantam e me poupam de um tempo que eu teria que ficar lembrando para escrever. Eu escrevo esses resumos, para quando eu preciso resenhar o livro, num caderninho exclusivo do blog, aí, eu nunca esqueço o lugar onde escrevi. É uma boa alternativa, também, ter um caderno de leituras, muitos blogueiros e booktubers usam essa ferramenta e ela serve para fazer uma espécie de fichamento do texto.
A estratégia de resumir é uma das que mais me ajuda e, muitas vezes, só ao resumir eu já assimilo a informação, não precisando retomar o resumo depois para lembrar. Essa estratégia é a que mais uso quando leio textos teóricos, mas aí já é outra conversa.

Olha aí meus aliados na leitura :)

Estratégia bônus: converse sobre o livro que está lendo com seus amigos, isso ajuda muito! É claro que nem sempre nós encontramos pessoas que já leram ou estão lendo o livro que estamos lendo, mas que tal mostrar para o mundo o quão legal - ou não - é o livro que você está lendo?! Para isso podemos usar nossas redes sociais ou falar mesmo, naquela conversa informal de intervalo, ou em grupos de leitores na internet. Além de você estar assimilando a estória do livro, você ainda incentiva mais pessoas a lê-lo, que tal? 

***

Sei que muitos dos meus leitores leem muito, muito mesmo, e que nem sempre lembramos de tudo, por isso, eu espero tê-los ajudado com esse post. Quero que vocês me contem nos comentários quais as estratégias de leitura de vocês e se vocês usam alguma estratégia que eu não uso, vamos nos ajudar!

Beijinhos, Hel.

You Might Also Like

30 comentários

  1. Oi, Hel!
    Eu comecei recentemente nesse mundo da loucura das flags. E eu sou mais louca ainda porque marco tudo colorido.
    Eu faço muita marcação no Kobo também, que é pra ajudar.
    Adorei suas dicas e a sua letra é muito fofa
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu!
      Essas flags são um vício, né, menina!? Eu juro que eu tento me controlar, mas coloco só de uma cor, se eu mudo a cor no livro é porque tem erro de revisão ali!

      Acho interessante os e-readers terem essa ferramenta de marcação de texto, muito bom.

      Obrigada pelo elogio a minha letra, ela melhorou muito depois que comecei nessa vida de professora!
      Beijos

      Excluir
  2. Olá! Adorei o post! Eu normalmente uso muito os flags, eles ajudam d+ a achar as dezenas de citações que marco hahaha... Essa parte de fazer um resumo também é uma tática que uso.

    Beijos

    Vivian
    Saleta de Leitura
    http://www.saletadeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vivian!
      Acho que é consenso que as flags são as preferidas atualmente, rsrs.
      E o resumo dá muito certo para mim, comecei esse ano a resumir e não paro mais, tanto em textos teóricos, quanto textos literários.

      Beijos

      Excluir
  3. Ótimas dicas, Hel!
    Também uso muitos post-its durante minha leitura, alguns livros ficam parecendo até um arco-íris. Mas é tão mais prático que me pego pensando porque não comecei a usá-los antes. Facilita na hora de colocar citações na resenha. Antes eu marcava com lápis na primeira folha o número da página, mas não gostava...
    Também deixo um caderno ou folha do lado sempre que preciso, caso me venha à mente alguma reflexão que eu queira colocar na resenha mais tarde, para não correr o risco de esquecer.

    Não conheço muitas pessoas com quem possa conversar sobre livros, porque quando faço isso eu vou muito a fundo, sabe? E às vezes acho que até alguns próprios leitores perdem a paciência comigo, aí eu fico na minha, discutindo comigo mesma, com um outro eu imaginário, assim a conversa vai longe hahaha. Doidice.

    Beijos
    www.blogleituravirtual.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marina, muito obrigada!
      Que curiosa essa sua estratégia de fazer um sumário das citações na primeira página, interessante, nunca havia pensado nisso!

      Eu não sofro desse problema de não ter com quem conversar sobre livros porque tenho algumas amigas tão viciadas em leitura quanto eu, além de participar de um clube do livro duas vezes por mês ^^
      Mas essa reflexão, sozinha,durante a leitura, eu também faço, não é doidice não, menina!

      Beijos!

      Excluir
  4. Olá!!
    Sempre que eu estou lendo, anoto no bloco de notas do celular as informações importantes para a resenha e tiro fotos das citações que eu quero por. Mas as suas dicas são bem legais e fica uma gracinha, né? Super organizado.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mônica!
      Quando eu não tenho nada em que anotar eu também uso o bloco de notas do celular, é bem prático porque fica ali na tela inicial, bem visível!

      Beijão!

      Excluir
  5. Oiii Hel!

    Eu estou procurando essas flags transparentes. Eu tenho uns post-its, mas eles são com estampas de dedinhos, o que dificulta a leitura se eu colo em cima de uma frase..
    Mas achei seu post bem útil! :D

    Beijooos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Raíssa!
      Essas flags transparentes são bem difíceis de achar aqui na minha cidade, quando chegam na livraria da universidade eu corro comprar antes que acabem, são muito boas!
      Que bom que achaste útil, bjs!

      Excluir
  6. teve uam época que eu anotava frases. com raras exceções faço resenhas mais extensas. no geral são impressões, aí faço de modo mais livre. bacana o post. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pedrita.
      Eu gosto de fazer resenhas completas, o mais sucintas possível, mas não gosto de deixar passar detalhes importantes ou deixar de compartilhar reflexões que eu tive durante a leitura aqui com vocês, leitores, por isso, as estratégias me ajudam muito!

      Beijos!

      Excluir
  7. Olá Hel. Uso flags para marcar citações marcantes, seja pela beleza ou pela importância da citação na história. Mas antes da leitura utilizo uma ferramenta muito importante: pesquisa sobre o tema, o autor, o período de lançamento da obra ou sobre qualquer coisa que me ajude a entender e vivenciar o contexto da obra. Pesquiso antes, mas sem spoilers, porque detesto ler livros sem ser surpreendida. Bjo! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria!
      Muito bem colocado! A pesquisa é uma parte fundamental, que, contudo, precede a leitura, por isso não citei aqui. Mas realmente, para ser uma leitura prazerosa e interessante, é preciso estar preparado para os temas que o livro lançará.
      Eu não me importo nada com spoilers.

      Bjs! ^^

      Excluir
  8. Muito boa as dicas. Eu também tenho uma: para quem viaja muito como eu e gosta de carregar sempre um livro,utilize o EVERNOTE para fazer as anotações que utilizaria em um caderno. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pablo!
      Eu tentei usar o Evernote uma vez, mas desisti. Não anoto em plataformas digitais, sou mais do papel e caneta mesmo. Mas se um dia eu estiver desprevenida lembrarei do teu conselho. Abraços!

      Excluir
  9. Olá Hel!
    Eu tenho problema com nomes então quase sempre preciso voltar ao livro e conferir se o nome/sobrenome está correto. Tenho flags em formato de dachshund (uma fofura!) mas não uso muito. Geralmente só marco citações e costumam ser poucas.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - Participe do nosso SORTEIO do DIA DO ORGULHO NERD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thalita!
      Queria ser controlada nas flags como você, hahahaha. Quero ver essas flags de daschund, devem ser uma fofura!

      Bjs!

      Excluir
  10. Eu uso muito as flags, e eventualmente eu anoto em um post-it. Mas sou meio desorganizada e confio na minha cabeça mesmo. Eu vou tentar a ideia do resumo, porque parece ser uma estratégia muito boa. Ultimamente venho usando também o grifa-texto (apesar da dor no coração que isso me dá) e não estou destacando só as frases legais, mas os pontos importantes em geral (mas ainda não aprendi a usar esta técnica muito bem). Quando o livro me sequestra muito, eu nem lembro do estojinho de post-its, aí acabo me perdendo na hora da resenha e saio voltando páginas tentando procurar o que aconteceu. Suas dicas são maravilhosas!! Amei, Hel! Beijinhos! Check-in Virtual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lívia!
      Então, no começo do blog eu não usava nenhuma estratégia e quando eu fazia a resenha era de cabeça mesmo, mas percebia que a resenha não ficava tããão completa.
      Atualmente, eu sinto uma coceirinha toda vez que surge alguma ideia da leitura ou leio algo interessante, se eu não parar e marcar/grifar/escrever é capaz de me dar um treco, haha.

      Que bom que gostou, bjs!

      Excluir
  11. Oiiee Hel!

    Adorei as dicas!! Tô precisando aumentar meu estoque de post-it!
    Eu uso bastante as flags! Elas são ótimas mesmo!
    Adorei a dica de colocar um resumo no livro e ir colocando os tópicos principais no inícios dos capítulos, eu só faço isso em livros e artigos acadêmicos! Mas acho válido tentar fazer para as resenhas, meu problema é que fico tãooo envolvida com a leitura que parar para escrever esses mini-resumos exigirá muita organização! rs

    Adorei as dicas! Eeee preciso desse marcador em gel!! Não conhecia, vou procurar na papelaria!!! Tenho um monte de artigo pra fichar, vai ser muito útil!! *-*

    Bjs,

    Dê!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dê!
      Post-its e flags nunca são demais, não é mesmo? O marcador em gel que uso é o da Faber Castell, muito bom e paguei uns R$5 se não em engano.

      Bjs!

      Excluir
  12. Adorei teu post! É sempre bom procurar por dicas e novidades que ajudem a aprimorar as técnicas na hora de fazer uma resenha.
    Abraços, Jéssica!

    garimpeiradelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jéssica. Fico feliz por ter ajudado ^^

      Abraços.

      Excluir
  13. Olá Hel,
    Uso muito flags e faço anotações dos livros em um caderno. Entretanto, acho que minha memória é boa, pois nunca senti muita dificuldade de resenhar livros e olha que não resenho assim que termino.
    Para as leituras que faço em inglês gosto de usar post its de papel para anotação.
    Ótimas dicas.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bru!
      Que bom que você tem boa memória. Não que eu não tenha, mas gosto de revisitar o livro não só para resenhar, como também para releituras ou consultas, sabe?!
      Leituras em inglês são mais difíceis para mim, normalmente eu costumo rabiscar e anotar mais do que o normal.

      Obrigada, bjs!

      Excluir
  14. Que dicas maravilhosas! Amei a estrategia dos post its... me deu animo! Vira e mexe quero resenhar um livro que ja li e fica dificil pra lembrar de citaçoes e cenas.. adorei, vou adotar! Beijo

    ResponderExcluir
  15. Oii Hel, gostei muito das suas dicas, algumas eu já conhecia e outras eu vou começar a usar, pois achei bem úteis, principalmente a do post-it pra fazer anotações no livro :)
    - Beijos, Carol!
    https://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carol. É ruim riscar o livro né? Por isso eu colo os post-its e escrevo em cima, muito mais prático e clean ;)

      Beijos!

      Excluir

Deixe um comentário! Eu vou adorar saber a sua opinião e com muito prazer te responderei :)