Uma vida entre os livros

10:30

Olá, leitoras e leitores! Eu sei que hoje é segunda-feira e eu deveria estar postando uma resenha, mas eu preciso me desculpar e dizer que eu tentei! Manter a frequência de postar uma resenha por semana é complicado quando se administra um blog sozinha, ainda mais pelo fato de eu estar muito atarefada com os compromissos da universidade e dos projetos de extensão dos quais eu faço parte, e mal ter tempo de ler livros que não sejam os teóricos e artigos científicos. Por isso, hoje não terá resenha, mas prometo que semana que vem tudo volta ao normal.
Na tentativa de um pedido de desculpas a vocês, eu resolvi postar um texto que produzi para a disciplina de Escrita Criativa do meu curso, Letras. Trata-se de uma autobiografia, mas não é nada de mais, hein. Como não havia tempo hábil para a produção de um texto mais extenso e elaborado, resolvi focar em apenas dois aspectos da minha vida: a minha paixão por livros e como isso influenciou na escolha da minha profissão. Logo, escrevi sobre como me tornei uma leitora, como o blog tem me feito feliz e como eu sei que esse é o caminho certo para a minha vida! Apreciem o texto e não deixem de me contar o que acharam:

***

Uma vida entre os livros

“Vivia nos livros mais que em qualquer outro lugar”
Neil Gaiman em O oceano no fim do caminho

Helena, não a de Troia. Na infância dava aulas para meus bichinhos de pelúcia, hoje, estou quase apta a dar aulas para pessoas. Pessoas! A brincadeira de criança tornou-se profissão. No fundo eu sempre soube que seria professora, pois eu adorava ir à escola e adorava praticamente todas as disciplinas, adorava os professores e me esforçava ao máximo para tirar nota máxima em todas as disciplinas. Eu era uma nerd. E até hoje sou, e não tenho vergonha disso. Pelo contrário, me orgulho muito de levar a educação e a minha formação a sério, uma qualidade que falta em muitas pessoas atualmente.

Quando precisei escolher um curso na universidade, eu não pestanejei: seria Letras. Eu nunca tive dúvidas quanto a isso, sempre foi a única opção. E os motivos eram óbvios: o meu gosto pela leitura – que na época era um amor latente, esporádico, só esperando para florescer.
Assim que comecei o curso de Letras, não imaginava que a minha paixão pela educação e pelo ensino fosse tão grande, acredito que ela tenha crescido em decorrência da minha escolha. Ensinar Literatura e línguas, para mim, de repente se tornou a coisa mais interessante do mundo, algo que eu acho que todos devem ter acesso e, por isso, eu quero ensiná-las.

Concomitantemente ao meu ingresso no curso de Letras, e devido a paixão que adquiri pela Literatura nas disciplinas do curso, acabei criando um blog literário na internet, o que, a meu ver, foi uma das melhores coisas que fiz nos últimos tempos. O objetivo desse meu blog é incentivar a leitura e o gosto pelos mais diversos gêneros narrativos e literários. Foi por meio dos textos e resenhas que escrevia em meu blog que acabei conhecendo muita gente, outros blogs e, por conseguinte, muitos livros que eu nunca tinha ouvido falar. Além de conhecer novos autores, novas editoras e novas formas de pensar a língua e a Literatura. Hoje, não me vejo fazendo outra coisa: quero continuar incentivando a leitura, o gosto pela Literatura.

Foi com o curso de Letras que me apaixonei por Clarice Lispector e todo o seu mistério, foi na biblioteca da universidade que encontrei despretensiosamente uma tal de Jane Austen que é hoje uma das minhas melhores amigas, foi nesse mesmo lugar que conheci o drama e a tragédia de Shakespeare. Foi nessa época que conheci um pequeno Hobbit que mora numa toca no Condado e seus “amigos” anões. Foi me aventurando no cheiro gostoso e milenar dos livros que conheci milhares de outras vidas e pessoas, e quando olho para aqueles livros eu vejo neles amigos, histórias, sentimentos, aventuras. Os livros são meus amigos.

Essa é a minha saga, o caminho que percorri, acompanhada de muitos livros, bichinhos de pelúcia e professores maravilhosos que me transformaram no que sou hoje, uma incentivadora de leitores!

***

Foto: arquivo pessoal
Beijinhos, Hel.

You Might Also Like

10 comentários

  1. Oi Hel, é mesmo uma grande tarefa manter um blog. No meu não posto resenhas todas as semanas, coloco um texto sobre algum tema ligado a leitura numa semana e resenha na outra, desta forma acabo tendo duas semanas para ler algum livro. Sua trajetória é de alguém apaixonada por leitura e é muito bom se realizar assim, vá em frente, o profissional que ama o que faz tem um diferencial em relação aos demais. Bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria.
      É difícil mesmo manter o blog, ainda mais quando se é uma pessoa pragmática como eu, que se cobra demais e quer dar o melhor!
      A paixão pela leitura sempre me acompanhou, mas é um amor que eu só assumi nos últimos três anos.
      Obrigada pelas suas palavras, beijo!

      Excluir
  2. Aí que lindo Hel!!!
    Me vi um pouco em cada parágrafo, te entendo tanto que até fiquei surpresa!!! Não só pela paixão pela leitura e pela literatura, mas também por esse desejo de mostrar - e conhecer, novos mundos através da leitura!!

    Ahh e como não me identificar com os tantos afazeres acadêmicos que interferem nas nossas deliciosas leituras de entretenimento!?! Ambas fazem parte de nós e no fundo, tbm aproveitamos, não é?

    Parabéns pelo texto, me senti mais próxima de vc! Ameii *-*

    Boa sorte com suas tarefas acadêmicas! Semana que vem, te aguardo!!! ^^

    Bjs, Dê. :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dê ❤ que bom que eu pude passar um pouco da minha experiência como leitora e que legal que você se identificou!
      Sinto bastante vontade de que todos se contagiem com a minha paixão pela literatura, livros e pela leitura, acredito que o intuito nosso, de resenhar e falar sobre livros é uma extensão desse nosso amor por esse universo!

      Não reclamo dos trabalhos acadêmicos, ainda mais porque trabalho com leitura, literatura e ensino. Mas ás vezes sinto falta de um tempo maior dedicado à leitura de obras de ficção :/ Acho que muita gente entende isso.

      Bjs, querida!

      Excluir
  3. Que lindo, Hel! Estamos precisando de professores apaixonados pelo o que fazem para mudar a cabecinha de pelo menos um aluno e incentiva-lo a estudar. Tenho certeza que será uma ótima professora, aquela que todos os alunos adoram. Ainda mais português, que é tida como uma matéria chata e poucas vezes na vida tive sorte de ter bons professores (não sei se é falta no mercado ou eu que sou muito azarada). Que esse seu gosto pela leitura continue crescendo ainda mais, e despertando a sementinha da leitura em casa vez mais pessoas. Essa vida de blog é complicada mesmo, mas é um amor enorme! Eu acho muito legal isso de conhecer novos livros e novas pessoas, e foi assim que conheci o seu blog e o Lionel. Beijos, sucesso!
    <a href="http://virtualcheckin.blogspot.com>Check-in Virtual<\a>

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lívia!
      Eu acredito que muito mais do que ensinar, o gosto pela leitura se dá pelo exemplo. Professores leitores são muito mais aptos a cobrar que seus alunos sejam leitores, além de instigarem seus alunos, muitas vezes.

      Sobre as aulas de português, acredito que estamos cada vez mais nos afastando de um ensino pautado somente em gramática (metalinguagem) e nos aproximando de metodologias que privilegiem o texto (linguagem) como ponto de partida no ensino de língua. #oremos

      A vida de blog me dá muito trabalho, mas é ao mesmo tempo muito gratificante. Justamente pelo fato de ter conhecido pessoas como você e a Laila ❤

      Bjs e sucesso a nós!

      Excluir
  4. Parabéns Hel, pelo lindo texto!
    Quem dera existissem mais profissionais assim, realmente apaixonados pelo que fazem e não só estão ali pelo dinheiro ou por obrigação... Muitas pessoas reclamam da vida que têm, mas não fazem nada para mudar, não batalham por aquilo que realmente querem. O caminho que você percorreu e tudo o que fez para chegar aonde está agora com certeza é e será um lindo incentivo para muita gente e para seus futuros alunos também!
    Parabéns!
    Beijo
    http://www.blogleituravirtual.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, querida, muito obrigada pelas suas palavras. São incentivos como esse que me levam adiante. Acredite, ser professora já não começou sendo fácil, encontrei muitos professores, no estágio, que me desmotivaram e isso me deixou muito entristecida.
      Mas sigo firme, alguém precisa defender a educação!

      Beijo! :)

      Excluir
  5. Adorei demais as dicas, me sinto privilegiado por lhe seguir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Paulo. Sou muito grata a pessoas como você que estão sempre aqui, e nas redes sociais do blog, para me dar apoio e incentivo. Muito obrigada ❤

      Excluir

Deixe um comentário! Eu vou adorar saber a sua opinião e com muito prazer te responderei :)