[Resenha] A mala e o menino

10:00

"Era uma vez uma mala.
Essa mala tinha um menino."

A capa do livro com ilustração de Alisson Aguiar

O conto “A mala e o menino” está no livro “Em contos” da autora Milla Souza. Ela me disponibilizou o conto para que eu resenhasse e divulgasse aqui no blog. Eu me interessei muito por essa parceria, pois acho que a literatura infantil é muito importante para a formação dos leitores e, ao mesmo tempo, muito pouco abordada nas mídias. Parece que, só agora, a literatura infantil está saindo das margens e ganhando público, e isso é muito bom! 
A Milla tem um projeto muito bacana que visita escolas divulgando seu livro. E posso garantir que ela é uma ótima escritora (bom, pelo menos pelo conto que eu li).

***

Juquinha é o protagonista e, logo no início do conto, sofre com a perda de sua mãezinha. Mas Juquinha – que na verdade é Thiago – não é um menino qualquer! Ele tem uma mala. Assim como os adultos de “O pequeno Príncipe” que não entendem que um desenho não é um chapéu, mas sim uma cobra que engoliu um elefante, os adultos dessa estória também não entendem porque Juquinha conserva aquela mala e porque dá tanto valor às coisas simplórias que há dentro dela:

“Na mala, o menino dizia guardar a maior riqueza do mundo.”

Juquinha fica muito triste quando sua mãe o deixa e passa a dormir dentro da mala. Certa noite, ele sonha que está num lugar muito diferente; lá, ele encontra um peixe falante, uma pedra falante e até uma árvore falante:

"– Quem é você?
– Sou o Juquinha. E você quem é?
– Como, quem eu sou? Eu sou um peixe, será que você não vê?
– Nunca vi peixe que fala!
– Eu também nunca vi menino falar com peixe!
– Então estamos empatados?
– Acredito que sim."


A maior parte da narrativa se passa nesse mundo do sonho o qual é chamado de Lá. Muitas coisas curiosas e intrigantes acontecem e o leitor vai descobrindo com Juquinha que a lógica nem sempre faz muito sentido!

***

A leitura do conto “A mala e o menino” foi uma experiência muito legal. Apesar de ser um conto curto, a autora soube abordar temas complicados da infância com uma escrita objetiva e ao mesmo tempo poética:

“Pouca gente fala disso, as pessoas morrem. Para onde elas vão?
Eu não sei responder; certamente a mãe do juquinha foi para dentro do coração do menino. Alguns meses depois, ele voltou a sorrir o meio sorriso que levaria por um tempo no rosto.” 

Achei legal, também, o modo como a autora narra, como se falasse ao leitor, que nesse caso é um leitor mirim, e achei muito interessante, como se pode perceber no trecho acima. É como se ela suscitasse, na criança que lê, questionamentos, durante a leitura, e eu acho isso muito importante, já que estamos acostumados a ver tantos livros com “moral da história” e que tentam passar um “ensinamento” para as crianças. Por que não ensinar as crianças a questionar ao invés de dar respostas à elas? A escrita poderia ser simples, por se tratar de um conto para crianças, mas a autora não subestimou seus pequenos leitores e fez uma narrativa com metáforas, inclusive. A metáfora principal creio que seja a da mala, que quando o menino está triste, em certo momento da estória, fica pesada, como o coração dele deveria estar, mas, enfim, essa é a minha interpretação...
Achei, também, que o conto possui uma linguagem poética, uma forma de narrar muito sutil e que dá uma leveza embora o teor seja triste, como se quisesse mostrar ao leitor que a tristeza faz parte da natureza de quem já amou e perdeu aquele que estimava.
Vou colocar, aqui, três trechos que eu achei muito lindos e que pensei ser legal compartilhar com vocês, para ilustrar a poesia e a beleza da escrita da Milla:

“NÃO IMPORTA O TAMANHO DO SER, NINGUÉM É CAPAZ DE MEDIR O TAMANHO DO AMOR QUE ELE PODE DAR.”

“ERA COLCHA DE ACOLHER MENINO QUE SENTE SAUDADE DA MÃE. PARECIA UM ABRAÇO.”

“[...] PORQUE DOR DIVIDIDA É MAIS FÁCIL DE CARREGAR .”


Lindo, não?

Eu encerro esse post com um questionamento: estamos ensinando nossas crianças a pensar ou apenas a reproduzir as respostas que recebemos?
***

O livro pode ser adquirido pelo e-mail: contato@millasouza.com.br após o lançamento pelo valor de R$25,00 (incluso o frete) e o livro irá autografado.

Beijinhos, Hel.

SOUZA, Milla. A mala e o menino in:____ Em contos. 2ª ed. Franca: Milla Souza Casa e Editora, 2016. Ilustrações de Alisson Aguiar.

You Might Also Like

6 comentários

  1. Adorei a resenha, sensacional.Precisamos falar sobre tudo com as crianças

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fico feliz por ter gostado. Também acho que devemos ser sinceros com as crianças e não trata-las como se elas não soubessem nada.

      Excluir
  2. Só com a resenha já fiquei emocionada! rsrs Imagina se eu ler o conto? Achei lindo e tocante. Meu TCC é um livro infantil e, nas pesquisas, descobrimos que realmente não podemos subestimar a inteligência das crianças.


    Gostei de conhecer seu blog além do instagram :) Vou passar por aqui mais vezes!

    Beijo,

    Thaís
    www.ratasdebiblioteca.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thaís. É um conto bem emocionante mesmo. Que legal você estudar a literatura infantil, é uma área que me interessa demais, estudo um pouco dessa parte da literatura na minha graduação.

      Bjs e seja muito bem-vinda!

      Excluir
  3. Nem posso dizer como essa resenha me deixou feliz e emocionada. Desculpa a demora, é que minha vida é maluca mesmo.Amei muito.Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Milla. Fico realmente feliz por vc ter gostado. :)

      Excluir

Deixe um comentário! Eu vou adorar saber a sua opinião e com muito prazer te responderei :)