A guardiã de Histórias – Victoria Schwab

09:30

Mackenzie Bishop é uma guardiã de Histórias. Histórias são invólucros, corpos, que guardam as memórias vividas pelas pessoas enquanto estavam vivas, Histórias não são fantasmas, como imaginei ao começar a leitura. Essas Histórias ficam em gavetas, no Arquivo, guardadas por Bibliotecários:

“Imagine um lugar onde, como livros, os mortos repousam em prateleiras.”

Acontece que esses mortos, às vezes, acordam desorientados, confusos, violentos e, na maioria das vezes, são crianças. Eles ficam vagando pelos Estreitos, que é uma espécie de limbo entre o mundo real e o Arquivo, e que só os Guardiões têm acesso por meio das chaves especiais que cada um possui e que abrem portas para esse lugar. Quando Histórias se desgarram, elas precisam ser colocadas de volta no Arquivo, e é aí que entram em ação os guardiões.


Eu não sou muito de ligar para capas, mas essa tá um arraso. Sem falar na textura do papel, que parece cremosa.
Mackenzie é uma adolescente que “herdou” a função de Guardiã de seu avô, que ela carinhosamente chama de Da. Ela esconde essa sua vida dupla de todos, incluindo sua família, que está passando por um período de luto devido à morte de Ben, seu irmão de dez anos. No início da estória, eles se mudam para um apartamento novo, que se localiza no local onde antes funcionava um hotel, o Coronado. O Coronado é um lugar antigo e cheio de mistérios, incluindo várias portas que levam para os Estreitos e várias histórias em cada objeto. Mackenzie, por ser uma Guardiã, possui alguns dons e um deles é poder ler os objetos, só ao tocá-los e, assim, fica sabendo tudo o que aconteceu ao redor daquela superfície. Certo dia, curiosa pela história de seu apartamento e para saber quem morou ali antes, ela toca no assoalho e descobre que ali aconteceu um assassinato, muitos anos antes. Ela visualiza toda a cena: uma garota loira sendo assassinada e o assassino fugindo e, então, fica muito curiosa e aterrorizada com o que viu. Logo, Mac decide investigar os livros de moradores do Coronado. Contudo, ela não encontra nenhuma pista e fica horrorizada quando descobre que vários registros foram “apagados” dos livros do prédio. Dúbio. E é aí que começam os problemas de Mackenzie.
Concomitantemente ao que ela descobre no Coronado, começam a surgir Histórias alteradas no Arquivo, pessoas cujas memórias ou partes delas foram apagadas estrategicamente, e essas pessoas têm uma relação com o local. Em meio às investigações, Mac acaba conhecendo um morador misterioso e sedutor, Wesley Ayers, e, nos Estreitos, conhece Owen, uma História que contradiz tudo o que Mac sabia – ou achava que sabia – sobre sua vida. Esses dois personagens se tornam peças fundamentais para que Mac resolva o mistério do Coronado e do Arquivo, um será sua ruína e outro sua salvação.

***

A guardiã de Histórias é uma mistura de Young Adult com fantasia que resultou numa estória envolvente e misteriosa, graças à narrativa muito bem ambientada e ao enredo original.
A temática da morte é comum em várias obras da literatura de todos os tempos, é algo com que nós, humanos, temos dificuldade de lidar, mas que, ao mesmo tempo, é a única certeza absoluta que temos. Contudo, em A guardiã de Histórias a autora nos coloca diante da fantasia de que nossas memórias, lembranças e existência não se vão com a morte, e isso seria uma coisa muito boa, não é mesmo?

“Era o que me deixava triste por causa da morte, mais até do que a gente não poder viver mais, o fato de perdermos todas as coisas que a gente passou a vida coletando, todas as lembranças e o conhecimento.”

Acho que a autora conseguiu trabalhar bem o modo como cada personagem lida com a morte de seus entes queridos. Me identifiquei muito com a Mac e com o Wes, com o universo criado pela autora, embora eu ache que tenha algumas falhas, e com a narrativa que intercala entre primeira pessoa, quando Mac narra, e momentos em que o leitor se depara com memórias dela, diálogos que ela teve com o avô quando ele ainda era vivo e que funcionam como uma espécie de informativo, no qual sabemos como funciona o mundo dos Guardiões. Esses diálogos são apresentados com uma diagramação diferente, em negrito.



Achei a estória bem adolescente, os jovens gostarão do universo fantasioso e personagens carismáticos. Mac é uma garota de 16 anos que só quer ser normal, Wes é o vizinho novo e sedutor, apesar disso, não são aqueles personagens “perfeitos” do tipo que chegam a se tornar inverossímeis, pelo contrário, eles erram e se deixam influenciar pelos momentos e situações. É um livro que teria adorado ler na minha adolescência, mas que, hoje, funciona para mim como uma leitura de distração, entretenimento.
Sobre a revisão, não poderia deixar de comentar alguns erros ortográficos que encontrei, além do normal, quem me conhece sabe que isso me desanima durante a leitura. A capa e diagramação, todavia, estão lindas.
Como eu disse anteriormente, recomendo esse livro para adolescentes, pois a linguagem é simples, a narrativa é boa e o universo criado é bem singular, diferente de todos que costumamos ler. Fiquei um pouco decepcionada ao saber que o livro terá uma continuação, que a julgar pelo final do livro, a meu ver, é desnecessária. 

Beijinhos, Hel.

SCHWAB, Victoria. A guardiã de Histórias. 1ª ed. Rio de janeiro: Bertrand Brasil, 2016. 315 p. Tradução de Daniel Estill.

You Might Also Like

27 comentários

  1. Olá Hel! Pelo que diz o livro possui duas coisas que me incomodam: erros ortográficos e continuação desnecessária. Me sinto traída quando isto acontece, acredita? Parece loucura mas é este o sentimento. Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria. Isso também me incomoda um pouco, mas apesar disso, eu gostei da estória, talvez porque criei pouca expectativa. Mas acho que não lerei as continuações, não!

      Bjo!

      Excluir
  2. Olá Hel!

    Ain para que continuação? Parece que tudo hoje é trilogia, saga, coleção... Escreve só um e pronto rs

    Gostei da resenha mas não sei se leria. Não sou muito fã de livros YA. A premissa toda parece ótima mas esse fato me desanimou.

    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - Participe do nosso SORTEIO do DIA DO ORGULHO NERD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thalita.

      Nem fala, eu não suporto esses livros hoje em dia que é tudo trilogia, saga, aff. Prefiro mil vezes uma estória bem escrita em um único volume do que encheção de linguiça em três livros!

      Apesar de eu também não gostar desses livros que têm sido publicado para o público jovem, eu resolvi dar uma chance para esse justamente porque o enredo é muito criativo, e não me arrependi!

      Bjs

      Excluir
  3. Oie, tudo bem Helena? A Guardiã de histórias é minha leitura atual, comecei ler hoje. Estou gostando bastante por enquanto, acho o universo que a autora criou muito singular e diferente. Tudo novo. Não sabia que teria continuação, talvez eu goste disso, pois não sei lidar com o fato de me despedir dos personagens. Mas vamos ver o que eu penso quando terminar de ler né? Resenha ótima a sua!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thaísa!

      O universo da narrativa é bem legal sim, nunca tinha visto nada igual e falar da morte também é algo que me atrai - que gótica - apesar de que eu acho que a autora poderia ter explorado um tiquinho a mais, embora eu entenda que não é isso que agrada ao público jovem.

      Quando terminar me avisa para trocarmos figurinhas.

      Bjs!

      Excluir
  4. Oi, tudo bem?
    Já tinha ouvido falar muito bem deste livro, afinal é um tema diferente, voltado para ficção (ao meu ver), algo que me agrada. Além disso, há a "investigação" de um assassinato para envolver ainda mais a história.
    Sem esquecer do design da capa. Achei simples, mas magnífica. Já está na minha de livros!!!

    Beijos...
    http://fugadarotinaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria Eduarda!

      É uma ficção bem fantasiosa, mas com um toque pé no chão, sabe?! Afinal, a protagonista vive o dilema de ter que esconder da sua família - e do mundo - que é uma Guardiã.
      A investigação não chega a ser o foco da narrativa, eu não diria que é uma narrativa investigativa, de modo algum!

      A capa é linda mesmo, mas agora eu vi as capas originais e achei muito mais linda :/

      Beijos e boas leituras!

      Excluir
  5. Oi Hel!
    O título confesso que não me chamou muita atenção, mas a sinopse me conquistou. Adoro livros com a temática YA! Mas quanto às sequências, também não vejo necessidade em alguns casos. Uma coisa é o autor já começar planejando uma determinada sequência, outra é ele criar continuação só porque o livro fez sucesso. Aí não vejo necessidade e nem gosto muito.
    Mas vou procurar saber mais sobre o livro!
    Beijo

    www.blogleituravirtual.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marina!
      O título é bem óbvio, confesso. E sobre as sequências, como você diz, se for uma estória já bem longa e que precise ser dividida em mais de um livro, aí tudo certo, mas quando é para ganhar mais dinheiro, aí não dá!
      Nesse caso eu não sei como que a autora vai continuar a trama.

      Beijos!

      Excluir
  6. Oi, Hel!

    Adoro suas resenhas.
    Bem, pelo que li, já gostei de Mackenzie, não sei dizer ao certo o porquê.
    Acho que se eu lesse o livro, eu gostaria bastante. Gosto desse clima de mistério e tenho uma queda por livros para adolescentes, haha.

    Beijos
    Historiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thami! Muito obrigada ^^

      Eu também gostei muito da Mackenzie, acho que por ela ser uma protagonista bem realista, nada de forçação de barra com personagem surreal: linda, perfeita, boazinha... Ela me soou como alguém de verdade.
      Beijos!

      Excluir
  7. Me amarrei no livro, fiquei um pouco confuso no inicio, mas me encontrei e foi muito legal e a leitura fluiu, e ai foi só aventura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paulo.
      Que legal você ter gostado, eu gostei muito também. Te falei que a leitura era fluida ;)

      Excluir
  8. Parece um bom livro, de linguagem simples, fácil de ler e se envolver com a história. Achei bem interessante a visão que a autora nos apresenta sobre a morte. Complicado essas continuações, tenho preferido livros únicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também prefiro livro único, mas como eu não sabia que esse era parte de uma trilogia resolvi ler. Agora, se eu vou ler as continuações? Acho que não!

      Excluir
  9. Esse livro parece ser ótimo, se pela sua resenha eu gostei imagina quando eu ler o livro?
    Beijos,
    www.hitsdomomento.com

    ResponderExcluir
  10. Que sinopse maravilhosa! *-* me lembrou um curta-metragem que eu assisti há um tempo e me deixou muito curiosa para ler. Parece ser tão mágico e cheio de mistério <3 fora a capa que, como você disse, é linda!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Desde que uma booktuber que acompanho leu a versão em inglês desse livro eu to curiosa pela leitura e pela escrita da autora, lá fora ela é bem conhecida. Esse é um tipo de história que eu vou gostar muito, adoro livros nesse estilo e achei bem interessante a visão que a autora passou sobre a morte. A capa é muito bonita, mas a da versão original consegue ser mais bonita ainda.

    Beijos:*
    Escritas na Chuva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani, também achei as capas originais muito mais bonitas!

      Beijos!

      Excluir
  12. Oie, tudo bem? Que capa mais linda desse livro, fiquei me perguntando como ainda não o conhecia rs Gosto de livros adolescentes, algumas histórias são lindas e nos conquistam. Poxa que pena você ter encontrado erros de português, também não gosto de encontrar nos livros que leio, mas...faz parte. Beijos, Érika ^^

    ResponderExcluir
  13. Oi!!
    A história parece ser boa, mas com aquele arzinho de adolescente mesmo. haha
    Putz... Eu me incomodo muito com erros ortográficos em livros também. Apesar de saber que isso é inevitável, é foda encontrar esse tipo de erro. :(

    www.plataformaviajante.com.br

    ResponderExcluir
  14. Ainda não conhecia esse livro! E até que fiquei curiosa para ler, sem falar que a capa é uma graça (e para mim a capa representa muito rsrs) ^^

    ResponderExcluir
  15. Eu achei tudo muito incrível, mas não leria porque tudo me da medo e esse livro com certeza me faria tremer na base kkk Sua resenha está ótima, até li pro marido aqui do lado e ele que não gosta de livro, ficou curioso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabele, não dá muito medo não, só em alguns momentos, mas é coisa pouca, vai por mim!

      Excluir
  16. Que história incrível! Fiquei desejando ter os dons da personagem principal. Imagino o medo que ela sentiu quando soube do assassinato que teve no apartamento. Preciso ler um livro assim, que me traga visões diferentes sobre lidar com a morte.
    Beijos

    www.juhlihipy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, se você ler o livro vai perceber que os dons que a Mac têm deixam ela numa situação bem complicada, já que ela não pode contar a ninguém.

      Beijos

      Excluir

Deixe um comentário! Eu vou adorar saber a sua opinião e com muito prazer te responderei :)